É preciso ser bom de Marketing para se dar bem em TI?

O autor do blog http://www.yanaga.com.br/2013/05/eu-nao-acredito-mais-em-super-herois.html fez um relato muito legal sobre isso.Ser o melhor no que faz não é o bastante? O que acham?

Completamente verdade!
Tenho alguns colegas que ninguem quer trabalhar com eles, não sabem nada, mas se vendem muito bem para os gerentes.
Se vc for bom em algo e conseguir ter inteligencia emocional tu vai muito longe.
O problema é que esses caras ganham viagem/aumentos bonus e outros, não contribuem nos projetos mas são muito bem vistos pelos gerentes, isso com o tempo começa a irritar os outros que tem que traalhar em dobro.
Tente se vender mas nunca seja arrogante, é muito facil se achar o cara e passar dos limites.

É triste ver uma pessoa desiludida, e mais triste ainda é não poder discordar dela.

Isso acontece em qualquer área, não só em TI. Quem sabe faz, quem não sabe baba ovo, e baba-ovos sempre ganham cargos de confiança do chefe :confused:

Cara vc disse tudo!!!

Simples assim…

isso reflete que as pessoas que estao na gestao, não tem capacidade de gerenciar pessoas, ser observador, ter senso crítico …

Isso prova que raramente é o gerente quem revisa os commits :slight_smile: Se é que alguém revisa

Conhecem silogismo?

Lógico que isso pode ser somado à uma série de detalhes, como a idéia do marketing pessoal. Mas há alguns detalhes. Competência ainda é fundamental, embora a cultura brasileira (talvez mundial) não considere muito a idéia de meritocracia, em prol da puxasacocracia ou da favorescracia (favores de quaisquer natureza).
Como dito no “Tropa de Elite”

A questao saber se vender e resolver pode ser muito e geralmente é mais importante doque o conhecimento em si…
ja recebi curriculos que falei, não é possivel este cara não pode ser tão ruim assim…

Cara vc disse tudo!!!

Simples assim…[/quote]
não penso exatamente assim, mas penso que o fazer acontecer pode ser simplesmente babando ovo e vendo os outros trabalhando fazendo talvez oq esse deveria estar fazendo…
cargos de gestao significam tomas decisoes e fazer acontecer e nao arregacar as mangas e trabalhar…
isso talvez explique muita coisa…

Cara vc disse tudo!!!

Simples assim…[/quote]
não penso exatamente assim, mas penso que o fazer acontecer pode ser simplesmente babando ovo e vendo os outros trabalhando fazendo talvez oq esse deveria estar fazendo…
cargos de gestao significam tomas decisoes e fazer acontecer e nao arregacar as mangas e trabalhar…
isso talvez explique muita coisa…[/quote]

Quem faz acontecer, nevar, chover são aqueles que arregaçam a manga e trabalham,

São aqueles que além de trabalhar o dia inteiro, chegam em casa e ao invés de dar atenção a mulher e filhos,

Mete a cara no computador pra estudar!!

Cara vc disse tudo!!!

Simples assim…[/quote]

Quem faz acontecer, nevar, chover são aqueles que arregaçam a manga e trabalham,

São aqueles que além de trabalhar o dia inteiro, chegam em casa e ao invés de dar atenção a mulher e filhos,

Mete a cara no computador pra estudar!![/quote]

Na pratica sim, mas no mundo corporativo não…
Quem faz acontecer no mundo corporativo é quem viabiliza seja mandando, seja contratando, etc…

O fazer acontecer no mundo corporativo é muito mais do que sentar no computador e trabalhar…

Cara vc disse tudo!!!

Simples assim…[/quote]

São aqueles que além de trabalhar o dia inteiro, chegam em casa e ao invés de dar atenção a mulher e filhos

Não concordo com você, quem pensa assim é doente e precisa de tratamento, para mim workaholic é uma doença assim como alcoholic

Claro que cada um sabe o que é melhor para si…

Sobre o tema, fazer marketing pessoal é mesmo super importante, diferente de ser “marketeiro”…

Cara vc disse tudo!!!

Simples assim…[/quote]

São aqueles que além de trabalhar o dia inteiro, chegam em casa e ao invés de dar atenção a mulher e filhos

Não concordo com você, quem pensa assim é doente e precisa de tratamento, para mim workaholic é uma doença assim como alcoholic

Sobre o tema, fazer marketing pessoal é mesmo super importante, diferente de ser “marketeiro”…

[/quote]

André vou citar um exemplo,

Talvez vc não saiba o que é mudar de cidade, não ter famíliares por perto e ter que colocar comida em casa para sua filha recém-nascida,

A unica maneira que eu encontrei foi meter a cara nos estudos, quando eu digo estudos eu digo(ROR, Sinatra, Backbone, Angular, Ember, Node, Mongo e Patterns disso tudo aee, etccccc…)

E não acredito que eu seja um doente por isso, mas sim disciplinado e com um objetivo traçado,

