Pessoal,
Estou utilizando JSF, facelets, richfaces e mais uma porrada de coisas (não aguento mais tanta sigla…) em uma aplicação nova aqui. E estava com a idéia de criar uma página base (template) utilizando o facelets que seria a “cara” da minha aplicação, e nela colocar um topo, um menu lateral para navegação no site e por fim uma área central onde as coisas “aconteceriam”, basicamente é onde eu quero colocar as minhas outras páginas.
Por questão de desempenho estamos utilizando navegação orientada a estados (Rafael Pontes - http://www.rponte.com.br/2008/04/10/utilizando-ajax-com-jsf-de-maneira-eficiente), que é uma sacada que eu achei muito interessante, evitando ter muitas páginas e o reload da mesma para cada operação.
Mas, agora vem o meu problema, no menu que eu citei inicialmente deveria fazer a chamada da página desejada e carregá-la na área que eu defini. Além de dar erro quando eu carrego essa página nessa área eu estou fugindo do que eu até hoje vi de JSF quanto a regras de navegação. É correto fazer isso???
Se eu seguir as regras de navegação do JSF (configurando elas no faces-config.xml) eu sei que posso criar páginas filhas (ou clientes) do template que eu criei e todas ficariam com o mesmo formato, mas para cada chamada no menu eu faria o reload da página. Gostaria de saber com quem trabalha a mais tempo com JSF se o que eu estou tentando fazer está correto???
Até onde pesquisei não vi ninguém que faça essa mesma abordagem que eu estou procurando… 
Não sei se consegui ser claro na explicação…
Aceito sugestões…
Obrigado