E o famigerado aviso prévio?

Pra fechar minhas discussões trabalhistas que tal entrarmos no meandro do aviso prévio?
Todo contrato de PJ tem uma clausula que compreende uma multa quase sempre astronomica ou baseada em boa parte do salário do cara. SE ele for embora sem cumprir pelo menos x dias de contrato perde a grana! :lol:
Me lembro de um colega que arrumou um trampo muito melhor mas na hora de sair o obrigaram a ficar 30 dias indo na empresa pra cumprir tabela já que trabalhar ele não tava mesmo. :roll:
Outro caso semelhante o cara ficou stressado e xingou o dono da empresa que de tão de saco cheio o liberou do cumprimento do aviso…
Entendo que em muitas ocasiões pretende-se proteger a empresa e algum projeto específico do abandono, até entendo mas deviam relaxar mais isto. Reduzir o numero de dias conforme o caso e entender que um cara na empresa que tá com um pé fora quase sempre é uma péssima influencia para o restante da equipe. :twisted: :evil: :twisted: :evil: :twisted:

Meu amigo, você não acha que anda gerando ruído demais não?

Se está no contrato, você assina se quizer. Se assinou, assuma a RESPONSABILIDADE. Não venha culpar a empresa porque você fez merda não.

Sendo PJ isso é negociavel, já vi casos que tinha um aviso de 30 dias tanto por parte do empregado
como do empregador… Tendo uma multa do valor do salário se não for cumprido.

No meu contrato com a empresa anterior, tinha um ponto que falava que para sair eu deveria cumprir 10 dias, e se eu não cumprisse… não ganhava os 10 dias! :lol:

Certa vez, um amigo me disse que quando você for sair da empresa, se você já tiver vaga garantida na outra, você não é obrigado à cumprir o aviso prévio, e que isso vale para CLT. Não sei se é verdade, se alguém com conhecimentos sobre isso quiser confirmar/negar seria legal, eu gostaria de saber se isso é válido mesmo.

Flw! :thumbup:

[quote=von.juliano]No meu contrato com a empresa anterior, tinha um ponto que falava que para sair eu deveria cumprir 10 dias, e se eu não cumprisse… não ganhava os 10 dias! :lol:

Certa vez, um amigo me disse que quando você for sair da empresa, se você já tiver vaga garantida na outra, você não é obrigado à cumprir o aviso prévio, e que isso vale para CLT. Não sei se é verdade, se alguém com conhecimentos sobre isso quiser confirmar/negar seria legal, eu gostaria de saber se isso é válido mesmo.

Flw! :thumbup: [/quote]

Não é válido!

[]'s

Em PJ tudo depende de como o contrato foi feito.

[quote=Mauricio Linhares]Meu amigo, você não acha que anda gerando ruído demais não?

Se está no contrato, você assina se quizer. Se assinou, assuma a RESPONSABILIDADE. Não venha culpar a empresa porque você fez merda não.[/quote]
O exemplo foi genérico e citei apenas casos que eu conheci. :wink:
Só quero trocar a experiencia com os outros.
E desde quando eu fiz merda? Tá maluco? :lol:

Mas é exatamente isso.

Você tem o contrato, assina se achar que ele é correto. Se tem no contrato dizendo que você tem que ficar esse tempo a mais, ou fica ou paga multa, não tem nada de “ilegal” nisso.

Isso é bom pro PJ, que não vai ser demitido de repente e é bom também par empresa que não vai ver o cara sair pulando de galho em galho todo mês.

Com relação ao que o von.juliano falou sobre o aviso prévio, a regra é a seguinte: a parte que solicitou o rompimento pode cumprir o aviso prévio ou ressarcir a outra parte. Por exemplo: se você pedir demissão, tem duas alternativas: cumprir os 30 dias de aviso prévio ou ressarcir à empresa esses 30 dias (na prática, a empresa desconta este valor das suas verbas rescisórias, como férias e décimo-terceiro proprocional). Mas quem decide isso é você.

