É possível?

15 respostas
Cleber_Amancio

Ola!

É possível aprender a programar em java e se tornar um bom programador, tendo somente como fonte de estudo o material da rede?

Desde já, valeu a atenção

Abraço!!!

15 Respostas

AlexandreGama

Cara, nesse mundo tem bastante coisa possível! =)
Conheço ótimos programadores que largaram faculdade e cursos mas se tornaram ótimos programadores!
Mas isso vai de extrema dedicação de cada um!
A net tem informação muito boa, mas informação muito ruim, tem que saber separar legal!
Mas mesmo assim é aconselhável passar por cursos básicos pra ter uma base de conhecimento
e saber sobre o que pesquisar/estudar.

Com certeza deve ter uma galera aqui no fórum que já passou por essa dúvida, alguns devem ter largado a faculdade,
outros não, outros largaram cursos, enfim, seria bacana se a galera falasse como andam as coisas!

Até mais!

Zeed01

Boa noite galera !

Opinião pessoal…

Se esta perguntando se é possivel aprender a linguagem Java somente com material da rede, minha resposta é sim.
Na internet tem material pra caramba… alias eu acho que só a documentação da própria linguagem já da para aprender muita coisa, fora os exemplos que você consegue encontrar.

Agora… se esta falando sobre aprender Oo, Design Patterns, Framework´s, etc, etc, etc…

Daí eu acho que um bom livro ou curso ajuda bastante.

[]s

ViniGodoy

É possível? Sim.

Fácil? Nem tanto. Interessante? Provavelmente não.

Sem faculdade ou cursos reconhecidos fica mais difícil convencer um contratador de que seu currículo é bom. Fica vedado o acesso a institutos de pesquisa ou a faculdades.
Fica complicado tentar concursos públicos.

AlexandreGama

Como o Zeed01 falou, realmente linguagens pra muitos é até melhor aprender pela net mesmo,
mas sempre com ótimos materiais que sejam ótimas referências!
Só por tutoriais nao creio que se vá muito longe, mas sim por ótimos livros, inclusive
vários deles já discutidos no próprio GUJ.

Você pretende começar com Java seu estudo sobre desenvolvimento de software
ou você já tem experiência de outra linguagem e está “migrando”?

Até mais!

AlexandreGama

Pegando um gancho no que o ViniGodoy falou, sobre oportunidades, realmente acaba
sendo o outro lado da moeda.
Ainda tem muita empresa que contrata pela instituição de ensino que o cara faz
do que pelo próprio conhecimento. Neste ponto pesa um pouquinho(muitas vezes muito!).

Por experiência própria, estudo na USP e já passei por processos seletivos que tenho
certeza que outros desenvolvedores tinham muito mais experiência que eu (e isso
no 1° de faculdade onde eu não sabia “nada”) e o RH falava que era pela instituição.

Confesso que não gosto muito dessa abordagem pois atrapalha a empresa (pegar
alguém “cru” como eu na época) e atrapalha o profissional, que ainda está aprendendo,
mas dele é exigido mais do que ele pode.

Mas este é um assunto bem sensível, onde você pode ouvir centenas de opiniões, onde várias
delas podem estar corretas.
Cabe a você ser o intermediador de você mesmo sobre o que você tem facilidade ou não de aprender sozinho,
quais são suas intenções, quanto tempo disponível você tem pra estudar, etc…

Abraços!

ViniGodoy

Mas veja pelo lado do contratador, sobretudo de uma grande empresa.

Ele recebe uma boa quantidade de currículos e precisa fazer um filtro inicial. Qualquer um pode dizer “sou bom em java” e “sou auto-didata” no currículo, mas comprovar é que são outros 500.
Bem ou mal, a faculdade é uma espécie de certificação. Ela certifica que você estudou X horas, que atingiu uma determinada média em suas matérias. É como uma OCJP, mas sobre informática no geral.

Se você quer ser só auto-didata, seria bom organizar um site com um portifólio, e ter certeza de colocar programas realmente surpreendentes por lá. Não vai ser fácil conseguir convencer seu contratador de que você é bom, só com a luz dos seus olhos e com um sorriso no rosto.

Anime

Oi Cleber,

Todos que responderam tem razão…Mas não desanime,se vc gosta vai em frente,conheço programadores que aprenderam assim,
na raça e trabalham por conta,e outros com faculdade que também trabalham assim,por coveniência ou mesmo por falta de uma oportunidade.

As empresas contratam quem está no começo da faculdade mesmo,é mais facil manter um estagiario…

Obs:Facil,não vai ser…eu por exemplo,quando comecei a ter aulas de java,não sai correndo de vergonha,rsrs…Mas não é impossível…

Boa sorte! :wink:

Zeed01

Boa noite galera !

