É mais dificil se tornar rico hoje do que a 20 anos atrás?

Olá a todos!

Gostaria da opinião de vocês quanto a este assunto, vejo o quanto pessoas a 10-20 anos atrás se tornaram ricas relativamente rápido criando produtos/servicos que muitos de nós poderiamos ter criado, isso levando em consideracão muitas áreas, como exemplo posso citar: Varejo, Escolas de Ingles, ERPs, Sistemas de Cartão de Crédito, e milhares de outros.

Hoje chega a ser quase inviável investir numa ferramenta ERP por exemplo que bata de frente com a da SAP, não só pelo dinheiro mas também pela maturidade que a ferramenta adquiriu ao longo dos anos. É claro que a idéias inovadoras sempre existirão e com elas possíveis rios de dinheiro, mas hoje vejo que para criá-las se exige muito mais esforco que a 10-20 anos atrás. Para mim, a única maneira “fácil” de um desenvolvedor/grupo de desenvolvedores se tornarem ricos seria através de aplicativos/games mobile. E vocês? acreditam mesmo que “época de ouro” da informatica tenha passado??

OBS: A 20 anos atrás eu era apenas uma crianca, não tive chance de aproveitar esse BOOM de TI.

[quote=deniswsrosa]Olá a todos!

Gostaria da opinião de vocês quanto a este assunto, vejo o quanto pessoas a 10-20 anos atrás se tornaram ricas relativamente rápido criando produtos/servicos que muitos de nós poderiamos ter criado, isso levando em consideracão muitas áreas, como exemplo posso citar: Varejo, Escolas de Ingles, ERPs, Sistemas de Cartão de Crédito, e milhares de outros.

Hoje chega a ser quase inviável investir numa ferramenta ERP por exemplo que bata de frente com a da SAP, não só pelo dinheiro mas também pela maturidade que a ferramenta adquiriu ao longo dos anos. É claro que a idéias inovadoras sempre existirão e com elas possíveis rios de dinheiro, mas hoje vejo que para criá-las se exige muito mais esforco que a 10-20 anos atrás. Para mim, a única maneira “fácil” de um desenvolvedor/grupo de desenvolvedores se tornarem ricos seria através de aplicativos/games mobile. E vocês? acreditam mesmo que “época de ouro” da informatica tenha passado??

OBS: A 20 anos atrás eu era apenas uma crianca, não tive chance de aproveitar esse BOOM de TI.[/quote]

Acredito que não, pelo contrário… hoje é mais fácil ainda, pois naquela época Steve Jobs, Bill Gates entre outros foram pioneiros e tiveram que convencer o mundo que eles precisavam da informática diferente de hoje que todos usam…

Já vi coisas simples que se tornaram populares e não sei se ficaram ricos, mas ganharam um bom dinheiro!

Acho que a dificuldade é a mesma.

Cada época possui seus desafios que são grandes o bastante para quem está vivendo. A regra geral foi sempre inovar. Oferecer algo que ninguém ofereceu ou se já o foi, ofercer melhor.

Para mim pensar assim desmistifica as coisas… :smiley:

abs

É mais fácil estar no mercado… mas é mais dificil ganhar dinheiro…

Hoje tem mais gente pra repartir o bolo…

Há um tempo atrás era bem mais facil abrir uma empresa… qualquer empresa

Sim, muito mais difícil. Principalmente se seu ERP for web.

Na web o que impera é a ideologia do “opensource”. Quem produz conteúdo não deve ser remunerado pelo seu trabalho.

Mobile costuma ser mais fechado e portanto é uma área com mais oportunidade de negócios. Concordo com vc nesse ponto.

