Olá, gostaria de saber se foge do padrão usar JSF com javascript (javascript cru mesmo, sem ser em componentes).
Quando usar e quando não usar javascript, por exemplo, se eu tenho que validar um CPF, em PHP eu costumava validar em Javascript e depois em PHP, para que não envie um formulário com o CPF inválido, mas caso algum engraçadinho enviasse com um formulário de outra página ou o Javascript estivesse desabilitado, não fosse cadastrado.
O que me sugerem? como eu poderia seguir melhor esse padrão?
Mas por exemplo, para validar uma simples data… vc cria um Validator.
Mas ele não terá que ir no servidor validar a data???
Se fosse um javascript validaria no próprio cliente.
Pergunto pq estou trampando com JFS agora e tenho algumas dúvidas.
[quote=jyoshiriro]Validar data no cliente é uma tremenda furada!
Aliás, qualquer validação via javascript é muito fácil de ser burlada com plugins do FF como o Webdeveloper ou o Firebug.
A não ser que você faça uma validação “dupla” (javascript + servidor).[/quote]é essa validação dupla que eu quero saber se foge do padrão da programação em JSF.
Normalmente eu uso a validação dupla para melhorar o desempenho, principalmente em conexões lentas! Foi o que eu tentei explicar no primeiro post!!!
O JSF segue o modelo MVC, colocando o controle no Browser e replicando no servidor não estaria fugindo desse modelo? Não estaria fugindo do padrão do JSF?
perdoe minha falha interpretação do que escreveste, amigo.
É certo que estarás fazendo uma “agressão” ao MVC puro. Mas acredito que devemos fazer mudanças que não sejam “POGs” e que ajudem no desempenho.
O exemplo do ebay que você deu foi ótimo. Seria melhor o ebay seguir o MVC a risca e perder performance ou ter que investir mais em infra ou abrir mão de um MVC puro usando recursos como validação via js, por exemplo?