É possível fazer qualquer programa em Java sem ter uma cola?

Olá. Já sei programar em java a algum tempo mas tenho muita dificuldade de guardar códigos. Então eu tenho minha própria cola que fui criando aos poucos com diversas funções úteis em java também aquelas pesquisadas na internet. Como vocês conseguem programar em java? Sei que algumas coisas dão para decorar, mas outras não.

Não precisa de cola nem decorar, com o tempo entra no sangue o necessário para o dia a dia. As tecnologias estão muito diversificadas hoje, entao vai aprendendo conforme seu foco. Intellisense ajuda bastante nessa questao, e claro google. Só evite copiar e colar código de algo que esteja aprendendo, pode até copiar, mas escreva na mão e entenda para ajudar a fixar.

No inicio é bem complicado programar sem uma cola, comandos como System.out.println não bem longos e bem dificieis de guardar.

Mas logo após usar esses comandos todo dia, e entender o que cada um faz, conhecer suas classes você começa a notar que tudo tem um sentido, e começa a percerber o motivo pelo qual cada “palavra” está ali.

Meu conselho, não se preocupe com sua cola, depois de algum tempo, depois de ter usuado diversas vezes, você não vai mais precisar dela.