É possível lucrar desenvolvendo para celulares?

13 respostas
pinto

Estou começando no desenvolvimento de aplicativos para celulares, e estou gostando muito.
Gostaria de um dia viver disto.
Porem, várias vezes ouvi dizer que uma das vantagens do Symbian (que estou citando só como exemplo) é que tem centenas de aplicativos grátis disponíveis.
Mas como fica quem quer (e precisa) ganhar dinheiro com isto?
Vcs acham que é possível lucrar com o desenvolvimento de aplicativos para portáteis, trabalhando por conta própria, seja como pessoa física ou com empresa?
Quais as melhores plataformas, considerando o potencial de vendas?
Como e onde vender?
Vcs ou alguem que conhecem já compraram algum programa para os seus celulares?
Qualquer comentário tá valendo e ajudando bastante !

13 Respostas

LPJava

dar uma olhada http://www.superwaba.com.br para desenvolvimento movel melhor que j2me. E bastante conhecida fora do Brasil, sendo que é uma tecnologia nacional. Segundo meu professor que foi o desenvolvedor da parte de Banco de Dados, estao sempre procurando profissionais que tenha o conhecimento sobre a tecnologia, aqui na bahia mesmo segundo ele há apenas 3 ou é 4 profissionais… com solidos conhecimentos…

peerless

Se quer trabalhar com SW é necessário investimento na compra da versão profissional da plataforma, pois com a comunitária você não vai muito longe.

Mas para aplicativos moveis (sem limitar-se a apenas celulares) em geral, sem dúvidas há um grande mercado. Pequeno em relação a JEE, mas melhor na relação custo x beneficio - procura x demanda

pintofree

Eu ja acreditei que o J2me era o futuro :smiley:

Hj nao acredito mais, e a cada novo netbook lançado, no estilo EEPC desacredito menos.

O diferença entre preço e o tamanho de um smartphone comparando com um eepc e pequena demais hj em dia, sendo q nao compensa um pessoa usar aplicações um pouco mais complexas em um celular.

saoj

Eu nunca acreditei em j2me e nunca dei bola para desenvolvimento para celular.

Não por causa do j2me em si, mas devido ao fato de todos os telefones serem toscos e possuírem interfaces toscas e usabilidades toscas e facilidade para instalação de programas toscas e custo de acesso a internet tosco.

Daí veio o IPhone e mudou tudo, resolveu todos esses problemas acima com uma simplicidade de babar.

Só um pequeno probleminha: Objective C eu não sei não quero e não sei se consigo aprender.

pintofree

É mais o publico do Iphone e minusculo comparado com o resto dos celulares, sem falar q o desenvolvimento para o mesmo se resuma a jogos e programinhas utilitarios para usuarios. Duvido que alguma empresa equipe seus vendedores com Iphones :smiley:

D

saoj:
Não por causa do j2me em si, mas devido ao fato de todos os telefones serem toscos e possuírem interfaces toscas e usabilidades toscas e facilidade para instalação de programas toscas e custo de acesso a internet tosco.

Existem algumas aplicações legaizinhas para celular um exemplo que achei que iria vinga seria o tal do m-cash do hsbc.

É bacana a idéia e simples.

Minusculo é apelido o iphone custa mais de 3 salários minimos, isso pro padrão de vida da nossa população é coisa de rico!

Rubem_Azenha

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL278364-6174,00.html

http://macmagazine.com.br/blog/2008/02/15/china-mobile-reporta-ter-400-mil-iphones-operando-em-sua-rede/

So sorry, pode ser minisculo comparado com o resto dos celulares, mas não deixa de ser interessante.

EDIT:

Sem falar nisso: http://www.kpcb.com/initiatives/ifund/index.html

fredferrao

Sim, se muda pra Manaus e vai trabalhar na sansumg, nokia e etc., dizem que pagam bem :lol:

CarlosEduardoDantas

pinto:
Estou começando no desenvolvimento de aplicativos para celulares, e estou gostando muito.
Gostaria de um dia viver disto.
Porem, várias vezes ouvi dizer que uma das vantagens do Symbian (que estou citando só como exemplo) é que tem centenas de aplicativos grátis disponíveis.
Mas como fica quem quer (e precisa) ganhar dinheiro com isto?
Vcs acham que é possível lucrar com o desenvolvimento de aplicativos para portáteis, trabalhando por conta própria, seja como pessoa física ou com empresa?
Quais as melhores plataformas, considerando o potencial de vendas?
Como e onde vender?
Vcs ou alguem que conhecem já compraram algum programa para os seus celulares?
Qualquer comentário tá valendo e ajudando bastante !

se tratando de um retorno financeiro aceitável, é possível trabalhar de autônomo com Java Me, mas vc tem que ser mto acima da media…

conheço um cara que fez um framework de persistencia parrudo pra Java Me e vende bem para quem trabalha com Automação de Força de Vendas. Mas pro trabalho e aprendizado constante do cara, fora os meses desenvolvendo sem receber 1 tostão de volta, não acho que o retorno foi tão bom.

mchiareli

Tenta o android… este acho que tem futuro…

http://code.google.com/android/

bsmachado

Olha da grana sim fazer software para celular… Tipo o Android do Google é uma boa pedida, tipo desenvolver aplicações tipo usando servidor, com acesso a dados é uma boa. Jogos de celular é uma idéia que ja existe faz tempo… Agora com a tecnologia 3G por aqui, quem entra de cabeça nessa área ta feito.
Pra ajudar empresas como Nokia, LG, Motorola disponibilizam documentações sobre software J2ME.

maniacs

Um dos celularem que gosto de trabalhar é o Sony Ericsson, muito boa a documentação e o kit de desenvolvimento.
PDA’s uso o superwaba que é muito bom, e sim da para ganhar algum dinheiro com desenvolvimento para dispositivos móveis,
mais axo mais facil sendo para sistemas específicos.
Quanto ao Android do Google, você quer ganhar dinheiro quando ?
Quanto ao iPhone, você quer realmente trabalhar com Objective C ?
Quanto a PDA’s digo Pocket PC não aquela coisa que chamam de Palm

P

Pergunte para as teles que compraram uma parte da empresa do filho do Lula. Elas viram um enorme potencial na empresa que ele montou depois de ter uma inspiração e descoberto que biologia não era a área dele :twisted:

Criado 9 de junho de 2008
Ultima resposta 13 de jun. de 2008
Respostas 13
Participantes 13