Tudo que sei em JavaScript e JQuery foi estudado na internet, a partir do W3Schools, mas recentemente em um topico que eu postei, o pessoal me pegunto “mas voce se garante mesmo” aí bateu uma insegurança, entao como também estou estudando para certificação HTML5, CSS3, e JavaScript da microsoft, quero comprar um livro, mas nao sei qual investir, qual o melhor pra mim estudar primeiro
è melhor comprar o JavaScript e depois o JQuery
ou só o Jquery é suficiente?
abraço
Javascript é uma linguagem, Jquery é uma ferramenta escrita nessa linguagem.
A linguagem não é assim tão complexa, mas é importante entender certas features (como prototype e herança por exemplo )
Sem javascript vc não usa Jquery.
Eu pessoalmente (o que aliás já fiz) compraria o de javascript e leria sobre jquery na net, pois a doc online do jquery é muito boa. E o jquery hoje em dia é muito grande e tem sempre novas coisas aparecendo.
Se eu fosse vc iria de Javascript. Aprenda a base. [=
O curso aqui é muito bom http://www.codecademy.com/
Fiz este curso. É bom mesmo.
Javascript, com certeza. Eu li este livro o Javascript: The Definitive Guide: Activate Your Web Pages.
É muito completo, mas não é uma leitura tão simples (justamente por ser bem detalhado). A última edição é de 2011, então ele já aborda alguns conceitos de html5 também. Tem inclusive um capítulo sobre JQuery. 
O próximo que eu vou ler é Javascript: The Good Parts.
Um livro bom de JavaScript é o Eloquent JavaScript: A Modern Introduction to Programming, além de você não precisar gastar um tostão.
[]'s
valeu pessoal, vou investir no livro de javascript mesmo, estudo o jquery na internet e mais tarde compro o do Ajax, abraço pessoal