É só eu que não gosto?! Pretensão salarial em anúncio

Amigos, volta e meia vejo anúncios de vagas em diversos setores…programação, redes e etc… alguns pedem: C.V. com Pretensão Salarial… eu simplesmente odeio isso, eu não respondo e nem envio porque acho um absurdo, pra mim isso é igual a leilão, quem quer menos, eles contratam… concordam? Perguntei uma vez pro pessoal do RH de uma empresa, o porque disso, a resposta cretina deles foram: “- é pra não olharmos C.V. com pretensão maior que a nossa disponibilidade.” :evil: :evil: Brincadeira… se não querem isso porque não fazer um anúncio assim:

“Vaga para programador Java. Diponibilidade salarial até R$xxxxx”

Funciona do mesmo jeito… e sem dar a impressão de “boi de piranha” que eles dão…

Bom amigos, desculpe meu desabafo, mas tem hora que esquenta mesmo… aí fico imaginando, será só eu?! Sou o único a achar isso!?

[]s

Concordo com você!!!

É um verdadeiro leilão…

Conheci uma empresa que anunciava vagas que não existiam, recebiam os currículos, analizavam o perfil, a pretensão salarial…tudo isso para achatar o salário não só da área de TI mais as outras áreas comerciais, operacionais, etc…

concordo plenamente mas o problema é que se eles por…

"Vaga para programador Java. Diponibilidade salarial até R$xxxxx" 

90%(infelizmente) vai por o valor R$xxxxx como pretensão (afinal de contas a empresa paga isso), e dai a empresa vai ta deixando e lucrar um extra deles. (o que eu acho ridiculo)

Existe também o outro lado da moeda tb, eu até prefiro mandar o valor e ja pergunto de cara se ta dentro do que eles esperam, senão nem perco tempo fazendo teste, entrevista e tudo o mais…

Acho que o pior é quando vc coloca a pretensão, eles te chamam pra entrevista, vc faz uma renca de testes, entrevista, passa em tudo e na hora de contratar oferecem algo bem abaixo.

Oi.
Uma vez assisti uma palestra e o palestrante falou que a pretensão serve para ver se o candidato vale aquilo (ou para ver o quão bom o candidato é, alguma coisa assim).

Furada. Eu era novo e acreditei :stuck_out_tongue:

Abraço.

Nooossa, essa é péssima. Já passei por isso com uma empresa que permanecerá anônima. Passei a pretensão, ok. Aí faz entrevista com RH, provinha, entrevista técnica, mais uma entrevista técnica, e me oferecem… menos do que estava ganhando. É muita cara de pau.

Mas vocês querem o que também?
Quer a empresa não tente maximizar seus lucros?

Nooossa, essa é péssima. Já passei por isso com uma empresa que permanecerá anônima. Passei a pretensão, ok. Aí faz entrevista com RH, provinha, entrevista técnica, mais uma entrevista técnica, e me oferecem… menos do que estava ganhando. É muita cara de pau.[/quote]

POr acaso era a Tata?

"

Isso já aconteceu comigo. Fiquei muito, mas muito puto mesmo…

Não. Pra Tata eu mandei sem pretensão, e eles não retornaram.

[quote=Daniel_MV]Mas vocês querem o que também?
Quer a empresa não tente maximizar seus lucros?[/quote]
O problema é que a empresa está trocando um gasto mensurável (folha de pagamento) por um não-mensurável (insatisfação dos funcionários). Se você, logo na entrada, sente que a empresa está te sacaneando, você vai dar o sangue por ela? E de quantos projetos você participou que só foram salvos graças ao sangue, suor, e lágrimas dos desenvolvedores? Eu participei de muitos, inclusive em empresas CMMI 5, que supostamente não dependem de esforços heróicos.

Eu prefiro quando a empresa abre o jogo. Fala “vamos te avaliar, se você for pleno vai ganhar X, se for senior vai ganhar Y”. Eu acho que a discussão toma um rumo melhor, de você se apresentar pra mostrar que vale aquilo.

Isso aconteceu UMA vez…depois disso meus emails eram:

Segue anexo curriculo referente a vaga XXX, pretensão PJ R$xxxxx,xx e CLT R$ xxxxxx,xx. Não aceito contra proposta.
Atenciosamente.

E olha que muita gente continuou me ligando.

Fizeram isso comigo nas duas empresas que eu trabalhei aqui na Suecia.
Nas duas eu joguei o valor la em cima ai veio a contra-proposta alguns “thousands” pra baixo que chegou exatamente no valor que eu tava esperando hehehe. :smiley:

ja aconteceu comigo de eu viajar 500 km pra fazer um entrevista, chegar lá e eles perguntarem

“e qual é a sua pretensão salarial?”

eu respondi um valor tal

dai eles falaram “OK, vamos fazer os testes”

fiz um quarteirao de testes, voltei pra minha cidade… passou 1 semana me ligaram oferecendo metade do valor… eu so respondi…

“não obrigado”

perguntaram:

“mas vc nem vai fazer contra-proposta?”

respondi… “não… fica pra proxima” e desliguei

:roll:

Era exatamente isso que eu ia falar.
Assim quando você quer vender algum bem (carro, imóvel), você geralmente joga o valor um pouco acima para negociar um valor um pouco abaixo, mas o que você de fato quer. Isso deve acontecer conosco também, quando vamos negociar nosso valor/hora.
Hoje em dia além de conhecermos tecnologia em sí, devemos saber vender o nosso peixe (eu não sou bom nisso, mas tenho amigos mestres nessa arte :slight_smile: )

[quote=Jair Rillo Junior][quote=windsofhell]
Fizeram isso comigo nas duas empresas que eu trabalhei aqui na Suecia.
Nas duas eu joguei o valor la em cima ai veio a contra-proposta alguns “thousands” pra baixo que chegou exatamente no valor que eu tava esperando hehehe. :smiley:
[/quote]

Era exatamente isso que eu ia falar.
Assim quando você quer vender algum bem (carro, imóvel), você geralmente joga o valor um pouco acima para negociar um valor um pouco abaixo, mas o que você de fato quer. Isso deve acontecer conosco também, quando vamos negociar nosso valor/hora.
Hoje em dia além de conhecermos tecnologia em sí, devemos saber vender o nosso peixe (eu não sou bom nisso, mas tenho amigos mestres nessa arte :slight_smile: )[/quote]

Eh verdade.
Unico cuidado que deve ser tomado eh nao propor um valor fora da realidade do cargo oferecido.

Mas com certeza tem empresa que na maioria das vezes pega um profissional com a menor pretensao.

//Daniel

Salario é de acordo com sua capacidade de negociação e não tem muito haver com sua capacidade técnica.

Acho que eh 50/50

É vc tem razão na maioria dos caso é 50/50, mas tem algumas empresas…