É possivel alterar códigos da IDE Netbeans no modo "arraste&solte"

Meu professor disse que sim, porém foi no final da aula e não deu tempo de perguntar como.

Se é possivel como posso faze-lo (se for gambiarra no netbeans deixa quieto).

Obrigado pela ajuda.

Nem mexa, se você alterar o netbeans simplesmente recoloca tudo lá denovo :smiley:

olá da pra fazer sim e ele não altera é só saber onde vc quer alterar!!!

selecione o componente, vá na paleta properties tem uma aba escrito code
la vc pode alterar o que quiser na parte que fica em azul no codigo do netbeans mais cuidado vc tem que fazer concientemente senão da zebra

Obrigado pelas respostas e dicas para me precaver.
O que quero na verdade é uma coisa bem simples, apenas mudar o nivel de restrição de alguns objetos pra poder fazer uso dos mesmos em outras classes.

Ora, mas para isso você não precisa mexer no código gerado. Nem pense em mexer no código gerado porque ele é regerado a cada vez que você modifica a tela (mesmo que seja mexer um label um pixel de posição).

Código original:

private JTextField nomeUsuario;

Código modificado (sem mexer no código gerado:)

public JTextField getNomeUsuario() {
    return nomeUsuario;
}
private JTextField nomeUsuario;

Assim você não precisa tornar “nomeUsuario” uma variável “public”.

[quote=thingol]Ora, mas para isso você não precisa mexer no código gerado. Nem pense em mexer no código gerado porque ele é regerado a cada vez que você modifica a tela (mesmo que seja mexer um label um pixel de posição).

Código original:

private JTextField nomeUsuario;

Código modificado (sem mexer no código gerado:)

public JTextField getNomeUsuario() {
    return nomeUsuario;
}
private JTextField nomeUsuario;

Assim você não precisa tornar “nomeUsuario” uma variável “public”. [/quote]

Verdade, melhor usar a configuração do método pra acessa-lo, essa segurança do encapsulamento esta ai pra isso mesmo hehe.

Noob eh foda mesmo, hehe, valeu Thingol!!!