É impressão minha, ou C# é muito mais fácil?

O que se aplica aos browsers é a adoção dos padrões definidos pelo w3c, que a Microsoft simplesmente ignora ou finge que não existe. :wink:

[quote=von.juliano]

Sobre a linguagem, C# é sim uma linguagem melhor, e acho que isso se deve a demora para evolução do Java. Um fator importante é a quebra de compatibilidade, necessário para evolução, e isso nunca aconteceu com Java (previsto para o java 8, se não me engano).[/quote]

Não é questão na demora, é como o gosling desenhou a java. É uma linguagem boa, mas existem recursos na c# realmente muito úteis para desenvolver. Por exemplo tipos não sinalizados(unsigned). É ruim tratar bytes sinalizados.

olha… quando eu mechi com .net, que foi bem pouca, a versão mais recente era o .net 3.5 e eu mechi no vs 2005 e um pouco no 2008… eles não eram tão bons quanto eclipse/netbeans não… ao menos essa foi a impressão que eu tive. Algumas coisas tipo você criar um web service ou consumi-lo me pareceram coisas extremamente triviais, mas o editor de código mesmo eu achei bem fraquinho perto das 2 IDEs mais usadas na plataforma java.

alias eu ia editar a mensagem mas vi que não tinha enviado ainda… eu tinha inclusive na época criado um tópico aqui e o tingol me ajudou bastante sobre isso, vi la um plugin que se lembro bem melhora bastante o editor de código, o unico grande problema dele é não ser free mesmo… http://www.guj.com.br/java/119096-existe-algum-similar-ao-javadoc-no-net-resolvido

Bom, eu trabalhei com c# 1 ano, e o que tenho a dizer.

1. Biblioteca pesada
  2. Aplicações .net se fechando sozinhas e nem a microsoft sabia porque
  3. Tem que reinstalar .net framework umas 6 vezes por semana
  4. Sé precisar usar outro banco dados que não seja o SqlServer, você está ferrado
  5. As vezes o visual studio não compila.

e etc…

Sinceramente pra min não foi uma boa experiência, é uma linguagem que tenta se criar copiando Java, mas que está cheia de defeitos.

Acho que não vou perder o meu tempo falando dessa p… de plataforma .net.

[quote=asaudate]Pois é, é muito mais fácil. E muito mais restrito, também.
Exemplos de restrições: compatibilidade reduzida com outros browsers que não o IE; problemas para rodar em Linux (até é possível, mas acredito que ninguém faria isso para sistemas mais críticos, em produção); e por aí vai. Além do que, essa facilidade toda faz com que a comunidade C# não seja tão inspirada quanto a nossa, o que provavelmente influencia no baixo número de frameworks que eles possuem.
[/quote]
Nao eh bem assim.

Alguns server controls ate tem alguns problemas com outros browsers (nao-IE), por exemplo, WebParts. Mas hey, quem hoje em dia que desenvolve aplicacoes robustas usa esse tipo de controls.
Aqui na empresa a UI eh totalmente baseada em Dojo. Usamos tanto dojo widgets, como custom widgets. O nosso produto suporta todos os browsers (ou pelo menos os mais usados), varias versoes de IE, Firefox, Chrome e Safari.

Adoro o Linux, mas pra quer roda no Linux??

A comunidade .NET eh muito ativa eh muito profissional, entra nos forums de .NET pra ver se tem trolls. Documentacao no MSDN eh perfeita, fora isso tem um monte de Evangelistas das Microsoft super ativos em blogs, forums e dando palestras pelo mundo.
Da uma olhada no site http://www.asp.net quanta informacao tem.

Numero de Frameworks baixo, soh tem um motivo. Nao eh necessario. O .NET framework eh super robusto, eh suportado por multiplas linguagens da Microsoft VB.NET, C#, C++.

//Daniel

[quote=Murilo_Ferreira]Bom, eu trabalhei com c# 1 ano, e o que tenho a dizer.

1. Biblioteca pesada
  2. Aplicações .net se fechando sozinhas e nem a microsoft sabia porque
  3. Tem que reinstalar .net framework umas 6 vezes por semana
  4. Sé precisar usar outro banco dados que não seja o SqlServer, você está ferrado
  5. As vezes o visual studio não compila.

e etc…

Sinceramente pra min não foi uma boa experiência, é uma linguagem que tenta se criar copiando Java, mas que está cheia de defeitos.