Sobre o assunto inicial do tópico, o que existe é um contrato entre duas empresas: a sua e aquela para a qual você presta serviço. Se no contrato está escrito que a rescisão do contrato deve ser informado com x dias de antecedência, este prazo deve ser cumprido e ponto final. Um exemplo bem grosseiro: imagine que a empresa que fornece eletricidade na sua cidade resolva rescindir o contrato que tem com você. O que você acha que ela deve fazer: avisá-lo com antecedência ou, um belo dia, você chega em casa depois do trabalho e descobre que está sem luz?

[quote=Mauricio Linhares]Mas é exatamente isso.

Você tem o contrato, assina se achar que ele é correto. Se tem no contrato dizendo que você tem que ficar esse tempo a mais, ou fica ou paga multa, não tem nada de “ilegal” nisso.

Isso é bom pro PJ, que não vai ser demitido de repente e é bom também par empresa que não vai ver o cara sair pulando de galho em galho todo mês.[/quote]
Concordo que em teoria se a empresa quiser te mandar embora terá que te pagar. Mas é complicado para um cara que recebe uma proposta muito boa e com disponibilidade imediata… sem falar que não aceitar os termos do contrato é o mesmo que não ser contratado… :lol:

Ah, então você só quer a parte boa do contrato né, a parte de ter responsabilidade você não quer não né?

Se apareceu uma oportunidade boa, é problema do PJ, se ele não pensou nisso antes de assinar o contrato, dançou. De qualquer forma, ele sempre pode pagar a multa :slight_smile:

Nessas horas é sempre bom conversar. Eu tive q trabalhar 15 dias dos 30 que eu teria que ter feito, mas foi um acordo firmado antes deu receber as propostas.

Acho que sair de um projeto ‘do nada’ é uma atitude que só deve ser tomada em ultimo caso, pois pode ser um desrespeito com quem continua no projeto e ja esta comprometido. Pelo menos vc deveria fazer uma ‘passagem de conhecimento’ para outra pessoa.

[quote=peczenyj]Nessas horas é sempre bom conversar. Eu tive q trabalhar 15 dias dos 30 que eu teria que ter feito, mas foi um acordo firmado antes deu receber as propostas.

Acho que sair de um projeto ‘do nada’ é uma atitude que só deve ser tomada em ultimo caso, pois pode ser um desrespeito com quem continua no projeto e ja esta comprometido. Pelo menos vc deveria fazer uma ‘passagem de conhecimento’ para outra pessoa.[/quote]

Olha só a vantagem da programação em par aiiiiiii !!! Você não precisa depois passar o conhecimento para ninguém… já tem uma porção de gente que fez par com você que sabe o que você sabe :-).

Para complementar, a empresa pode abrir mão do aviso prévio. Por exemplo, na última vez em que eu mudei de emprego, eu conversei com o diretor da minha divisão, trabalhei 15 dias, e eles não descontaram os outros 15. O empregado, por outro lado, nunca pode abrir mão do seu direito.

Eu, pessoalmente, só procuro vagas CLT. (e se alguém sabe de uma boa em São Paulo e arredores, PM please :wink: ) Pra quem não sabe negociar bem, PJ é fria.

Ah, então você só quer a parte boa do contrato né, a parte de ter responsabilidade você não quer não né?

Se apareceu uma oportunidade boa, é problema do PJ, se ele não pensou nisso antes de assinar o contrato, dançou. De qualquer forma, ele sempre pode pagar a multa :)[/quote]
Abri o topico porque isso geralmente é usado como forma de punição pela empresa ter perdido um recurso. Como os carinhas do RH tem dificuldade de arrumar profissionais fazem de tudo para segurar os outros.
Talvez uma forma de fugir disso seja pegar o salário e no mesmo dia pedir demissão. Creio esta ser uma boa alternativa.
No caso que eu citei foi uma injustiça pois sabiamos que não tinha porque ele continuar na empresa por 30 dias pois não tinha mais o que ele fazer lá. Daí ainda acha justo? Geralmente é utilizado como forma de punir o cara fazendo com que ele saia da empresa com uma mão na frente e outra atrás. :twisted:

