ai pessoal sera que é possivel trabalhar nessa area e ser um bom profissional tendo apenas o diploma da caelum?
Com certeza, se vc aprender bem, porque não?
Eu aprendi através de livros e tirando dúvidas. Então, não é nada impossível. Mas saiba que primeiro vc vai apenas ser apresentado ao caminho, mas terá que trilhá-lo para que seja possível do mercado se abrir a você.
Boa sorte.
obrigado mesmo…bom além do curso eu sei que é necessárioempenho e gosto pelo que faz, mas sou do tipo que progama ao chegar em casa… tenho outra pegunta pra ti …eu só fiz lógica de progamação até agora…da pra encarar java numa boa?
mas é possível ser bom profissional até mesmo sem diploma da caelum… meu conselho é: não deixe de fazer uma faculdade.
mas é possível ser bom profissional até mesmo sem diploma da caelum… meu conselho é: não deixe de fazer uma faculdade.[/quote]
O único perigo atualmente é a faculdade. Se pegar os professores “certos”, vai emburrecer e não aprender.
A menos que faça faculdade de outra coisa que não seja TI, ai sim, pode ser .
mas é possível ser bom profissional até mesmo sem diploma da caelum… meu conselho é: não deixe de fazer uma faculdade.[/quote]
O único perigo atualmente é a faculdade. Se pegar os professores “certos”, vai emburrecer e não aprender.
[/quote]
Do jeito que você fala(que é o jeito de grande parte aqui no GUJ) até parece que quem faz faculdade é LIXO e quem não faz e é auto-didata que é o BOM, que manja tudo.
Olha esse cara aqui que fez CC que currículo horrível: http://www.ime.usp.br/~peas/
Garanto que o JOrigami você faz em um dia né? Afinal, é só você comprar um livro, estudar e fazer. Simples né?
Francamente tá na hora de acabar com essa palhaçada aqui no GUJ!
No Brasil existem muitas faculdades muito boas de Computação. Com certeza existem mais ruins, mas também existem muito boas.
E do mesmo jeito que existe muitas pessoas muito boas que não fizeram faculdade(pcalcado por exemplo), existem muito mais pessoas
boas que fizeram faculdade…e essas merecem respeito!
Desculpem o desabafo, mas é que esse já é o terceiro tópico diferente que eu entro no GUJ hoje e leio a mesma coisa, que quem faz faculdade em Computação é uma topeira.
Computação não se resume a JMS, EJB, Servlets, Swing. Existem algumas coisinhas chamadas Teoria dos Grafos, Programação Dinamica etc.
Mas é que normalmente a desculpa das pessoas é que Teoria dos Grafos não se usa na vida real…engano…
Façamos o seguinte. Eu estudei faculdade e não, não foi de Ciência de […]. E não, não faria em TI.
Diz o que um professor de TI pode te ensinar que eu lhe mostro um livro que vc pode ler e aprender, melhor e de forma mais clara.
Desculpa cara, mas está perdendo tempo. A área de informática é a mais democrática de todas. Há mais informações espalhadas pela Internet e em livros que milhares de professores poderiam reter. Então, o que você aprende por eles que não poderia aprender sozinho?
[/quote]
Do jeito que você fala(que é o jeito de grande parte aqui no GUJ) até parece que quem faz faculdade é LIXO e quem não faz e é auto-didata que é o BOM, que manja tudo.
Olha esse cara aqui que fez CC que currículo horrível: http://www.ime.usp.br/~peas/
Garanto que o JOrigami você faz em um dia né? Afinal, é só você comprar um livro, estudar e fazer. Simples né?
Francamente tá na hora de acabar com essa palhaçada aqui no GUJ!
No Brasil existem muitas faculdades muito boas de Computação. Com certeza existem mais ruins, mas também existem muito boas.
E do mesmo jeito que existe muitas pessoas muito boas que não fizeram faculdade(pcalcado por exemplo), existem muito mais pessoas
boas que fizeram faculdade…e essas merecem respeito!
Desculpem o desabafo, mas é que esse já é o terceiro tópico diferente que eu entro no GUJ hoje e leio a mesma coisa, que quem faz faculdade em Computação é uma topeira.
Computação não se resume a JMS, EJB, Servlets, Swing. Existem algumas coisinhas chamadas Teoria dos Grafos, Programação Dinamica etc.