Acho que não vou perder o meu tempo falando dessa p… de plataforma .net.

[/quote]

Eu desenvolvo pra web com C# e nunca passei por nenhum desses problemas. .Net/C# é um framework e linguagem incrível e facilita muito minha vida.

Como quem criou o C# foi o criador do Delphi ele realmente é muito mais facil que java, só que é muito mais fechado fazendo que o nível de profissionais seja fraco como o Delphi.

Deixando claro ante de um engraçadinho vir falar.

Fui programador delphi por mais de 6 anos

[quote]acazsouza
Então o que você faz em um forum Java?
[/quote]

O que o amigo leonardobhbr falou é a mais pura verdade.

Então amigo que criou o tópico… Não sei se a tua intenção foi de obter algumas respostas dos desenvolvedores java para uma análise ou o mais provável foi só pra agitar aqui no GUJ.

Enfim minha opinião:
A questão de linguagem mais fácil ou difícil, fica a critério de cada um. Por exemplo eu tenho inclusive certificação C# e apesar de nunca ter trabalhado realmente com ele, pelas aplicações que testei e pelo meu conhecimento afirmo Java é muito poderoso e versátil e é ele que eu escolhi como minha linguagem de desenvolvimento.

A meu ver a questão não é qual a mais fácil, ou melhor, etc…

A questão é que as vezes as pessoas falam mau, ou tem uma visão ruim de algo que elas mesmas não tem conhecimento mais aprofundado.

O java pode chegar até onde a capacidade do desenvolvedor chegar! Isso eu afirmo.

[quote=leonardobhbr]Como quem criou o C# foi o criador do Delphi ele realmente é muito mais facil que java, só que é muito mais fechado fazendo que o nível de profissionais seja fraco como o Delphi.

Deixando claro ante de um engraçadinho vir falar.

Fui programador delphi por mais de 6 anos[/quote]

Nossa, me explica POR FAVOR qual a relação entre código fechado e nível de profissional. Sério. Acho que essa foi a declaração mais bizarra que eu já li.

[quote=Murilo_Ferreira][quote]acazsouza
[/quote]

O que o amigo leonardobhbr falou é a mais pura verdade.[/quote]

Porque eu não quero ser cego à tecnologia/plataforma que uso, eu sou programador e trago soluções e cada tecnologia tem seus prós e contras. Muito normal Javeiros se relacionarem em comunidades .Net, pelo menos as que eu participo, isso só acrescenta o profissional.

Discordo totalmente o que o leonardobhbr disse, nada a ver a comparação que ele fez. Eu concordo que a cultura de programadores .Net é ruim, posso dizer que grande maioria de programadores .Net são muito acomodados, esperam sempre soluções fáceis da mãe Microsoft, mas eu conheço muitos programadores .Net que são totalmente o contrário, destricham o framework .Net e outras linguagens/plataformas e frameworks e eu me espelho neles.

Vocês precisam entender que vocês não tem que escolher e idolatrar apenas uma linguagem e plataforma, elas são apenas ferramentas e devem ser usadas por suas qualidades em um dado problema, e como disse cada uma tem seus prós e contras.

C# é uma linguagem incrível, muito forte, muito flexível. O framework .Net é uma mão na roda, muiiiita coisa pronta.

Vamos por partes:

Pergunte pra qualquer sysadmin =)
Se você for olhar o top 500 de supercomputadores (http://www.top500.org/), você vai ver que todos usam plataforma *NIX ou similares. Isso porque Linux aguenta o tranco :wink:

[quote=windsofhell]A comunidade .NET eh muito ativa eh muito profissional, entra nos forums de .NET pra ver se tem trolls. Documentacao no MSDN eh perfeita, fora isso tem um monte de Evangelistas das Microsoft super ativos em blogs, forums e dando palestras pelo mundo.
Da uma olhada no site http://www.asp.net quanta informacao tem.
[/quote]