Como sempre as respostas do ViniGodoy são muito boas e construtivas, concordo com o que ele disse, principalmente no que diz respeito a parte do contratante.
Na minha resposta foquei somente a pergunta feita, ou seja, se acho possível aprender java somente pela net.

Ja se isso vai ser facil ou dificil, e se depois, vai dar o retorno esperado no mercado de trabalho, ai ja são outros quinhentos…

Mas por exemplo, se você quiser montar um negocio próprio, não vai cobrar de você mesmo um canudo… rs.

[]s

AlexandreGama

Referente ao processo de seleção de uma empresa concordo plenamente com ViniGodoy.
Se precisar de um filtro, realmente a instituição será levada em conta.

Pense que aprender um assunto é uma coisa, provar que você sabe é outra, e que o tipo
da prova que o contratante quer pode ser outra ainda.
Defina bem o que você acha necessário, defina a velocidade, o mercado que deseja atingir e a partir daí
você terá uma visão melhor sobre o que será melhor ou não nessa sua jornada de aprendizado.

Abraços!

AlexandreGama

Só lembrando Cleber Amancio,
É sempre bom ver dicas do pessoal bem mais experiente, como o
Philip Calçado, CV, Louds, Bani, ViniGodoy, Luca, Guilherme e Paulo Silveira, Rafael Ferreira… (dá pra ficar bastante tempo nisso…)

Abraços!

Cleber_Amancio

Pelo interesse da galera aqui deu pra perceber que da pra aprender bastante pela net sim.
Concordo também com a opinião do ViniGodoy sobre a dificuldade de ingressar no mercado sem ter um diploma.

Mas vou me aventurar…rsr, e se o prazer e a motivação persistirem, ai a coisa é séria!!!Vou atras do diploma.

Mais uma vez valeu pelas dicas!!!

Abraço!!

discorpio

Boa noite a todos.

Sou autodidata e te digo que boa parte sobre como programar em VB, Delphi e Java, 70% e aprendi nos livros e 30% na Internet, não que a Internet seja ruim, porém quem nunca programou, especialmente em java, muitas das vezes não sabem por onde começar, creio eu que voce está com essa dúvida também.

E neste momento que um curso específico, ou a Faculdade te ajuda. Há ocasiões em que o livro te ajuda ainda mais, e esta capacidade de aprendizado só no livro, voce aprender com muita prática, pois pelo que eu pude constatar através de estagiários que vem trabalhar aqui na Empresa, vem da faculdade semi-cru, isto porque aprendem diversas linguagens e diversos conceitos, tudo em uma carga horária que realmente não acredito que dê para aprender tudo, só aprendem o básico do básico. Eu, particularmente aprendi nos livros porque já sou programador há algum tempo (desde 1982), quando programava em Basic, Clipper e Cobol.

Há também um detalhe importante, voce tem que gostar de fazer isto, e literalmente comer livros, ou seja, não é só ler, mas tem que entender e absolver na massa do sangue o que leu.

Existe outros conceitos, como já foi citado aqui, que ajudam bastante a entender o java, e o principal deles é a Orientação a Objetos. Se voce quiser ser bom em Java, comece por este conceito, porque práticas em POO, não é só exclusivo do Java, mais também está sendo o conceito de várias linguagens atualmente, e uma delas é o Object Pascal do Delphi.

AlexandreGama

Então Cleber Amancio,
Em um resumão do post, acho que a mensagem é: Saiba dosar as coisas e as escolhas.
Uma hora você ganha de um lado, mas perde do outro, e vice-versa.
Mas a partir do momento que você começar a estudar, vai procurando pelo Guj que certeza
que alguém já passou pela dúvida e posta o que você tiver problema, certeza que alguém vai ajudar!

Abraços!

Anime

Quando li essa frase lembrei de você…

“E, por não saber que era impossível, ele foi lá e fez”

Ironlynx

Perfeitamente.Mas a sua capacidade de ser proativo(leia-se autodidata), vai falar mais.Tente aprender com seus erros, e principalmente, com o erro dos outros.Não tenha vergonha de perguntar, mas tente sempre primeiro, matar seus erros sozinhos(nem que seja pesquisando via google).A sua capacidade de “se virar” para achar uma boa solução, falará mais alto do que sua capacidade de escrever(BOM) código, que é fundamental, mas não é tudo.Sou um exemplo vivo, de quem conseguiu via NET conhecimento e serviços, e sou grato a mesma por isso. :wink:

Criado 18 de outubro de 2010
Ultima resposta 20 de out. de 2010
Respostas 15
Participantes 7