É possível criar um Framework Desktop?

Pessoal Seguinte.

Gostaria de informações e opniões do pessoal q tem mais experiencia para me dizerem se oq eu quero é viável. Digo desde já q tenho pouca experiência em java ainda.. oq provavelmente começará a mudar  :lol: 

 Já peço abrigado pela paciência de quem conseguir ler toda a descrição e quem der sua opnião.

[b]1-[/b] A História é a seguinte, Faço Estágio em uma empresa que desenvolve aplicativos de automação comercial, aqui temos um framework completo em delphi, de maneira q para praticamente todo tipo de tela já existe um formulário (Classe) especializado para alguma função base da qual se pode herdar e fazer o projeto. Todas as classes estão em uma hierarquia e de forma acredito muito bem organizada com componentes personalzados etc.
 Bom aqui existe um projeto a longo prazo, mas q já está em andamento... para migrar as aplicações Delphi para java no futuro, e eu estou fazendo algumas pesquisas e montando alguns testes....
 MInhas perguntas em específico são... 

 [b]1.a) [color="red"] alguem deste forum já desenvolveu alguma aplicação desktop de médio porte em java?... [/color][/b]
  [b]1-b) [color="red"] alguem conhece ou já teve notícia de algum tipo de framework mais detalhado para fazer aplicações desktop?[/color][/b]
 [b]1-C) [color="red"] alguem tem algum tipo de exemplo deste tipo de aplicação.. tipo cadastro de clientes etc...q seja possível eu estudar ele....[/color][/b]
 [b]1-d) [color="red"] Talvez mais importante... entre o pessoal q conhece mais.. vc's realmente acreditam em uma aplicação java de médio porte com desempenho semelhando por exemplo a uma aplicação delphi?[/color][/b]

Todas estas perguntas fora o motivo da empresa onde trabalho é q eu sou aluno da UFV, e como meu projeto final de curso incentivado pelo  Viçosa JUG,  tive uma idéia mas não sei se ela é viável. Estou querendo desenvolver uma espécie de FrameWork livre em java para desenvolvimento de aplicações desktop, +- na linha q existe o delphi. não falo de formulários normais.. mas do tipo exemplo. um framework integrado para desenvolver aplicações com consultas e etc para trabalhar com firebird.

É uma idéia q já venho pesquisando e amadurecendo a um mês. e acho q é possível gostaria de opniões e sugestões ou qualquer tipo de comentário.
Acho q a criação de um framework inicial bem feito é um passo enorme para inclusive as empresas comecem a pensar em desenolver aplicações em java de forma mais produtiva.

OBS. procurei e não achei nada parecido com oq eu estou pensando.
2- Gostaria de saber se alguem conhece algum tipo de framework mais específico de aplicações desktop em java…

Esta é minha discução e desculpe pelo tamanho do texto mas acho q era nescessário.[/b]

Achei dahora a sua idéia… até hj o q viu foram alguns frameworks para o design de telas, tinha um q usava um xml para desenhar as telas, muito fera, mas naum me lembro o nome…

Vc poderia detalhar um pouco mais essa sua ideia?! Como seria o framework, seria mvc tbm?!

Cara se essa idéia for para frente, vai ser muito útil pois já cansei de procurar isso na net, e de pensar em maneiras de resolver isto.

A Paz!!

A idéia a princípio é fazer um framework, teoricamente típico para aplicações comerciais como cadastro de clientes etc… na verdade coisas mais complexas…

O banco de dados incorporado nativo a princípio será o FireBird, mas se possível é a intenção deixa-lo genérico a qualquer banco.

A idéia principal é desenvolver um framework básico (componentes visuais e não visuais integrados) para facilitar o desenvolvimento de aplicações desktop. Serão usados oq for possivel utilizar de melhor em engenharia de software sem ferir a eficiencia.

As idéias são muitas estou lendo bastante e me informando sobre tudo q puder para tentar vislumbrar uma idéia do que pode ser feito.

Em outros foruns e neste já obtive muitas das respostas que precisava. Uma delas é q existem casos reais inclusive no brasil de aplicações realmente descentes que inclusive eu de curioso fui ver.

Quer um exemplo q fiquei sabendo. A aplicação Banco Postal dos correios é uma aplicações toda em java. Quer conferir? vá a uma agencia e veja o desempenho… até q num é ruim…

Tudo bom!

Como exemplo de aplicação desktop tem o programa da receita federal para IRPF todo feito em java.
Já deu uma olhada no JGoodies? Não é um framework, mas para o teu propósito pode ajudar.

Abraços.