Que a comunidade .NET é ativa, não tenho dúvidas (só olhar pra própria QCon, que tem suas tracks dedicadas à plataforma). Só discordo quanto à parte da “inspiração”, mesmo, que, aliás, é o mesmo ponto que eu enunciei: vários frameworks são criados em Java não porque são necessários, mas porque as pessoas são apaixonadas pelo que fazem. Eu conheço vários desenvolvedores Java que desenvolvem novos frameworks não pela necessidade, mas pelo puro prazer. No mais, dizer que C# é perfeito é hipocrisia, porque se alguma linguagem fosse perfeita, as outras não existiriam :wink:

[]'s

[quote=acazsouza][quote=Murilo_Ferreira][quote]acazsouza
[/quote]

O que o amigo leonardobhbr falou é a mais pura verdade.[/quote]

Porque eu não quero ser cego à tecnologia/plataforma que uso, eu sou programador e trago soluções e cada tecnologia tem seus prós e contras. Muito normal Javeiros se relacionarem em comunidades .Net, pelo menos as que eu participo, isso só acrescenta o profissional.

Discordo totalmente o que o leonardobhbr disse, nada a ver a comparação que ele fez. Eu concordo que a cultura de programadores .Net é ruim, posso dizer que grande maioria de programadores .Net são muito acomodados, esperam sempre soluções fáceis da mãe Microsoft, mas eu conheço muitos programadores .Net que são totalmente o contrário, destricham o framework .Net e outras linguagens/plataformas e frameworks e eu me espelho neles.

Vocês precisam entender que vocês não tem que escolher e idolatrar apenas uma linguagem e plataforma, elas são apenas ferramentas e devem ser usadas por suas qualidades em um dado problema, e como disse cada uma tem seus prós e contras.

C# é uma linguagem incrível, muito forte, muito flexível. O framework .Net é uma mão na roda, muiiiita coisa pronta.[/quote]

Bom, sé o problema foi esse, eu desenvolvo nas seguinte linguagens.

1. Java
  2. Python
  3. C++
  4. C
  5. Lua
  6. JavaScript
  7. Assembly
  8. Ruby

Apénas não gosto e não concordo com os conceitos de .net.

Muita coisa pronta tem em java, veja a biblioteca de frameworks.

Ah, esqueci, vocês do .net não sabem o que é frameworks!

Para muitas linguagens de programação o limite é o limite em que o programador consegue chegar, e no .net, vocês conseguem isso?

kkkkkkkkkkkkk

Fazia tempo que eu não lia tanta merda em um tópico só.

Na boa rapaziada, discussão de qual linguagem/framework é melhor ou pior na maioria das vezes não dá certo.
Mas nesse tipo de discussão, eu tenho um conselho a dar para vocês(sem quotar ninguém em especial): se você não sabe do que está falando, não fala. Guarda pra você. A probabilidade de você defecar pelos dedos é MUITO grande.

[quote=horacio_fernandes]Então amigo que criou o tópico… Não sei se a tua intenção foi de obter algumas respostas dos desenvolvedores java para uma análise ou o mais provável foi só pra agitar aqui no GUJ.

Enfim minha opinião:
A questão de linguagem mais fácil ou difícil, fica a critério de cada um. Por exemplo eu tenho inclusive certificação C# e apesar de nunca ter trabalhado realmente com ele, pelas aplicações que testei e pelo meu conhecimento afirmo Java é muito poderoso e versátil e é ele que eu escolhi como minha linguagem de desenvolvimento.

A meu ver a questão não é qual a mais fácil, ou melhor, etc…

A questão é que as vezes as pessoas falam mau, ou tem uma visão ruim de algo que elas mesmas não tem conhecimento mais aprofundado.

O java pode chegar até onde a capacidade do desenvolvedor chegar! Isso eu afirmo.

[/quote]

Em qual ponto java é mais poderosa(comparando linguagens e não plataformas de acordo com o tópico) e versátil que c#?

Muito superior em que?! Por favor, mostre-nos fatos.

Já trabalhei por muito tempo com Visual Studio e não consigo achar ele superior ao eclipse. Se duvidar, até do que o Netbeans. Já desenvolvi para desktop, windows services, web e mobile no VS2003-2005-2008. A minha experiência é que o .NET framework é ótimo, mas o VS deixa a desejar em alguns aspectos. Mas prefiro que você aponte os prós e contras para começarmos uma discussão saudável.