Até pq tenho dois anos de Java e não estou fazendo como muitos fazem que é esperar dar uns 6 anos pra ser Senior,

OBS: É óbvio que eu não chego em casa e imediatamente vou ao computador, foi uma maneira de falar

[quote=rafael_jesus]

Talvez vc não saiba o que é mudar de cidade, não ter famíliares por perto e ter que colocar comida em casa para sua filha recém-nascida,

A unica maneira que eu encontrei foi meter a cara nos estudos, quando eu digo estudos eu digo(ROR, Sinatra, Backbone, Angular, Ember, Node, Mongo e Patterns disso tudo aee, etccccc…)

E não acredito que eu seja um doente por isso, mas sim disciplinado e com um objetivo traçado,

Até pq tenho dois anos de Java e não estou fazendo como muitos fazem que é esperar dar uns 6 anos pra ser Senior,

OBS: É óbvio que eu não chego em casa e imediatamente vou ao computador, foi uma maneira de falar[/quote]

Talvez voce tenha exagerado um pouco, mas na essência eu concordo com voce. Eu acho que deixar de dar atenção a família um exagero, mas você deve encontrar tempo para fazer melhorar os seus conhecimentos sim.

O que eu acho curioso é que nos chamam de bitolados, nerds, e etc… quando passamos um fim de semana lendo algo sobre a nossa profissão. Mas se é um médico ou advogado ele é um apaixonado, predestinado para aquilo, dedicado à sua profissão e ao bem maior.

Sobre o tema, eu cheguei a começar uma resposta quando esse tópico ainda não tinha nenhuma, para dizer que texto era desconexo, sem coesão, sem intenção clara e estava parecendo mais mimimi do que qualquer outra coisa, mas desisti de entrar na discussão.

Essa visão de que os “marketeiros” se dão bem e que competência não importa é bobagem, talvez isso aconteça aqui e ali, mas o que importa mesmo é saber fazer. Esses que não sabem fazer, e eu já vi muitos, tem que viver de joelhos para seus superiores por medo de perderem seus empregos que valem 10% a mais que o nosso (quando valem) porque sabem, ou se não sabem desconfiam, que se perderem aquela vaga não acham outra tão cedo.

Então os desiludidos que parem de choradeira e olhem para o próprio umbigo. Injustiças existem também no mundo corporativo, em alguns lugares mais que em outros, mas vocês que sabem o que fazer e como fazer sempre terão seu lugar tanto em uma quanto em outras, enquanto os tais gestores de pessoas que na verdade são gestores de coisa alguma sofrem pra achar alguém que acredita nas papagaiadas que eles falam. E acreditem, sofrem.

Cara vc disse tudo!!!

Simples assim…[/quote]

[/quote]

OBS: É óbvio que eu não chego em casa e imediatamente vou ao computador, foi uma maneira de falar[/quote]

Sim, eu sei o que é mudar de cidade, já mudei 7 vezes

Os gregos já diziam que o equilíbrio está no caminho do meio, nem tanto ao céu nem tanto a terra

Tudo que é demais é prejudicial, eu acho que talvez você tenha se colocado mal mesmo…

[quote=YvGa][quote=rafael_jesus]

Talvez voce tenha exagerado um pouco, mas na essência eu concordo com voce. Eu acho que deixar de dar atenção a família um exagero, mas você deve encontrar tempo para fazer melhorar os seus conhecimentos sim.

O que eu acho curioso é que nos chamam de bitolados, nerds, e etc… quando passamos um fim de semana lendo algo sobre a nossa profissão. Mas se é um médico ou advogado ele é um apaixonado, predestinado para aquilo, dedicado à sua profissão e ao bem maior.

Sobre o tema, eu cheguei a começar uma resposta quando esse tópico ainda não tinha nenhuma, para dizer que texto era desconexo, sem coesão, sem intenção clara e estava parecendo mais mimimi do que qualquer outra coisa, mas desisti de entrar na discussão.

Essa visão de que os “marketeiros” se dão bem e que competência não importa é bobagem, talvez isso aconteça aqui e ali, mas o que importa mesmo é saber fazer. Esses que não sabem fazer, e eu já vi muitos, tem que viver de joelhos para seus superiores por medo de perderem seus empregos que valem 10% a mais que o nosso (quando valem) porque sabem, ou se não sabem desconfiam, que se perderem aquela vaga não acham outra tão cedo.

Então os desiludidos que parem de choradeira e olhem para o próprio umbigo. Injustiças existem também no mundo corporativo, em alguns lugares mais que em outros, mas vocês que sabem o que fazer e como fazer sempre terão seu lugar tanto em uma quanto em outras, enquanto os tais gestores de pessoas que na verdade são gestores de coisa alguma sofrem pra achar alguém que acredita nas papagaiadas que eles falam. E acreditem, sofrem.[/quote] Cara, se fosse outro o escritor do blog até concordaria com você que seria “mimi” mas o professor Edson Yanaga era um cara muitíssimo dedicado e excelente profissional.