Se apareceu uma oportunidade boa, é problema do PJ, se ele não pensou nisso antes de assinar o contrato, dançou. De qualquer forma, ele sempre pode pagar a multa :)[/quote]
Abri o topico porque isso geralmente é usado como forma de punição pela empresa ter perdido um recurso. Como os carinhas do RH tem dificuldade de arrumar profissionais fazem de tudo para segurar os outros.
Talvez uma forma de fugir disso seja pegar o salário e no mesmo dia pedir demissão. Creio esta ser uma boa alternativa.
No caso que eu citei foi uma injustiça pois sabiamos que não tinha porque ele continuar na empresa por 30 dias pois não tinha mais o que ele fazer lá. Daí ainda acha justo? Geralmente é utilizado como forma de punir o cara fazendo com que ele saia da empresa com uma mão na frente e outra atrás. :twisted: [/quote]

Amigão,

Está no contrato !!! É a lei !!!

Fazer o que ?

Engraçado, o cara só quer cumprir a parte boa do contrato. Se o valor PJ é alto , eu quero ganhar, mas quero também o 13 pq está na Lei CLT, mas não quero pagar os 27,5% e nem a redução proporcional do valor.

Também quero receber caso o projeto seja interrompido sem aviso prévio, por 30 dias, mas não quero ficar na empresa se eu receber uma proposta melhor.

Sinceramente, os contratos existem para balisar os interesses de ambos os lados. Você pode escolher um contrato sem tal cláusula. Eu mesmo já o fiz, pedi para reduzir à 15 dias. Vai de cada um, contrato não é apenas para ser lido e assinado, você é parte e pode também alterá-lo de maneira que fique justo.

Agora uma vez o compromisso assinado, quebrá-lo é no mínimo falta de postura e ética.

[quote=InsanelyTotalMac][quote=peczenyj]Nessas horas é sempre bom conversar. Eu tive q trabalhar 15 dias dos 30 que eu teria que ter feito, mas foi um acordo firmado antes deu receber as propostas.

Acho que sair de um projeto ‘do nada’ é uma atitude que só deve ser tomada em ultimo caso, pois pode ser um desrespeito com quem continua no projeto e ja esta comprometido. Pelo menos vc deveria fazer uma ‘passagem de conhecimento’ para outra pessoa.[/quote]

Olha só a vantagem da programação em par aiiiiiii !!! Você não precisa depois passar o conhecimento para ninguém… já tem uma porção de gente que fez par com você que sabe o que você sabe :-). [/quote]

Concordo. Infelizmente eu era o unico da minha função e não tinha ninguem para parear :confused:

Essa situação do cara ficar 30 dias, sinto muito, ficou porque quis.

Passie por isso certa vez. Trabalhava numa empresa que não me pagava tão bem e ainda tinha um chefe (que não era meu superior direto) que resolveu me pegar pra cristo e gritar comigo sempre que podia, só porque eu era amigo de um cara lá que ele não gostava. Eu avisei ao meu gerente 3 meses antes de sair. Falei que estava em busca de emprego e que a qualquer momento eu poderia sair. Deixei claro que assumiria o projeto X (assumi e terminei) e que depois dele, eu iria rever minha vida, projeto a projeto.

Joguei aberto com eles, expliquei que a situação salarial estava me prejudicando e muito. Eles disseram que me dariam aumento. E nada de aumento sair. Mas eu sabia que não sairia.

