do jeito que você fez, funciona, porém, não será exibido para o usuário do seu sistema e sim, será exibido nos logs do servidor que você estiver usando para executar sua aplicação.
Se for uma aplicação web, o quê você pode fazer é tratar essas condições para exibir na sua tela. Por exemplo, se ocorrer uma exceção (que poderá acontecer em alguma situação não esperada nas operações com o banco de dados), você pode capturar usando o bloco try/catch, colocar essa mensagem na sua request para ser usada na tela.
O mesmo caso você faria para exibir uma mensagem de sucesso; se não ocorreu exceção, provavelmente seu registro foi inserido e nenhum erro aconteceu.
Já pedi pra vc colcar a parte do seu código de inserção, com certeza precisa ter algum bloco try/catch para isso, pois tais métodos possuem exceções checadas, só não me lembro qual é
[quote=brunorota]Já pedi pra vc colcar a parte do seu código de inserção, com certeza precisa ter algum bloco try/catch para isso, pois tais métodos possuem exceções checadas, só não me lembro qual é
Cole o seu código que nós podemos ajudar melhor[/quote]
Código de inserção vc quer dizer o formulário?
Ou quer dizer o código verdadeiro em vez de ter estes “Aa” e “Bb” …
Vou por ele ae.
Tinha 1 erro mas já achei. Tem um problema agora. Quando insiro os dados corretamente td bem mas quando insiro os dados errados apesar de não inserir na BD não aparce a mensagem de erro
Na verdade tá sobrando uma chave “}”
Mas nós só te demos uma idéia de como usar o try/catch… vc precisa adaptar ai no seu código.
Ah, e se estiver usando mesmo uma jsp, retire os “System” dos System.out.println()…
=D
Mas nós só te demos uma idéia de como usar o try/catch… vc precisa adaptar ai no seu código.
Ah, e se estiver usando mesmo uma jsp, retire os “System” dos System.out.println()…
=D[/quote]
Px é cara. Tenho ainda que adaptar isso ae. Também só falta mensagem de quando insiro errado. Tá me aparecendo a mensagem de “ta td legal” e “ta dando errado” ao mesmo tempo.
=D[/quote]
Px é cara. Tenho ainda que adaptar isso ae. Também só falta mensagem de quando insiro errado. Tá me aparecendo a mensagem de “ta td legal” e “ta dando errado” ao mesmo tempo.
Mas eu resolvo isso na boa!
Blz galera![/quote]
Pois. Mas continuo com 1 problema! :evil:
Preciso que algo veja que já existe um utilizador com o mesmo nome de Usuário na BD. Vou precisar de outro try catch! Ou posso usar o mesmo? Ou tem outra maneira de fazer?
Sugestões?
hmm isso já é mais complicado…
você podia gravar o nome do usuário em uma variável de sessão… ou aplicação. Não é uma boa solução, mas nunca fiz algo parecido ‘-’.