Mas é que normalmente a desculpa das pessoas é que Teoria dos Grafos não se usa na vida real…engano…
[/quote]
sendo o estudante orientado por um professor ou auto-didata, se o objetivo é aprender os dois lados levam ao mesmo lugar. é apenas uma questão de perfil.
falando nisso, se o autor do post está procurando um treinamento, como o da caelum, isso sugere que o perfil dele não seja auto-didata. por isso a indicação um curso de graduação me pareceu o mais óbvio.
Você pode quotar onde alguém disse isso? Eu terei muito prazer em responder à pessoa dizendo que ela está errada mas, sinceramente, eu não vi isso ocorrer no GUJ nos últimos anos.
O que eu e outros defendemos é que faculdade não é a maneira de adquirrir conhecimento, é uma maneira.
Da mesma forma que um autodidata pode acabar adquirirndo seu conhecimento de material de baixa qualidade estudantes universitários podem pegar instituições e/ou professores muito ruins.
Esqueci de respoder ao tópico
Sim, é possível mas você não vai querer parar por aí. Se você precisa de uma grana para pagar a faculdade o que você vai aprender na Caelum vai te dar base suficiente para um emprego como programador junior, creio. Se você está querendo apenas um início também vale a pena mas aqui está o segredo do autodidata: referências. Se não me engano na apostila da Caelum tem bibliografia. Compre e leia todos os livros que são citados nela, depois olhe a bibliografia destes livros e faça o mesmo.
[quote=djemacao]
Diz o que um professor de TI pode te ensinar que eu lhe mostro um livro que vc pode ler e aprender, melhor e de forma mais clara.
Desculpa cara, mas está perdendo tempo. A área de informática é a mais democrática de todas. Há mais informações espalhadas pela Internet e em livros que milhares de professores poderiam reter. Então, o que você aprende por eles que não poderia aprender sozinho?[/quote]
Isso acontece ate em medicina, engenharia e administracao. nao é motivo para falar que fazer faculdade nao vale a pena. Como o Calçado disse, faculdade é uma das maneiras de se adquirir conhecimento.
E a gente esta falando de professor de Ciencia da Computacao, nao de TI. Tem um grande diferenca ai…
Bom kiko-lp St. jimmy, vc até pode ser um excelente profissional sem numca ter feito faculdade, ou cursos por aí. Só vai depender de vc. Mas vc sempre será limitado às vagas que não exigem um curso superior. Nada contra quem não tem diploma, inclusive eu mesmo aprendi mta coisa com um ex-patrão que não tinha nem o 2o. grau completo e é um analista de primeira. Então, fica minha dica, se vc tiver condições faça uma facu, seja ela C.C, Análise, PDD, ou SI.
ah, acho que dei siglas demais:
C.C = Ciencia da computação
Analise de sistemas
PDD = Processamento de dados
SI = Sistemas de informação.
Faculdade não precisa ser O DETERMINANTE, mas que é um bom DIFERENCIAL no seu currículo e na sua vida, ela é.
A faculdade não diz quem é bom e quem não é. Mas cursar uma abre muito mais portas.
Vejamos 2 duas criaturas (um cobra e uma toupeira) e como eles se sairiam nas duas situações.
[list]O Cobra não faz faculdade: Ele simplesmente corre atrás. Estuda, passa noites em claro.Se garante no mercado com certo esforço. Ganha dinheiro. Vive bem.
O Toupeira sem faculdade: Não vai longe. Sai do mercado em breve ou vive de pequenos serviços.
O Toupeira com faculdade: Consegue algum cargo, não dura muito tempo no serviço. Vive de galho em galho, e quase nunca a mudança faz aumentar o salário ou é voluntária. Vai fazer concurso público. Ou vive de pequenos serviços. Não vai muito longe na área e antes dos 40 já parou e mudou de área.
O Cobra com faculdade: O céu é o limite. Se ele é mesmo tão bom, qual o problema de encarar uma faculdade? Ah, é fácil demais pra ele? Só tem toupeira lá? Então acaba logo essa bagaça e parte pro mestrado! Ah, é fácil também? Faz doutorado então! Certificações? Se são apenas um pedaço de papel que não prova nada e qualquer um pode ter, porque não obtê-las e melhorar meu salário? [/list]
Acho que seu exemplo é simplista demais. E se o que você chama de ‘cobra’ n ão estiver disposto a perder 4 anos em algo que não vai agregar nada para ele? E se quiser fazer Artes Cênicas?