Quando veio uma boa proposta, eu simplesmente aceitei na hora! Veio na hora certa, o novo projeto iria começar no outro dia, eu já estava com minhas malas prontas, familia preparada…

Sabe o que eles fizeram? Primeiro, me fizeram uma proposta que não ocnto aqui de tanta vergonha que sinto. Acredito que até uma profissional da noite ficaria ruborizada tamanha a indecência da proposta. Tive que contar até o infinito dez vezes pra não invocar um demonio e levar a alma deles. Mas respirei fundo e como bom profissional, apenas perguntei ao meu gerente, que foi quem me fez a proposta, o que ele faria em meu lugar…

Então veio o segundo golpe: ou voce fica os 30 dias, ou vamos colocar na sua carteira que voc~e abandonou o emprego e vamos processar você. Aquilo foi a gota dágua.
Olhei pro gerente e só disse uma coisa: você acha mesmo que sou trouxa?? Tenta fazer isso, tenta…

Saí e fui na sala do diretor. Me demiti na hora. Não pedi nem acordo. Apenas disse que estava me demitindo. E fui resolver minha vida.

Paguei uma multa salgada sim. Saí da empresa quase sem nada devido a isso. E quer saber? NÃO ME ARREPENDO NEM UM POUCO! No meu outro emprego, bastou o PRIMEIRO SALÁRIO pra compensar tudo.

Existem casos e casos.

Se a empresa não é boa pra você, caia fora sim. Mas se eles te deram ujma chance de crescer e chegar nessa nova proposta, VALORIZE ISSO!

Lembre-se que a empresa não é somente o “Dono superganancioso que quer até a sua alma”. Ela também é seu amigo que te pos lá dentro e deu a palavra dele que você trabalharia bem. É a colega de trabalho que vc paquerou. É aquele colega sabe tudo que dedicou preciosos minutos a te ajudar e nunca pediu nada em troca. E pode ser, nu8m futuro muito próximo, sua próxima boa proposta. Depende de você!

[quote=josenaldo]Então veio o segundo golpe: ou voce fica os 30 dias, ou vamos colocar na sua carteira que voc~e abandonou o emprego e vamos processar você. Aquilo foi a gota dágua.
Olhei pro gerente e só disse uma coisa: você acha mesmo que sou trouxa?? Tenta fazer isso, tenta…

Saí e fui na sala do diretor. Me demiti na hora. Não pedi nem acordo. Apenas disse que estava me demitindo. E fui resolver minha vida.

Paguei uma multa salgada sim. Saí da empresa quase sem nada devido a isso. E quer saber? NÃO ME ARREPENDO NEM UM POUCO! No meu outro emprego, bastou o PRIMEIRO SALÁRIO pra compensar tudo. [/quote]

Bom, você não tinha se demitido da primeira vez? Não entendi, você se demitiu depois pediu acordo e depois se demitiu na hora? A empresa pode ou não liberar você do aviso prévio, isso é normal. Sobre o golpe, sim é lamentável, mas você poderia tê-los processado. Acredito que o cara fez isso de propósito para te ver pedir demissão. Mas como você já tinha se demitido eu não entendi.

[quote=josenaldo]
Lembre-se que a empresa não é somente o “Dono superganancioso que quer até a sua alma”. Ela também é seu amigo que te pos lá dentro e deu a palavra dele que você trabalharia bem. É a colega de trabalho que vc paquerou. É aquele colega sabe tudo que dedicou preciosos minutos a te ajudar e nunca pediu nada em troca. E pode ser, nu8m futuro muito próximo, sua próxima boa proposta. Depende de você![/quote]

Não, depende da empresa. Conheci empresas boas e empresas más. Determinadas empresas abusam do empregado de propósito, ou porque o projeto é por tempo limitado ou até o ponto onde ele agüenta, e depois trocam. Ou seja você não vale nada, nunca valeu nada e nunca valerá nada, é esperado que você ficará descontente por alguma razão. Depois eles arranjam outro trouxa para te substituir que passará pelas mesmas situações que você e tirará as mesmas conclusões. E quando ele desistir, outro… e outro… e outro… É um ciclo. É por isso que eles choramingam por “pessoas qualificadas” o tempo todo. Eles precisam de novos trouxas recém saídos da faculdade, com algum talento e que não saibam negociar ou esperem salários altos.

A relação entre empresa e empregado deve ser bidirecional. Essa história de “depende de você” soa mais como palestra sobre motivação do que qualquer outra coisa.