E por que não o Servlet / JSP?

Oi,

Atualmente utilizo JSF 2 para desenvolvimento de WebApps (excelente) .

Mas para WebSites sabemos que ele não é o ideal por n motivos. Para WebSites seria interessante um framework Action-Based.

No entanto, ficamos confusos em Desenvolvimento Web com Java de tantos frameworks.

Configuraçoes do Servlet é tenso? Não mais (JEE 6).

Pensei: E porque nao utilizar JSP / Servlet puro?

este é um dos problemas do java (quem nunca recebeu aquela piada que diz que o matador de dragões java, chega, faz um framework para matar o dragão, mas não mata, faz outro pra consertar o framework e tentar fugir com a princesa?).
Desenvolvimento ágil? Sim, é preciso desenvolver rapidamente, mas seria mais interessante que este desenvolvimento pudesse utilizar as bases do java.
Fico em dúvida se estudo para a certificação ou se estudo um framework de mercado, cujas possibilidades são bem maiores.
Enfim, acho que a grande maioria teme o servlet por questões burocráticas, pelo engessamento de possibilidades.

para sites mesmo, não sistema, java nem seria uma opção la muito boa… opinião.

++

para sites de baixa complexidade eu sugiro PHP, Ruby on Rails, Asp.

++

para sites de baixa complexidade eu sugiro PHP, Ruby on Rails, Asp. [/quote]

Sim, onde trabalho existe uma equipe de PHP para esta demanda e uma equipe Java para aplicações web de médio e grande porte!

[quote=Lucas Emanuel]Oi,

Mas para WebSites sabemos que ele não é o ideal por n motivos. Para WebSites seria interessante um framework Action-Based.

No entanto, ficamos confusos em Desenvolvimento Web com Java de tantos frameworks.

[/quote]

Nunca vi problema em configurar um XML, mas os “complicometros” são outros e pra esse outros uso e recomendo o vraptor pela sua simplicidade e facilidade basta vc olhar o tutorial de 1 minuto que tem na pagina do FW pra vc como é facil.

Olá, sou novo por aqui e também no java e fui atraído justamente pela dúvida que nomeia este tópico. Estou estudando pelas apostilas do Caelum e não consigo entender como , por exemplo, JSTL pode ser mais “elegante” que um servlet (jsp)?
Como novato parece que para programar web usando jsp basta conhecer java e um mínimo de html, já para usar JSTL, por exemplo, devo aprender outras sintaxes para aquilo que já era conhecido e funcionava, ou seja, outras formas de instanciar ou de fazer um simples for!

Para um trabalho mais “decente” eu deveria deixar o serviço pesado para as servlets (.java) e as tags HTML eu colocaria nos .jsp? Assim, por exemplo, o acesso a um banco de dados seria feito na servlet “acessa.java” e o resultado no “mostraresultado.jsp”?

pizzolatto, JSTL é mais elegante quando você já possui a noção de desenvolvimento em camadas (MVC), afinal, nada que estará na tela do usuário deverá conter código java.
Porém, me refiro aos n mil frameworks que prometem reinventar a roda e que, no fim, fazem praticamente a mesma coisa, deixando descobertas outras que necessitam de atenção.
Quanto a complexidade, o sistema de gerenciamento de toda a estrutura da faculdade em que eu cursei era feito em PHP, acredito que seja um sistema de complexidade elevada, não?
Enfim, depende mais da demanda e da solicitação do cliente do que da própria boa vontade e visão da equipe de desenvolvimento.
Atualmente trabalho em um projeto cuja versão do java deve ser 1.4 (ou seja, sem maps genéricos e outras facilidades). É o cliente que define, não podemos dizer simplesmente “vamos usar php”. A resposta dele seria “ok, darei o projeto à outra das 1500 empresas de desenvolvimento que me ligam semanalmente”.

[quote=pbnf][quote=Lucas Emanuel]Oi,

[/quote]

Nunca vi problema em configurar um XML, mas os “complicometros” são outros e pra esse outros uso e recomendo o vraptor pela sua simplicidade e facilidade basta vc olhar o tutorial de 1 minuto que tem na pagina do FW pra vc como é facil.[/quote]

Eu também não acho a configuração um problema. E se era, agora está muito mais fácil.

tudo depende da complexidade do que se tá criando ou mesmo uma questão de legado da empresa/cliente,

o básico é bem como drsmachado comentou para o trabalho MVC é uma “lindeza”

e na maioria das vezes uma estrutura MVC te ajuda a “matar os leões” que são necessarios para a evolução/melhoria/correções do teu sistema.

quanto a montar um site… depende se for um treco pequeno onde páginas estáticas te resolve a questão, nem precisamos comentar que dá pra fazer aqueles “moda diabo” que é funcional, rapido de implementar…
(ressalto “se for um treco pequeno onde páginas estáticas te resolve a questão)”

em resumo…
… questão de estudo de caso (cada caso é um caso)!!!

Exatamente pizzolatto.

E Isso fica melhor ainda quando você tem uma camada para o banco de dados.

Ai você tem algo parecido com a MVC.

E Respondendo ao tópico, para sites pequenos, pode se usar apenas jsp + servlets. Eles não são difícies de se configurar e rodam muito bem!