Pessoal, tenho um programa, Everest, no qual é possível gerar um relatório, com informações de hadware, que servirá de entrada para um programa java. Porém, estou com o seguinte problema: Para gerar esse relatório é preciso, depois de o Everest ser inicializado, efetuar uma sequência de passos, tais como, clicar no Menu relatório, depois clicar no sub-menu e escolher o formato do relatório.
É possível fazer um programa para windowns, que realize essa sequêcia de operações : inicialize o programa Everest, “clique” no Menu Relatório do Everest e depois “clique” em seu sub-menu ??
A minha intenção é deixar tudo automatizado. Gostaria de quando a máquina fosse inicializada, o Everest gerasse o relatório em um diretório padrão.
obs : Depois de o programa ser inicializado é possível utilizar teclas de atalho para a geração do relatório. (alt + r, seta, Enter)
Eu na verdade nunca gostei de tentar automatizar programas com seqüências de teclas (já ouvi falar da java.awt.Robot, mas não sei se isso funciona direito).
Nunca vi isso funcionar direito (e essa idéia é muito antiga, o pessoal da velha guarda deve se lembrar do Macro Recorder do Windows 3.1, mas essa idéia era velha naquele tempo). É que o problema é que é difícil prever todas as condições inesperadas que podem ocorrer - quando alguma coisa sai fora do script, normalmente esses programas se perdem e então “um abraço”. Alguns desses programas têm até uma linguagem de programação especial (tal como o Rational Test), mas aí o problema acaba ficando maior.
Será que algum desses programas tem uma versão com linhas de comando? às vezes é questão de dar uma “fuçada” na documentação deles.
De qualquer maneira, se você precisa de tal relatório. há várias opções:
Se você quer gastar dinheiro (depende de onde você trabalha talvez já tenham até uma licença desses softwares, é questão de perguntar) sempre há a opção do IBM Tivoli ou do CA Unicenter.
Se você quer dar uma fuçada naquele endereço do MSDN que lhe passei, dá para escrever um script em VBScript que faz exatamente o que você quer (tá certo que não é muito rápido, mas da mesma forma o winmsd.exe também não é muito rápido, e mesmo o Sisoftware Sandra demora um pouco para determinar a configuração da máquina).
Tem em algum lugar da Internet um pacote que acessa o WBEM a partir do Java - isso já foi perguntado neste fórum.