É possivel publicar uma aplicação Java?

Olá a todos, meu nome é Carlos e sou novo no mundo Java.

Gostaria de tirar uma dúvida com vocês.

Utilizo o C# para desenvolvimento e obviamente o framework .NET.

Com o .Net eu posso publicar uma aplicação (.exe) no servidor de internet e acessar esta aplicação através do browser de qualquer cliente que possua o framework instalado.

A minha dúvida consiste em saber se isto é possível com o Java. Pois, no caso do .NET eu fico preso a plataforma Microsoft.

Sendo possível fazer a publicação, qual servidor de internet posso utilizar? Esta aplicação rodaria em qualquer plataforma (Linux/Windows)?

Obs.: Não estou querendo rodar um applet ou rodar um servlet. O que desejo é realmente rodar a aplicação Java no cliente através do browser.

Um grande abraço a todos,
Carlos Junior

Poderia ser um applet ?

nspy, não. Gostaria de chamar realmente a aplicação.

A resposta é Java Web Start (JWS). Aqui no GUJ tem um tutorial sobre e na net também tem muito material sobre.

Obrigado leonardom, estou pesquisando.

Só de curiosidade. É tão simples como no .NET?

Abraços

Aprenda uma coisa, nada em Java é tão simples quanto em dotnet… o que voc~e quer é uma aplicação J2EE mesmo, rodando num servidor (em qualquer plataforma)e sendo acessada por qualquer plataforma (cliente).

Temos vários servidores para rodar as aplicações, tomcat (apenas um conteiner), weblogic, jboss e o melhor na minha opnião WAS (WebSphere Server Application da IBM).

Isso mesmo leandroqbs. É exatamente o que eu quero.

Agora se é uma aplicação J2EE eu não sei…rsrs não se esqueça que eu disse que sou novo neste mundo.

Agora, a solução que o leonardom deu não vai resolver?

(já estou lendo sobre o que ele falou)

Obrigado
Carlos Junior

Não use applets, porque elas não irão funcionar adequadamente em Windows Vista.