[quote=rogelgarcia]É mais fácil estar no mercado… mas é mais dificil ganhar dinheiro…

Hoje tem mais gente pra repartir o bolo…

Há um tempo atrás era bem mais facil abrir uma empresa… qualquer empresa[/quote]

Exatamente! tente abrir uma consultoria hoje em dia… você vai concorrer com milhares de outras empresas por uma mísera fatia do mercado, consultorias mais antigas no entanto já estão “estabelecidas”. E não é só na area de TI, como disse antes, olhe por exemplo a escola de inglês Wizard, o cara tem 47 anos acho, comecou a escola com ± 23… 24 anos, e claro… ficou muito rico. Hoje… tem escola de inglês de tudo que é canto, e é muito complicado abrir uma escola de linguas pois as escolas maiores fazem cartel para engolir as menores (fato verdadeiro).

Não precisa nem ir tão fundo, parto do seguinde pensamento: “Se coloco uma aplicativo na AppleStore (eca!) a U$ 1 cada, se ele fica famoso e tem 1 milhão de downloads… é ± 1 milhão de reais no meu bolso!!”- claro que convertendo daria mais de 1 milhao de reais, mas nesse caso estou levando em consideracao possíveis impostos.

Agora… tirando a area mobile, não vejo muitas possibilidades de surgirem outros Bill Gates da vida.

Paga-se menos por sistemas mobile… do que por sistema web…

Já trabalhei para uma empresa que fazia sistemas mobile…

O raciocinio é o seguinte… para a empresa que compra, o sistema mobile, gera menos lucro do que o sistema web… O sistema web ainda é mais importante…

Então o sistema web vale mais… e por ele paga-se mais

E desenvolver um sistema mobile, custa bem mais caro… tem um milhao de detalhes que nao existem no desenvolvimento web…

Para começar, diferentes dispositivos suportam diferentes tecnologias e diferentes recursos…

Acho que até dá pra surgir novos Bill Gates… tem muita gente com boa ideia… só que hoje, se vc nao tem dinheiro nao adianta nada…

Hoje é dificil alguém sozinho, conseguir fazer a diferença… é necessária uma equipe: contadores, advogados, administradores, etc… que só quem tem dinheiro consegue pagar…

Então, se surge alguma nova ideia, geralmente, ela aparece por uma empresa grande, que é quem fica com o lucro…

A ideia pode ter até saido da cabeça de alguém que fuçou no fundo do quintal da casa dele… mas como esse cara nao tem os recursos… acaba alguma empresa comprando a ideia dele ficando mais rica ainda… e quem teve a ideia mesmo… ganha pouco… ou nada

Tornar-se rico sempre foi e será difícil. Porém, você não está vendo as coisas em perspectiva.

Quando alguém cria uma nova empresa ou um novo produto, ele não busca “bater de frente”, como você mesmo diz. Ao contrário, o empreendedor busca um novo nicho que não havia anteriormente e, com sua expansão, vai avançando nos mercados tradicionais.

Era assim, por exemplo, com a invenção dos PCs. Nos anos 80, ninguém vendia PC pra quem precisava de minicomputadores ou workstations, vendia-se para nerds de garagem e pequenos escritórios. Foi com o tempo, a medida que o PC se desenvolvia, que os PCs foram comendo o mercado dos minicomputadores até este desaparecer.

E com relação ao ERP, ninguém vai vencer a SAP fazendo um produto igual para os mesmos clientes. O vencedor será aquele que criar um produto totalmente diferente, que atenda inicialmente a um público diferente e não assistido pelas maiores empresas. E quando alguém se estabelecer nesse nicho, ai sim se dará a expansão para os tradicionais clientes.

Oi,

Rico hoje em dia só sendo jogador de futebol :twisted:

Tchauzin!

pra mim tem que ter varios contatos mostros pra poder crescer e ter muitos lucros!!!

se minha mae naum me desse atenção era quase concerteza que keria virar gerente de trafiko essas coisas , coisa mais facil de fazer é isso e tbm o que lucra!!!

descupa pela forma de fizer !!! o texto acima

[quote=lina]Oi,

Tchauzin![/quote]
kkkkkkkk
acredito que não!
tem outras áreas também!

