É possível aprender JSF sem conhecer JSP, Servlets e Struts?

2 respostas
M

Pessoal,

Sou de uma outra geração de desenvolvedores. Ainda dou manutenção em um sistema legado em Delphi 5.
Há um algum tempo atrás passei por um treinamento em Java, mas apenas Java Desktop.
Estou necessitando aprender a desenvolver software Java for Web.
Uma primeira pergunta que surge é :

É possível aprender JSF sem conhecer JSP + Servletes + Struts(MVC) ?

Dependendo da resposta à minha dúvida acima, vocês poderia me indicar um bom livro de JSF para quem está começando ?
Tem um amigo meu que possui o livro “Core Java Server Faces”, mas ainda não cheguei a ler nada dele.
É um livro didático para quem está começando ?

Agradece,

Max Carvalho

2 Respostas

B

Boa noite!

maxcarvalho, eu até diria que sim, mais eu acho extremamente necessário que você pelo menos tenha os fundamentos de Servlet e JSP, pois para construir uma aplicação web, quase sempre, só utilizando JSF não é o suficiente. É necessário implementar filtros, regras para login, as vezes é necessário possuirmos um servlet que irá gerar algum conteúdo, como por exemplo um xml. Sei lá, são muitas as possibilidades que você precisará utilizar um Servlet ou até mesmo só um JSP.

Quando ao Livro de JSF, eu indicaria o JavaServer Faces 1.2. O link para baixar este livro eu te enviei como uma mensagem privada.

M

Pessoal,

Se fosse para comprar um livro, vocês recomandariam a aquisição de um livro sobre JSF
ou ainda é melhor adquirir um JSP + Servlets.
Estou em dúvida entre estes dois livros :

• USE A CABEÇA SERVLETS E JSP
  • CORE JAVA SERVER FACES

Agradece,

Max W. V. Carvalho

Criado 23 de julho de 2009
Ultima resposta 25 de jul. de 2009
Respostas 2
Participantes 2