O que seria um JavaCard?
daria para fazer um controle de access via smartcard atraves dele?
Pontos Fortes? Fracos?
qual a segurança? estou um pouco por fora dele, mãs, peguei um sistema de controle para
uma casa e não estou por dentro do assunto… algum tutorial Javacard bom?
Oi Lina, o JavaCard é um “subsystem” do Java ME, sim, ele é uma ótima solução para controles de acesso e coisas do tipo.
Dê uma olhadinha nesse link e na página dele no site da Sun, tem até que um bom material. http://developers.sun.com/mobility/javacard/articles/
daria para fazer um controle de access via smartcard atraves dele?
Sim na Receita Federal o “SmartCard” é usado para logar-se ao sistema, e em várias empresas é usado para acesso a departamentos, marcar “ponto”, localizar funcionário no setor, etc…(= veja o exemplo do último PAN). Procure também sobre certificação digital.
Pontos Fortes? Fracos?
Só depende do seu bolso U$$, quanto mais qualidade o Smart tiver mais caro será, no caso não há pontos,fortes,ou fracos (== temperatura até + ou - 80 cc ), pois o SmartCard em diferentes formas possui um chip e um pequeno processador dentro dele (seria legal estudar um pouco o circuito dele) que acorda e lê os dados armazenados na “EProm” permitindo a saida de informações gravadas.
É possivel também o uso de RFId, que seria uma boa pois há projetos muito interessantes na área.
qual a segurança? estou um pouco por fora dele, mãs, peguei um sistema de controle para
uma casa e não estou por dentro do assunto… algum tutorial Javacard bom?
Segurança como dito antes “certificação digital” que o java tem de monte inclusive vc. pode criar uns “hash-PKI”.
Tutorial legal procure por Igor Medeiros ele é uns dos “caras” do JavaCard.
SmartCard em diferentes formas possui um chip e um pequeno processador dentro dele (seria legal estudar um pouco o circuito dele) que acorda e lê os dados armazenados na “EProm” permitindo a saida de informações gravadas
SmartCard em diferentes formas possui um chip e um pequeno processador dentro dele (seria legal estudar um pouco o circuito dele) que ao ser inserido em um leitor acorda (== é circuitado) e lê os dados armazenados/gravados na “EProm” permitindo a saida de informações gravadas.
L
loraine_web
Materias referenciais sobre Java Card. voce conhece algum?
L
loraine_web
quero referencias bibliograficas sobre Java card. voce conhece algum?
Olha… já trabalhei com JavaCard e te digo uma coisa… não vale a pena!!!
Tem pouca documentação, preocupações excessivas (com variáveis estáticas e de instância, por exemplo)…
W
WilliamSilva
asaudate wrote.:Olha… já trabalhei com JavaCard e te digo uma coisa… não vale a pena!!!
Com qual versão vc. trabalhou e que tipo de aplicação ele foi utilizado.
Alexandre_Saudate
WilliamSilva:
asaudate wrote.:Olha… já trabalhei com JavaCard e te digo uma coisa… não vale a pena!!!
Com qual versão vc. trabalhou e que tipo de aplicação ele foi utilizado.
Telefonia. Desenvolvia chips de celular. Acho que era JavaCard 1.0, não lembro direito (faz um tempo, já).
Trabalhei recentemente com o Mifare… esse não dava tanta dor de cabeça ainda, mas tudo que ele fazia era armazenar dados (não tinha lógica), então, não conta como projeto de JavaCard.
[]´s
W
WilliamSilva
asaudate ,
Apesar de não usar diretamente java card ou smart, essa tecnologia hj. mudou e está muito evoluida inclusive é usada para armazenar dados primários na área de saúde, como tokem de autenticação na Receita Federal,e-CPF,Token USB, etc.
Acredito que com om processo de certificação digital andando a passos largos vai haver muita coisa a ser feita com Java Card.
Alexandre_Saudate
WilliamSilva:
asaudate ,
Apesar de não usar diretamente java card ou smart, essa tecnologia hj. mudou e está muito evoluida inclusive é usada para armazenar dados primários na área de saúde, como tokem de autenticação na Receita Federal,e-CPF,Token USB, etc.
Acredito que com om processo de certificação digital andando a passos largos vai haver muita coisa a ser feita com Java Card.
Falou tudo. Pra armazenamento de dados, é uma maravilha. Como disse, trabalhei recentemente com Mifare (mesmo modelo do Bilhete Único, aqui de São Paulo). Quando o assunto é fazer uma aplicação embarcada no cartão… a coisa muda de figura.
[]´s
W
WilliamSilva
asaudate,
Ps.lendo o seu artigo,“Workflows com jBPM”
[]´s
Alexandre_Saudate
WilliamSilva:
asaudate,
Ps.lendo o seu artigo,“Workflows com jBPM”
[]´s
Opa! Depois conta o que achou! =)
[]´s
Andre_Brito
Meu amigo fez o TCC em cima de JavaCard. Ele é o Osvaldo, o cara que criou a comunidade na OSUM. Acho que ele pode te dar uma boa ajuda. O link da osum é este.
Senão me engano tem JavaCard no certificado A3 pra NFe, não tem? Blargh, como odeio aquilo… Deveria ser tudo A1 :p.