Medico,Advogado,Juiz,Promotor,Ladrão, Políticos, etc…!

vlw

A Sap e a maior ERP disto não tenha duvida a Totvs tambem mais eles so atendem as grandes e o restaurante da esquina eles atemdem ? mercadinho ? acho que falta criar sistemas para estes michos de mercados com uma boa força de vendas area comercial.

[quote=rogelgarcia]

Acho que até dá pra surgir novos Bill Gates… tem muita gente com boa ideia… só que hoje, se vc nao tem dinheiro nao adianta nada…

Hoje é dificil alguém sozinho, conseguir fazer a diferença… é necessária uma equipe: contadores, advogados, administradores, etc… que só quem tem dinheiro consegue pagar…

Então, se surge alguma nova ideia, geralmente, ela aparece por uma empresa grande, que é quem fica com o lucro…

A ideia pode ter até saido da cabeça de alguém que fuçou no fundo do quintal da casa dele… mas como esse cara nao tem os recursos… acaba alguma empresa comprando a ideia dele ficando mais rica ainda… e quem teve a ideia mesmo… ganha pouco… ou nada[/quote]

Me referi a mobile pq joguinhos e alguns aplicativos para este até são passíveis de desenvolver sozinho, logo… o lucro será só seu. Mas você atingiu o ponto que eu queria chegar, que hoje em dia para conseguir “fazer a diferença” exige muuuito esforço, se você quer fazer um sistema operacional em nuvem por exemplo, se prepare pra gastar sua vida inteira nisso caso pretenda desenvolve-lo só.

Quanto a tornar-se rico ser difícil em qualquer época, disso não tenha dúvida. Só que hoje os desenvolvedores "brigam"com quem tem dinheiro, antigamente essa disputa era um pouco mais justa.

[quote=deniswsrosa]Me referi a mobile pq joguinhos e alguns aplicativos para este até são passíveis de desenvolver sozinho, logo… o lucro será só seu. Mas você atingiu o ponto que eu queria chegar, que hoje em dia para conseguir “fazer a diferença” exige muuuito esforço, se você quer fazer um sistema operacional em nuvem por exemplo, se prepare pra gastar sua vida inteira nisso caso pretenda desenvolve-lo só.

Quanto a tornar-se rico ser difícil em qualquer época, disso não tenha dúvida. Só que hoje os desenvolvedores "brigam"com quem tem dinheiro, antigamente essa disputa era um pouco mais justa.[/quote]

Tudo bem, “fazer a diferença” exige não só bastante esforço, mas bastante persistência. Porém, você está enganado quando acha que coisas complexas exigem uma vida inteira. Exemplo: Linus Torvards não levou uma vida inteira pra fazer o Linux (“apenas” uns 4 ou 5 anos). Muitos compiladores nasceram da dedicação de um homem somente e não levaram a vida inteira pra fazerem (e sabe qual o segredo dessas pessoas? Leram livros sobre o assunto.)

O problema é achar que uma empresa só é sucesso quando nasce com a mesma estrutura de uma empresa grande. Isso não é verdade. Não é possível ser uma empresa se serviços completos logo de início. O segredo é ser iterativo e incremental, ter um produto mínimo que gere valor, e usar a capitalização deste para agregar mais valor ainda.

Ah, e ficar postando no GUJ não faz ninguém virar rico!

[quote=Leonardo3001][quote=deniswsrosa]Me referi a mobile pq joguinhos e alguns aplicativos para este até são passíveis de desenvolver sozinho, logo… o lucro será só seu. Mas você atingiu o ponto que eu queria chegar, que hoje em dia para conseguir “fazer a diferença” exige muuuito esforço, se você quer fazer um sistema operacional em nuvem por exemplo, se prepare pra gastar sua vida inteira nisso caso pretenda desenvolve-lo só.

