E quando varias empresas desenvolvem o mesmo projeto?

4 respostas
alucardeck

Olá pessoal,

gostaria mais de uma opinião de vocês,

onde trabalho, temos que dar continuidade a um projeto (Java) que foi criado por outra empresa (de malditos argentinos), e que ainda não sabemos se eles vão voltar a desenvolver nele…
e então obviamente essa empresa desenvolveu criando packages dessa forma: com.[outra empresa].xxxx.yyyy

nesse meio tempo, uma terceira empresa (de indianos) tb deram manutenção a esse projeto… mas pelo que parece não foram criados novos packages…

como nada foi definido se devemos ou não manter o nome de package deles…
fica a duvida, o que vcs fariam?

1. criar o novo modulo em um novo package br.com.[minha empresa].xxxx.yyyy
    já que teremos novas classes, mesmo que os packages “entity/service/etc…” tenham o mesmo nome

2. juntar tudo no package deles, mantendo o nome da empresa criadora…

eu obviamente sou a favor de criar packages novos,
porem, fica tão estranho:

br.com.[minha empresa].entity.A.java
br.com.[minha empresa].service.B.java
com.[outra empresa].entity.C.java
com.[outra empresa].service.D.java

ao mesmo tempo que, não criar packages, parece que a autoria do novo código está sendo da primeira empresa…

alguem já passou por algo parecido?

[]'s

4 Respostas

maior_abandonado

eu sou a favor da segunda opção… cada um com o nome do criador no pacote… acho mais lógico… mas isso me parece meio pessoal.

gomesrod

Qual é a situação?

• Sua empresa adquiriu os direitos do software e vai continuar o desenvolvimento?
  • Esse é um sistema que pertence a um cliente, e ambas empresas prestam ou prestaram serviços para ele?
  • Ou nenhuma das anteriores?

Se for o primeiro caso, eu não só começaria a escrever em um pacote com o nome da empresa como também renomearia todos os já existentes.
No segundo caso, em minha opinião a coisa já começou errada: como o software é propriedade do cliente então o nome dele é que deveria estar nos pacotes. Comece a desenvolver dessa forma, e se possível corrija o que já existe.

alucardeck

gomesrod:
Qual é a situação?

• Sua empresa adquiriu os direitos do software e vai continuar o desenvolvimento?
  • Esse é um sistema que pertence a um cliente, e ambas empresas prestam ou prestaram serviços para ele?
  • Ou nenhuma das anteriores?

Se for o primeiro caso, eu não só começaria a escrever em um pacote com o nome da empresa como também renomearia todos os já existentes.
No segundo caso, em minha opinião a coisa já começou errada: como o software é propriedade do cliente então o nome dele é que deveria estar nos pacotes. Comece a desenvolver dessa forma, e se possível corrija o que já existe.

• Esse é um sistema que pertence a um cliente

esse é o caso…

e realmente, para esse tipo de coisa, faria mais sentido os packages serem com o nome do cliente…

mas ainda assim, em todo lugar que trabalhei, os packages sempre foram o nome da empresa que desenvolveu, [br/com].[empresa desenvolvedora].[nome do projeto]…
nunca vi ser o nome da empresa cliente, e nunca vi um cliente exigir (a maioria nem sabe da existencia disso)…

gomesrod

Comigo é o contrário, sempre foi usado o pacote com nome do cliente - a não ser em um ou outro legado que tem tudo no package padrão… :?

Acho que depende da prestadora e do cliente; clientes grandes, que tem regras de arquitetura definida, geralmente padronizam esse tipo de coisa. Mas como você disse, a maioria nem sabe da existência disso, e deveria partir da empresa de desenvolvimento fazer a coisa certa e nomear o cliente como dono do produto, e não a si própria.

Criado 2 de abril de 2012
Ultima resposta 2 de abr. de 2012
Respostas 4
Participantes 3