[quote=pcalcado][quote=josenaldo]
O Cobra com faculdade: O céu é o limite. Se ele é mesmo tão bom, qual o problema de encarar uma faculdade? Ah, é fácil demais pra ele? Só tem toupeira lá? Então acaba logo essa bagaça e parte pro mestrado! Ah, é fácil também? Faz doutorado então! Certificações? Se são apenas um pedaço de papel que não prova nada e qualquer um pode ter, porque não obtê-las e melhorar meu salário?
[/quote]
Acho que seu exemplo é simplista demais. E se o que você chama de ‘cobra’ n ão estiver disposto a perder 4 anos em algo que não vai agregar nada para ele? E se quiser fazer Artes Cênicas?
[/quote]
Bem. Se ele quiser gastar os 4 anos dele em qualquer coisa que não seja um curso na área de TI, me pergunto se esse cara é mesmo um computeiro de coração ou apenas um ferinha em informática.
Calçado, você por exemplo, é um cara muito reconhecido, competente. Se não vai gastar 4 anos com um curso de TI que não te agregar nada, vai gastar seu precioso tempo, suas noites perdidas, seus fins de semana pra estudar uma área por puro e simples prazer? Vai mesmo fazer estágio, escrever uma monografia, aguentar professor pé-no-saco, colegas chatos e intrigas, tudo pra fazer Artes Cênicas (or whatever)? Vai fazer tudo isso ao invés de gastar esse tempo em casa, com seus livros de informática? Vai usar o tempo que estaria aplicando em aprender algo com TI pra aprender algo de artes cênicas?
Parabéns! Você não é computeiro. É ator (or whatever)! rssrsrsrsrsrsr
E será mesmo que um curso de TI não vai te agregar NADA?
Posso até estar errado, mas uma das coisas que admiro em computação e muitas artes é a PAIXÃO com que as pessoas dessas áreas se dedicam ao seu trabalho/estudo/diversão. Aí está o currículo dele. http://lattes.cnpq.br/1377022547816780 .Esse é um cara que é apaixonado pelo que faz! E já está fazendo mais um pós-doutorado.
Se a faculdade não agrega nada? Depende de onde você quer trabalhar. Os 4 anos da faculdade, eu acho que podem muito bem ser vencidos sem se cursar uma, basta você estudar por conta própria. Mas aprender o que se aprende na pós-graduação, Aí é mais complicado. Sem estar no meio acadêmico, você simplesmente não tem acesso a certas informações!
Faculdade é o único caminho? Não. Mas que abre muitas portas, disso não tenho dúvidas.
Então para você fazer faculdade é o que define se o cara é um profissional ou, como você chama, um “computeiro”?
Já te ocorreu que uma essoa pode ter mais de um interesse na vida? Já te ocorreu que para uma pessoa que considera aprender sozinho uma coisa (coputação) muito fácil pode querer não usar a mesma estratégia para aprender outra coisa?
Qual o problema em ser ambos?
Você realmente vincula curriculum acadêmico formal com paixão? Sério?
[quote=josenaldo]
Se a faculdade não agrega nada? Depende de onde você quer trabalhar. Os 4 anos da faculdade, eu acho que podem muito bem ser vencidos sem se cursar uma, basta você estudar por conta própria. Mas aprender o que se aprende na pós-graduação, Aí é mais complicado. Sem estar no meio acadêmico, você simplesmente não tem acesso a certas informações![/quote]
Não conheço nenhuma pós-graduação na minha área de interesse (basicamente engenharia de software) que não teha conteúdo assimilável por autodidatas. Pode dar um exemplo do que está falando?
Apesar de fazer faculdade eu acho que um curso técnico como o da Caelúm é mais explicativo e dinâmico. Na faculdade geralmente passamos por cima de assuntos devido a grande bagunça nas salas ou a falta de didática do professor.
[quote=Rafael Lima]Apesar de fazer faculdade eu acho que um curso técnico como o da Caelúm é mais explicativo e dinâmico. Na faculdade geralmente passamos por cima de assuntos devido a grande bagunça nas salas ou a falta de didática do professor.
[/quote]
Rafael, Cursos da Caelum ensinam a se programador e desenvolvedor. Um cientista da computação, por exemplo, vai muito além disso. Saber programar é somente uma das habilidades.