Quanto a tornar-se rico ser difícil em qualquer época, disso não tenha dúvida. Só que hoje os desenvolvedores "brigam"com quem tem dinheiro, antigamente essa disputa era um pouco mais justa.[/quote]

Tudo bem, “fazer a diferença” exige não só bastante esforço, mas bastante persistência. Porém, você está enganado quando acha que coisas complexas exigem uma vida inteira. Exemplo: Linus Torvards não levou uma vida inteira pra fazer o Linux (“apenas” uns 4 ou 5 anos). Muitos compiladores nasceram da dedicação de um homem somente e não levaram a vida inteira pra fazerem (e sabe qual o segredo dessas pessoas? Leram livros sobre o assunto.)

O problema é achar que uma empresa só é sucesso quando nasce com a mesma estrutura de uma empresa grande. Isso não é verdade. Não é possível ser uma empresa se serviços completos logo de início. O segredo é ser iterativo e incremental, ter um produto mínimo que gere valor, e usar a capitalização deste para agregar mais valor ainda.

Ah, e ficar postando no GUJ não faz ninguém virar rico!
[/quote]

Veja o seu próprio exemplo, “Linus Torvalds não levou uma vida inteira pra fazer o Linux”, na verdade o que ele fez mesmo foi só o kernel, sem contar que ele aproveitou muito do kernel do unix e o kernel daquela época era ridículamente menor do que o kernel de hoje em dia, é muito mais difícil hoje fazer uma coisas dessas sozinho, até você terminar depois de 4…5 anos já criaram novos conceitos do que quando você começou o projeto.

É óbvio que tudo no mundo sempre será sempre passível de inovação, mas pelo menos na nossa área acho difícil algum desenvolvedor fazer algo tão grandioso como Linus e Bill Gates com poucos recursos. É mais provável que agora a inovação siga “pelos cantos”, ou seja, varias coisinhas pequenas por vez.

Essa ladainha de “persistencia”, estudar bastante, ler muitos livros nem é citada pois todo mundo aqui tem maturidade o suficiente pra saber que isso é fundamental.

Opa! Desculpa pelo tom ofensivo, mas o que está fazendo aqui ainda???

Hoje é muito mais facil ficar rico, tem muito mais oportunidades que antigamente. Só que mais fácil que antigamente não signifique que é pra qualquer um.

A pessoa precisa encontrar um nicho e ter talento pra conseguir alavancar seu negócio nele. Prova disso é que o número de milhonários e bilhonários vêm aumentando muito mais do que na última década do que nas anteriores. E não é só em TI, em comércio, finanças, serviços, construção…

Mas o motivo das pessoas “normais” acharem difícil você pode ver no próprio tópico: o pessoal quer concorrer em áreas saturadas, como ERP, aplicações comerciais, jogar a culpa do fracasso no open source, etc…

Quem está ganhando com Mobile é quem entrou no começo, acredito que ainda tem mercado pra muitas aplicações, mas tem muitos mercados novos que estão muito menos explorados, como a TV digital (não pensem no Brasil, que está engatinhando), FPGAs, etc.

Olha, não sei se é fácil como alguns dizem, mas que tem mais ricos hoje do que 20 anos atrás em matéria de brasileiros, isso sim, temos.
Fora que hoje em dia temos na lista dos 10 mais ricos um Brasileiro (só não sei se é bom ou ruim).

[quote=UMC][quote=lina]Oi,

Tchauzin![/quote]
kkkkkkkk
acredito que não!
tem outras áreas também!

vlw[/quote]

Pastor de igreja eh uma boa area de atuacao tb. :slight_smile:

[quote=windsofhell][quote=UMC][quote=lina]Oi,

Tchauzin![/quote]
kkkkkkkk
acredito que não!
tem outras áreas também!

vlw[/quote]

Pastor de igreja eh uma boa area de atuacao tb. :)[/quote]
A essa sim!
Já pensei em ate abri uma rede de Igrejas !srsrrsrsrsrsrsr
imagine ai +/- 200.000.00 por mês ou ate por semana!hehe

vlw