Na boa… vcs acham que dá para aprender Java sozinho, ou só fazendo curso tipo Globalcode?
Adilson
Na boa… vcs acham que dá para aprender Java sozinho, ou só fazendo curso tipo Globalcode?
Adilson
Depende do seu grau de “autodidatismo”. Mas acho que o basicão (Java 1.0 8v sem opcionais) dá para aprender sozinho independente de qualquer coisa. Depois gasta a grana com um curso mais específico.
Olá
Dificil é aprender a primeira linguagem, as outras são mais fáceis. Mas as vezes a primeira linguagem é confusa, antiquada ou como se diz do VB, macarrônica. Neste caso fica um pouco mais dificil.
Os cursos da GlobalCode devem ser ótimos pois tenho a melhor das impressões do Vinicius. Se tiver grana, este é o melhor caminho.
Mas se não tem grana para um curso pago, o roteiro para aprender Java pode ser o seguinte:
Noções de orientação à objeto. Isto pode ser explicado em menos de 20 a 30 minutos.
Aprender a linguagem, isto é, os tipos nativos e os comandos Java que são semelhantes aos que existem em todas as linguagens.
Aprender a organização dos sistemas em Java. Os escopos, os modificadores, métodos, construtores, etc.
Até aqui um livro de certificação como o da Katty Sierra é mais do que suficiente. Cuidado com a tradução em português deste livro que contém MUITOS erros.
Livros bons: procure aqui mesmo no GUJ e vai encontrar boas indicações.
[]s
Luca
Concordo com o Luca sobre a dificuldade de aprender a primeira linguagem.
Mas, mesmo se for este o caso, eu vou recomendar os tutoriais que tem no próprio site do Java. São bem completos… o link exato eu não tenho aqui agora, mas recomendo você ir direto e começar a baixar todos que conseguir e que acha que irá usar no momento…

Acho que se você tem tempo livre e não tá sendo pressionado a aprender rápido dá pra estudar sozinho. Mas se você tá pensando em entrar em um projeto ou pegar um emprego para trabalhar com java é melhor você fazer um curso pra acelerar o básico e não perder tempo levando erro do compilador e coisas assim.
Bem cara, comecei faz quase um ano a aprender programação direto com Java.
Livro + guj + força de vontade (que só aparecer lá pelo meio do ano passado) = conseguir se virar bem
Bom, livro dá para comprar, guj tá (quase) sempre à disposição … o quesito 3 depende de vocÊ 
Bem cara, comecei faz quase um ano a aprender programação direto com Java.Livro + guj + força de vontade (que só aparecer lá pelo meio do ano passado) = conseguir se virar bem
Bom, livro dá para comprar, guj tá (quase) sempre à disposição … o quesito 3 depende de vocÊ :D
Faltou um quesito ai: Alguem no mesmo projeto que vc que sabe mais 
Esse foi o quesito que mais me ajudou… hehehehe
Serio, qdo comecei a aprender, o que me ajudou muito foi que eu tinha alguem do meu lado pra perguntar…
Outra coisa é vc fuçar bastante na tecnologia, tipo, pegar os exemplos dos livros e ir aplicando cada vez mais.
Acho q assim vc aprende na boa… Eu to aprendendo… 
Siga o fluxo…
Voce ja programa em alguma linguagem???
Sim: Comece com um livro basico de Java…
Nao: Faca um curso basico…
Voce ja conhece OOP???
Sim: Comece com um livro intermediario de Java e OOP…
Nao: Comece com um livro basico e um curso basico…
Voce ja domina a J2SE???
Sim: Comece com um livro intermediario de J2EE para Web…
Nao: Comece com um livro avancado de Java CORE API e faca um curso avancado…
entendeu???
Mas no fundo, depende de cada um…
Geralmente, comecar sozinho e bem dificil, por isso indo um curso mesmo… De preferencia oficial da Sun, SL110 ou SL275…
[]'s
Oziel.
Eu discordo do Daniel.
O ideal é fazer um curso para pegar a idéia geral da coisa e quando entender o que é Java fica mais fácil pegar um livro avançado para estudar um tópico específico. Provavelmente o livro vai aprofundar muito mais do que qualquer curso. A única vantagem do curso nesse caso seria você ser obrigado a fazer exercício e tal para colocar em prática o assunto, algo que não necessariamente você vai fazer ao ler o livro.
Mas é bem o que o Oziel falou… depende de cada um. O “fluxograma” ficou legal.
Eu discordo do Daniel.
O ideal é fazer um curso para pegar a idéia geral da coisa e quando entender o que é Java fica mais fácil pegar um livro avançado para estudar um tópico específico. Provavelmente o livro vai aprofundar muito mais do que qualquer curso. A única vantagem do curso nesse caso seria você ser obrigado a fazer exercício e tal para colocar em prática o assunto, algo que não necessariamente você vai fazer ao ler o livro.Mas é bem o que o Oziel falou… depende de cada um. O “fluxograma” ficou legal.
Por isso que eu falei que dependia do grau de “autodidatismo” da pessoa. Às vezes é preciso um “incentivo” (aka grana saindo do bolso para pagar um curso NADA barato) a mais para que a pessoa comece a estudar algo por conta própria.
Aprender por conta própria acho que depende de 3 fatores:
-tempo; precisa aprender java em pouco tempo ou o tempo para estudos é curto. Um curso é sem dúvida uma forma mais rápida de aprender.
-conhecimento prévio de alguma liguagem OO; sabendo uma linguagem OO aprender java é muito mais facil.
-força de vontade; aprender por conta propria é muito penoso, porém o conhecimento ganho é bem mais duradouro que o adquirido em um curso.
Eu aprendi java por conta propria, tive varios problemas de"impedance mismatch" pq vinha do mundo do C++. A linguagem aprendi rápido, os vicios e práticas do C++ levou tempo para contornar.