E se não existisse JBuilder

16 respostas
L

Pessoal,

estava aqui pensando sobre desenvolvimento de interfaces gráficas.

A maioria das pessoas diria: JBuilder

Sem dúvida facilita o desenvolvimento das nossas GUIs, porém e o lado Free do negócio?

Evidentemente deve existir outras ferramentas que nos auxiliem, porém não estou encontrando muito êxito em minha procura.

Aqui no GUJ, foi postada uma mensagem sobre SWT Designer para o eclipse, mas e o Swing?

Alguém conhece alguma ferramenta ou plugin free que tenha funcionalidades próximas das fornecidas pelo produto da Borland?

Ps: desculpem se já houve tópico parecido anteriormente, mas pesquisei e não encontrei.

[]'s

16 Respostas

cv1

De cara, posso citar o NetBeans… mas, fora ele, nao conheco outros produtos (e, pra falar a verdade, nao conheco o netbeans tao bem assim :))

wbsouza

Acho que o NetBeans também tem um GUI designer para Swing.

Mas nunca usei, é que trabalho com aplicações internet e camada de negócio

[]s, Welington B. Souza

maxguzenski

ja deu uma olhada no NetBeans?
www.netbeans.org

maxguzenski

nossa, que conhecidencia… todo mundo postou a mensagem ao mesmo tempo, dando a mesma resposta

L

Opa,

valeu galera!

Pelo visto, a escolha é unanime!!!

O único mal é que NetBeans é pesado que só o cão…

VAleu!!!

[]'s

cv1

Unânime certamente ela não é, mas é a única que temos, pelo jeito :wink:

L

eh… vou considerá-la.

Cara, dá muiiiiiiiiitttooooo trabalho fazer a parte gráfica na mão.

Obrigado a todos.

[]'s

cv1

Advinha por que a maioria dos programadores Java trabalha no server-side :wink:

marciolx

as novas releases têm se preocupado com a performance, mantenha-o atualizado e quem sabe um dia a coisa melhora…

wbsouza

Concordo inteiramente com o CV

L

Também concordo com o cv…

mas, nem tudo é tão lindo assim…

se o Gere chega e pede… a gente ouve e faz… hehehehe…

F

Cara, com o JBuilder Personal dá p/ fazer tudo de Swing na boa e é free também. E particularmente acho melhor do q o netbeans…

marciolx

é free para uso pessoal, fazer um sistema para controlar os gastos do mês pra saber se você tem que passar menos tempo no chuveiro, se for para sistemas comerciais use o NetBeans

F

Hum, é mesmo… Não tinha pensado nisso !
Mas tipo, tem também o JDeveloper q é muito bom p/ aplicações Swing com acesso a banco de dados (Oracle principalmente é óbvio). É free também mas acho q cai no mesmo caso do JBuilder Personal q o colega mencionou…

L

Para a Borland, a versão personal do JBuilder é extremamente viável.

Vejam só, o desenvolvedor aprende a trabalhar com esta ferramenta, fica familiarizado.

Quando uma empresa tem uma equipe que já está acostumada com o JBuilder, existe forte tendência a não perder tempo treinando os profissionais em outra plataforma…

então a empresa adquire cópias do JBuilder mesmo… e assim a Borland ganha mais dinheiro…

A questão principal, é: Você não pode desenvolver aplicativos comerciais em JBuilder personal, não pode distribuí-lo e cobrar por ele… seria ilegal.

Já com eclipse e outros, temos esta vantagem: always free!

Acredito que este seja o ponto principal.

[]'s

luiz_ross

JDeveloper não é free, só é permitido seu uso pra aprendizado, para uso em procução tem que pagar. Ele custa US$ 995,00 !!!

Criado 3 de julho de 2003
Ultima resposta 4 de jul. de 2003
Respostas 16
Participantes 7