Pessoal da forma como estou fazendo hoje, estou fazendo com dois formulários e gostaria de saber se é possível fazer com apenas 1.
Quando abro minha página ele carrega num formulário o último dado cadastrado da minha grid e com os campos desabilitados. Se ele quiser cadastrar um novo formulário ele clica num botão Novo e então os campos do formulário são zerados e exibi o botão de salvar e ele cadastra os valores dele, esse mesmo formulário serve para alterar os dados da grid.
Atualmente estou criando um formulário para exibir o último dado da grid e quando ele clica no botão Novo eu escondo esse formulário e abro outro. O formulário que é exibido com o último dado da grid eu ligo ele a uma propriedade do tipo “ultimoRegistroBean.propriedade” (utilizando OutJection do seam), e o formulário de salvar e alterar eu ligo a um bean normal do tipo “nomeDoBean.instancia.propriedade”.
A dúvida é como fazer isso tudo com apenas um formulário?
Como eu faço para exibir por padrão o último registro da grid usando a mesma instancia do meu bean que o salvar e alterar utiliza?
Detalhe que quando eu clicar em excluir na grid, o formulário deve reRenderizar com o último registro atual…
a melhor forma seria fazer com dois formulários mesmo?
Mas fazer isso é fácil, eu já faço isso.
Eu to falando é de ligar o formulário as propriedades do meu bean e no carregar da página ele ser preenchido, e conforme for os campos resetados ou não para edição ou alteração…
Sim, claro…
Mas o que vcs não entenderam é o seguinte. Para eu conseguir exibir o formulário por padrão eu ligo a propriedade do meu formulário a uma propriedade de um bean já preenchido. e quando eu quero salvar ou editar eu oculto esse formulário e exibo outro com os mesmos campos mas ligando a um bean diferente com apenas uma instância vazia.
resumindo:
formulário padrão da página: <h:inputText value="#{beanUltimoRegistro.fechaCambio}"
formulário para salvar e editar: <h:inputText value="#{tipoDeCambioMB.tipoCambio>
Para ter apenas um formulário para os 3 casos no jsf eu precisaria apontar todas para o mesmo bean, mas da forma como vejo isso não é possível pq um sempre tem que vir por default preenchido…
olha, oq eu n vejo é o pq de vc ter mais de um mb para a mesma entidade, ou melhor, um mb para cada estado da entidade.
n vejo problema em apontar para o mesmo mb, qnd vc quer mostrar as informações pertinentes, popule antes de exibir, quando quer alterar, fassa com q ele procure pelos dados no seu banco de dados e exiba depois … n vejo pq ter mais de um mb para a “mesma função”
d qqlr modo, se eu falei alguma besteira, me perdoe, pois sua duvida ainda n esta muito clara, se puder postar os fontes ficaria mais facil para visualizar a solução.