E possivel portar um banco de dados ACCESS para uma interface JAVA?

10 respostas
Stingray

Bom, Criei um banco de dados a uns meses em Access, agora ele ta enorme.

Como resolvi aprender Java agora para sair do Access, eu queria saber se e possivel portar todo meu BD para algum formato e criar um programinha em java que rode nas maquinas e acesse o meu banco de dados em um servidor (e uma coisa que todo mundo da empresa usa e queria baratiar as coisas e ter menos licenças de Access…

Não sou engenheiro da computação (cursei 2 anos mas parei) sou Biologo fututo se deus quiser Bioinformata, por isso meu conhecimento de computação e avançado mas não me lembro quase nada de C++ e a muito mas muito tempo não escrevo nada mais complexo que

print “Hello World”;

Estou fazendo um curso de JAVA na People ( espero que valha a pena, 14meses…) e aprendendo Perl sozinho em casa (em doses homeopaticas).

Bom me apresentei…

alguem pode me responder se da pra portar esse banco de dados totalmente pra fora do Access ?

Valeu !

10 Respostas

_Renatu

Bom, existem algumas maneiras…

Você pode exportar tudo pra CSV, e importar no novo banco…

Ou então você pode acessar o arquivo access através do JDBC, acessando o ODBC do windows… e acessar o seu banco com JDBC normal, copiando os dados… já fiz isso e funcionou normalmente…

É fácil achar no google como fazer estas operações…

Qualquer dúvida, poste de novo!

Stingray

Valeu pela resposta.

mas o que eu não entendi e…

tenho que aprender SQL ou para fazer isso ? ou algum outro tipo de DB ?

vou ter que tirar tudo do Access e colocar em algum outro tipo de DB ?

qual seria melhor para JAVA?

para que eu ja comece a aprender !

Valeu !

alias o que e JDBC e ODBC ? não tenho ideia ! :smiley:

Sou iniciante :smiley:

cv1

Caso vc nao conheca Java ainda, nao eh a melhor maneira de comecar.

Stingray

então eu não conheço…

mas e que esse negocio tem que ser feito.

por que você diz isso ? e muito complexo ? o que eu devo aprender ?

por que não tem jeito tenho que portar isso, não precisa ser pra ontem, mas tem que acontecer.

eu estou pensando em primeiro fazer uma interface gráfica do banco de dados em JAVA para aprender direito a linguagem e mais tarde portar o banco de dados do Access para algum formato e so operar o banco por essa interface Java que será criada. assim me da uns 3 meses para aprender direito como portar esse banco do jeito mais operacional e fácil possivel !

fabim

axo q vc ano precisaria tirar seus dados do access…

JDBC e uma API do java q faz a “ponte” entre a sua aplicação Java e banco de dados… normalmente, pra se fazer essa ponte, vc usa um driver do fornecedor do banco (driver jdbc pra MySql, pra Oracle, etc)…

No caso do Access, vc pode acessar diretamente via JDBC/ODBC, porem no caso de ODBC vc nao acessa o banco “diretamente”, ou como alguns xamam, “acesso nativo ao banco”… vc usa uma conexao ODBC do windows pra isso… resultado: fica mais lento, pois é mais uma camada entre sua aplicacao e o banco… porem, e muuuuuuuuuito facil acessar Access do Java, via odbc…

agora cabe a vc decidir… se usar ODBC nao vai impactar nada pra vc, se vc nao tem muitos registros, faz o JAva acessar o Access via odbc mesmo… se nao, se vc possui bastante registros, talvez seja interessante vc importar esses dados do Access pro Firebird ou MySql, e entao fazer o acesso nativo ao banco…

espero ter ajudado

fbeli

Se vc já tem o access funcionando com uma BD não muito grande e acessada, ele funciuona razoavelmente quase bem. Se não quiser aprender outro banco (mysql, oracle, etc) usa ele mesmo.

Agora, a linguagem SQL tu terá que aprender, pelo menos o básico, ou arrumar uma classe DAO com alguém já resolve para usar com seu aplicativo java.

Stingray

Ajudou e muito… obrigado.

então da pra fazer, e não e uma tarefa hérculea :smiley:

vou aprender como funciona essa interação JDBC e ODBC… e continuar estudando Java para poder fazer a interface grafica.

fabim

É isso ae xD

agora uma coisa muito importante:

como o CV disse la em cima, procure estudar Java bem primeiro… a conexao com o banco vc vai resolver em 1 ou 2 dias no maximo, moleza…

1 - Concentre-se primeiramente em estudar “Programação Orientada a Objetos” - OO

2 - em java, existe um conceito totalmente diferente de programação do q muita gente ta acostumada a fazer em Access, Delphi, VB, que sao “Camadas” do seu sistema… vc nao faz o acesso ao banco direto da sua interface Grafica… a Interface Grafica (Camada de Apresentacao), deve ser o máximo possivel separada das suas classes de negócio, e TOTALMENTE separada da camada de persistência (persistência = gravar ou recuperar do banco)… interface grafica JAMAIS acessa banco…

procure estudar bem isso ae, pra começar bem e nao ter problemas futuros…

Pedrosa

Com certeza é possível fazer eixstem diversos tutorias aqui mesmo no GUJ:

http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.7.1.guj

Uma vez tendo acesso ao banco de dados, pode criar uma aplicação web para gerenciar seus dados, começe por JSE que seria a linguagem Java e depois estude um pouco sobre JEE Java para Internet na parte de Servlets, qualquer dúvida pode postar aqui.

Quando estiver dominando essa parte, pode fazer algumas coisas mais legais como:

http://displaytag.homeip.net/displaytag-examples-1.1/example-config.jsp

paulopatto

Olá pessoal, bom dia revivendo o tópico.

Eu tenho uma base de dados em Microsoft Access 2007 e preciso acessa-la pelo java. Tentei seguir alguns tutoriais na internet para aquivos .mdb mas nada feito. Dá um erro de driver.

O banco de dado não está em mdb ele está no formato do access 2007 (.accdb).

Alguem sabe como efetuar o acesso a uma base de dados como essa? Muito obrigado pela atenção e aguardi respostas.

Criado 16 de janeiro de 2007
Ultima resposta 8 de abr. de 2009
Respostas 10
Participantes 7