Estou tentando criar um bd com hsqldb + JAVA. Eu sei que devo fazer o CLASSPATH apontar para o diretório onde está o hsqldb.
Mas isso é realmente necessário? Se eu criar um bd do tipo standalone usando o hsqldb, não bastaria eu colocar o arquivo hsqldb.jar[b] na pasta onde estão meus arquivos .class? Isso não seria bastante para o compilador e interpretador Java?
Até breve!
É necessário configurar o CLASSPATH para hsqldb?
E
3 Respostas
Sim vc tem que configurar o classpath e adicionar o jar do hsqldb no classpath para fazer isto basta vc colocar nas variaveis de ambiente a seguinte configuração:
CLASSPATH=.;CLASSPATH.;C:\CAMINHO\hsqldb.jar

se quiser, pode adicionar só classpath da tua aplicação tb.
Eu sempre faço assim, pq senão fico enchendo meu classpath do windows de tudo quanto é coisa…
Mas é só opinião minha…
se quiser, pode adicionar só classpath da tua aplicação tb.Eu sempre faço assim, pq senão fico enchendo meu classpath do windows de tudo quanto é coisa…
Mas é só opinião minha…
Eu gosto de por no classpath do windows para rodar o org.hsqldb.util.DatabaseManager sem precisar ficar setando variaveis de ambiente.
Criado 25 de maio de 2006
Ultima resposta 25 de mai. de 2006
Respostas 3
Participantes 3
Alura POO: o que é programação orientada a objetos? Aprenda os conceitos básicos da programação orientada a objetos, como classes, objetos, herança, encapsulamento e polimorfismo, com exemplos.
Casa do Codigo Inteligencia Artificial e ChatGPT: Da revolucao dos... Por Fabricio Carraro — Casa do Codigo