É possível empacotar um servidor no seu aplicativo?
9 respostas
B
black_pilotPJ
Olá pessoal,
Gostaria que tirassem uma dúvida minha.
Estou imaginando algumas situações de aplicações java e queria saber se é possível eu criar uma aplicação servlet mas que, ao invés de eu fazer um deploy dos meus arquivos em um servidor web, esse servidor seria um “mini” servidor controlado pelo meu aplicativo dentro do meu próprio programa.
Deu pra entender? Existe isso?
Só pra exemplificar, o usuário instalaria meu programa que, quando fosse iniciado ele daria um start no servidor web servlet e o usuário usaria meu aplicativo através do navegador. Tudo de maneira transparente pra ele.
Isso é possível? Sei que isso não seria um cliente/servidor, mas é que, para algumas idéias que eu to tendo, essa solução seria a ideal.
Brincadeira, acho que dá pra fazer sim, você colocaria junto a sua aplicação o servidor e faria um código para antes de iniciar a aplicação rodar o servidor. Porém nunca vi isso. :roll:
F
fabiofalciPJ
Cara, acho que com o Jetty tu consegue fazer isso… nao tenho certeze… da uma olhada
Eu tb acho q tem sim, ja tentou fazer isso com o HSQLDB ?
B
black_pilotPJ
“Reifel”:
Cara de onde você tirou isso? 8O
Brincadeira, acho que dá pra fazer sim, você colocaria junto a sua aplicação o servidor e faria um código para antes de iniciar a aplicação rodar o servidor. Porém nunca vi isso. :roll:
Hehehe, é que é o seguinte. Eu acho a interface gráfica de Java muito pesada para máquinas mais simples, então, talvez, se eu usasse uma interface web numa máquina cliente, eu poderia ter todos os recursos da máquina cliente, sem perder a “leveza” da interface web =)
São só estudos
Obrigado pelas dicas, vou dar uma olhada nesse Jetty. O que seria HSQLBD? o.O
C
CarneiroPJ
Peça pro seu cliente fazer um upgrade nas máquinas!! :roll:
Um Banco de Dados em Java.
B
black_pilotPJ
Peça pro seu cliente fazer um upgrade nas máquinas!! :roll:
A questão é que não tenho um cliente, mas penso que um diferencial de um produto pode ser esse =)
Um Banco de Dados em Java.
Blz, pensei que fosse isso mesmo. Mas, o que isso tem a ver com o tópico? o.O
M
marcossousaPJ
Bem, sua idéia é muito original, legal, diferente. Agora se você quer fazer algo realmente comercial, acho que você poderia mudar um pouco este modelo teu, imagine só o quanto ficaria melhor se fosse o contrário… o serviço do servidor de aplicação iniciado automaticamente e sua aplicação desktop usando os serviços desta aplicação… fica lindo! Pesquise sobre SOAP.
:okok:
G
Guilherme_MelloPJ
"black_pilot":
Olá pessoal,
Gostaria que tirassem uma dúvida minha.
Estou imaginando algumas situações de aplicações java e queria saber se é possível eu criar uma aplicação servlet mas que, ao invés de eu fazer um deploy dos meus arquivos em um servidor web, esse servidor seria um "mini" servidor controlado pelo meu aplicativo dentro do meu próprio programa.
Deu pra entender? Existe isso?
Só pra exemplificar, o usuário instalaria meu programa que, quando fosse iniciado ele daria um start no servidor web servlet e o usuário usaria meu aplicativo através do navegador. Tudo de maneira transparente pra ele.
Isso é possível? Sei que isso não seria um cliente/servidor, mas é que, para algumas idéias que eu to tendo, essa solução seria a ideal.
Desde já agradeço =)
Pilot
Acho que você consegue fazer isso utilizando o Jetty. Como o Jetty é um container que pode ser embutido na aplicação. Ele é uma boa opção porque é rápido, muito leve e pode ser controlado via código java.
O código para startar a aplicação seria mais ou menos assim:
public class JettyStart {
public static void main(String[] args) {
HttpServer server = new HttpServer();
SocketListener listener = new SocketListener();
listener.setPort(8080);
server.addListener(listener);
HttpContext context = new HttpContext();
context.setContextPath("/");
context.setResourceBase("./");
context.addHandler(new ResourceHandler());
server.addContext(context);
server.start();
}
}
C
CassolatoPJ
“marcossousa”:
Bem, sua idéia é muito original, legal, diferente. Agora se você quer fazer algo realmente comercial, acho que você poderia mudar um pouco este modelo teu, imagine só o quanto ficaria melhor se fosse o contrário… o serviço do servidor de aplicação iniciado automaticamente e sua aplicação desktop usando os serviços desta aplicação… fica lindo! Pesquise sobre SOAP.