Muito superior em que?! Por favor, mostre-nos fatos.

Já trabalhei por muito tempo com Visual Studio e não consigo achar ele superior ao eclipse. Se duvidar, até do que o Netbeans. Já desenvolvi para desktop, windows services, web e mobile no VS2003-2005-2008. A minha experiência é que o .NET framework é ótimo, mas o VS deixa a desejar em alguns aspectos. Mas prefiro que você aponte os prós e contras para começarmos uma discussão saudável.[/quote]

Não é querendo babar ovo da Microsoft nõa, mas já usou o IntelliSense do VS junto com o ReSharper? O trem é do capeta…

[quote=Gabriel]Fazia tempo que eu não lia tanta merda em um tópico só.

Na boa rapaziada, discussão de qual linguagem/framework é melhor ou pior na maioria das vezes não dá certo.
Mas nesse tipo de discussão, eu tenho um conselho a dar para vocês(sem quotar ninguém em especial): se você não sabe do que está falando, não fala. Guarda pra você. A probabilidade de você defecar pelos dedos é MUITO grande.[/quote]

ultimamente eu tenho visto vários desses tópicos aqui no guj em que a grande parte dos debates confundem linguagens de programação x frameworksx plataformas. Querer comparar a linguagem java com framework e plataforma .net não tem cabimento.

Nunca ouvi falar… mas vou pesquisar sobre o assunto, gratz =]

[quote=asaudate]Vamos por partes:

Pergunte pra qualquer sysadmin =)
Se você for olhar o top 500 de supercomputadores (http://www.top500.org/), você vai ver que todos usam plataforma *NIX ou similares. Isso porque Linux aguenta o tranco :wink:
[/quote]
Novamente, pra que??? Tipo, se vc imaginar quantas empresas tem no mundo, a porcentagem das que realmente necessitam rodar alguma coisa num super-ultra-mega computado eh muito pequena.
Pergunta aqui no Forum. Quantos fazem sistemas que precisa rodar em super computadores???
Eu ja fiz programas que rodaram em super computadores mas foi um aplicativo em c++, tb rodei o mesmo aplicativo num cluster de maquinas linux.

[quote=asaudate]

Que a comunidade .NET é ativa, não tenho dúvidas (só olhar pra própria QCon, que tem suas tracks dedicadas à plataforma). Só discordo quanto à parte da “inspiração”, mesmo, que, aliás, é o mesmo ponto que eu enunciei: vários frameworks são criados em Java não porque são necessários, mas porque as pessoas são apaixonadas pelo que fazem. Eu conheço vários desenvolvedores Java que desenvolvem novos frameworks não pela necessidade, mas pelo puro prazer. No mais, dizer que C# é perfeito é hipocrisia, porque se alguma linguagem fosse perfeita, as outras não existiriam :wink:
[]'s[/quote]
Pode ser porque os desenvolvedores .NET tem emprego e nao tem tempo de ficar brincando de desenvolver framework, soh pela diversao. :slight_smile:

Eu gosto do Java, ja trabalhei com java no mercado financeiro, adoro linux tb, ja trabalhei com linux na area de pesquisa cientifica. Hoje eu trabalho com .NET e quando eu comecei eu tinha um preconceito tb, mas minha opiniao muito muito.

O tempo que eu trabalhei com Java, 90% dos sistemas que eu vi eram uns CRUDs da vida, super complexos por causa daquela verdadeira salada de frameworks. Fora isso, ta cheio de programador Java (soh ver aqui no Forum) e eu ja vi isso na vida real de monte, gente que faz cada codigo feio, nao sabe o que ta fazendo, copy-and-paste programming, design patterns e boas praticas passam longe.
Nao que isso nao aconteca com o povo do .NET, mas pelo menos desde de quando eu comecei com .NET (4 anos atras), eu fico impressionado com a perfeicao que todo mundo trabalha e desenvolve.

Isso eh um assunto polemico, que vai longe. Eu nao defendo nenhuma tecnologia. Se aparecer um emprego pra eu trabalhar com Java que vale a pena e me pague melhor eu vou fundo, enquanto isso eu fico na plataforma .NET porque esta sendo muito mais recompensador em varios sentidos.

//Daniel