É possível aprender Java?

10 respostas
A

Na boa… vcs acham que dá para aprender Java sozinho, ou só fazendo curso tipo Globalcode?

Adilson

10 Respostas

Daniel_Quirino_Olive

Depende do seu grau de “autodidatismo”. Mas acho que o basicão (Java 1.0 8v sem opcionais) dá para aprender sozinho independente de qualquer coisa. Depois gasta a grana com um curso mais específico.

Luca

Olá

Dificil é aprender a primeira linguagem, as outras são mais fáceis. Mas as vezes a primeira linguagem é confusa, antiquada ou como se diz do VB, macarrônica. Neste caso fica um pouco mais dificil.

Os cursos da GlobalCode devem ser ótimos pois tenho a melhor das impressões do Vinicius. Se tiver grana, este é o melhor caminho.

Mas se não tem grana para um curso pago, o roteiro para aprender Java pode ser o seguinte:

1. Noções de orientação à objeto. Isto pode ser explicado em menos de 20 a 30 minutos.

2. Aprender a linguagem, isto é, os tipos nativos e os comandos Java que são semelhantes aos que existem em todas as linguagens.

3. Aprender a organização dos sistemas em Java. Os escopos, os modificadores, métodos, construtores, etc.

Até aqui um livro de certificação como o da Katty Sierra é mais do que suficiente. Cuidado com a tradução em português deste livro que contém MUITOS erros.

1. Depois de aprender o básico de Java, deve voltar de novo para orientação à objeto. Precisa aprender como e quando criar uma classe. Geralmente isto vem das definições do sistema. As vezes se reconhece as classes assim: das especificações das partes do sistema os substântivos são classes, os adjetivos são as variáveis ou atributos da classe e os verbos são métodos. Há um [http://www.guj.com.br/posts/list/9184.java]post do CV de hoje nesta pasta[/url] muito bom sobre isto.

Livros bons: procure aqui mesmo no GUJ e vai encontrar boas indicações.

[]s
Luca

dudaskank

Concordo com o Luca sobre a dificuldade de aprender a primeira linguagem.

Mas, mesmo se for este o caso, eu vou recomendar os tutoriais que tem no próprio site do Java. São bem completos… o link exato eu não tenho aqui agora, mas recomendo você ir direto e começar a baixar todos que conseguir e que acha que irá usar no momento…

:slight_smile:

dsiviotti

Acho que se você tem tempo livre e não tá sendo pressionado a aprender rápido dá pra estudar sozinho. Mas se você tá pensando em entrar em um projeto ou pegar um emprego para trabalhar com java é melhor você fazer um curso pra acelerar o básico e não perder tempo levando erro do compilador e coisas assim.

_fs

Bem cara, comecei faz quase um ano a aprender programação direto com Java.

Livro + guj + força de vontade (que só aparecer lá pelo meio do ano passado) = conseguir se virar bem

Bom, livro dá para comprar, guj tá (quase) sempre à disposição … o quesito 3 depende de vocÊ :smiley:

brlima

“LIPE”:
Bem cara, comecei faz quase um ano a aprender programação direto com Java.

Livro + guj + força de vontade (que só aparecer lá pelo meio do ano passado) = conseguir se virar bem

Bom, livro dá para comprar, guj tá (quase) sempre à disposição … o quesito 3 depende de vocÊ :D

Faltou um quesito ai: Alguem no mesmo projeto que vc que sabe mais :smiley:
Esse foi o quesito que mais me ajudou… hehehehe

Serio, qdo comecei a aprender, o que me ajudou muito foi que eu tinha alguem do meu lado pra perguntar…

Outra coisa é vc fuçar bastante na tecnologia, tipo, pegar os exemplos dos livros e ir aplicando cada vez mais.

Acho q assim vc aprende na boa… Eu to aprendendo… :smiley:

ozielneto

Siga o fluxo…

Voce ja programa em alguma linguagem???
Sim: Comece com um livro basico de Java…
Nao: Faca um curso basico…

Voce ja conhece OOP???
Sim: Comece com um livro intermediario de Java e OOP…
Nao: Comece com um livro basico e um curso basico…

Voce ja domina a J2SE???
Sim: Comece com um livro intermediario de J2EE para Web…
Nao: Comece com um livro avancado de Java CORE API e faca um curso avancado…

entendeu???

Mas no fundo, depende de cada um…

Geralmente, comecar sozinho e bem dificil, por isso indo um curso mesmo… De preferencia oficial da Sun, SL110 ou SL275…

[]'s

Oziel.

Bani

Eu discordo do Daniel.
O ideal é fazer um curso para pegar a idéia geral da coisa e quando entender o que é Java fica mais fácil pegar um livro avançado para estudar um tópico específico. Provavelmente o livro vai aprofundar muito mais do que qualquer curso. A única vantagem do curso nesse caso seria você ser obrigado a fazer exercício e tal para colocar em prática o assunto, algo que não necessariamente você vai fazer ao ler o livro.

Mas é bem o que o Oziel falou… depende de cada um. O “fluxograma” ficou legal.

Daniel_Quirino_Olive

“Bani”:
Eu discordo do Daniel.
O ideal é fazer um curso para pegar a idéia geral da coisa e quando entender o que é Java fica mais fácil pegar um livro avançado para estudar um tópico específico. Provavelmente o livro vai aprofundar muito mais do que qualquer curso. A única vantagem do curso nesse caso seria você ser obrigado a fazer exercício e tal para colocar em prática o assunto, algo que não necessariamente você vai fazer ao ler o livro.

Mas é bem o que o Oziel falou… depende de cada um. O “fluxograma” ficou legal.

Por isso que eu falei que dependia do grau de “autodidatismo” da pessoa. Às vezes é preciso um “incentivo” (aka grana saindo do bolso para pagar um curso NADA barato) a mais para que a pessoa comece a estudar algo por conta própria.

louds

Aprender por conta própria acho que depende de 3 fatores:

-tempo; precisa aprender java em pouco tempo ou o tempo para estudos é curto. Um curso é sem dúvida uma forma mais rápida de aprender.

-conhecimento prévio de alguma liguagem OO; sabendo uma linguagem OO aprender java é muito mais facil.

-força de vontade; aprender por conta propria é muito penoso, porém o conhecimento ganho é bem mais duradouro que o adquirido em um curso.

Eu aprendi java por conta propria, tive varios problemas de"impedance mismatch" pq vinha do mundo do C++. A linguagem aprendi rápido, os vicios e práticas do C++ levou tempo para contornar.

Criado 5 de fevereiro de 2004
Ultima resposta 7 de fev. de 2004
Respostas 10
Participantes 10