Eu nem ligo pra essas vagas, porque pra mim é raro eu ir atrás de uma, e acho que pra muita gente aqui é assim também.
Todas as vezes, é o pessoal de consultoria que liga ou manda e-mail. E a pretensão é aquela que eu acho interessante pra mim.
Quando eles vem com papo “olha o salário é X”, já é motivo pra dizer, “não, muito obrigado”. Não somente pelo fato do salário ser fixo mas sim, porque geralmente o valor é baixo.
A alguns anos atrás, quando eu tava começando eu até não curtia esse lance de “pretensão salarial” porque eu não tinha uma base de quanto valia o meu trabalho, quando eu era mais newbie hehe. Hoje em dia, as coisas mudaram bastante, e eu sou totalmente contra esse lance de “colocar o valor”, ou seja, contra a “reclamação do tópico”.
concordo com o leo e acho que a empresa tem logo é que perguntar qual é a pretensao … pra que caso não seja compatível, ng perder tempo…
claro que se a empresa puder pagar este valor ou até 80, 90%, chamará o candidato para uma conversa/teste pessoal, avaliando se a pessoa tem capacidade para ganhar o que pede ou aproximadamente o que pede, com a nossa querida negociação.
mas como foi o meu caso, sendo bom ou ruim a empresa ofereceu a metade… achei sacanagem, ou melhor… tentativa de pegar otário… podia logo me falar por telefone: "fulano, independentemente do resultado de sua avaliação, agente pode pagar no máximo tantos % em cima da sua pretensao… " pra evitar viagens, desgaste, etc…
Com certeza não nas empresas brasileiras e filiais de multinacionais por aqui. Aqui é 100% lábia. O cara pode até ser bom, mas se não soube negociar vai amargar um salário de fome.
É verdade. Acho que pechinchar é um aspecto da cultura de corrupção e de jeitinho do Brasil. As pessoas querem levar vantagem e serem favorecidas de qualquer forma.
Com certeza não nas empresas brasileiras e filiais de multinacionais por aqui. Aqui é 100% lábia. O cara pode até ser bom, mas se não soube negociar vai amargar um salário de fome.[/quote]
Nao concordo, se o profissional nao eh capacitado suficiente o cara pode ser tao bom de labia quanto o Silvio Santos (heheh) nao adianta.
Claro que vc tem que saber negociar mas se vc nao tem nenhuma carta na mao fica dificil. Qual a carta do desenvolvedor? Experiencia, educacao superior, pos graduacao, idiomas e muitas coisas outras.
Por isso eu acredito que eh 50/50, se a empresa tem interesse no profissonal com certeza o profissional vai ter condicoes de negociar bem, caso contrario um abraco.
Com certeza não nas empresas brasileiras e filiais de multinacionais por aqui. Aqui é 100% lábia. O cara pode até ser bom, mas se não soube negociar vai amargar um salário de fome.[/quote]
Nao concordo, se o profissional nao eh capacitado suficiente o cara pode ser tao bom de labia quanto o Silvio Santos (heheh) nao adianta.
Claro que vc tem que saber negociar mas se vc nao tem nenhuma carta na mao fica dificil. Qual a carta do desenvolvedor? Experiencia, educacao superior, pos graduacao, idiomas e muitas coisas outras.
Por isso eu acredito que eh 50/50, se a empresa tem interesse no profissonal com certeza o profissional vai ter condicoes de negociar bem, caso contrario um abraco.
//Daniel[/quote]
O problema de não ter nenhum conhecimento é que vc não consegue se sustentar na empresa.
Quando me referi há algumas empresas estava pensando em consultorias que não valorizam seu quadro profissional. (Existem boas consultorias)
Só com conhecimento técnico vc alcança um bom salario em empresas onde existe um plano de cargos e salarios, agora em consultorias perversas onde o salario é pechinchado fica dificil sem uma boa labia.
//Daniel[/quote]
Você apenas reescreveu o que eu disse com outras palavras. Sem lábia = sem chance. Não adianta o indivíduo ser super bem qualificado e não saber negociar. Se esse é o caso então ele será feito de trouxa por qualquer empresa, e não me refiro apenas à empresas de fundo de quintal.
Existem muitas formas de se sustentar em uma empresa, principalmente em uma cultura empresarial que julga que conhecimento técnico é algo secundário e as pessoas são incentivadas a se tornarem gerentes e burocratas para subir na vida.
Cara, já vi pessoas serem elogiadas por preencherem planilhas no Excel, enquanto o resto da peãozada só levava ferro. Você acredita que as pessoas são realmente avaliadas pelo seu conhecimento técnico?
[quote=Thiagosc]
Existem muitas formas de se sustentar em uma empresa, principalmente em uma cultura empresarial que julga que conhecimento técnico é algo secundário e as pessoas são incentivadas a se tornarem gerentes e burocratas para subir na vida.
Cara, já vi pessoas serem elogiadas por preencherem planilhas no Excel, enquanto o resto da peãozada só levava ferro. Você acredita que as pessoas são realmente avaliadas pelo seu conhecimento técnico? [/quote]
Isso depende muito, mas vamos lah debater.
Quando eu trabalhava num banco, sempre fui criticado por me dedicar ao conhecimento técnico e deixar de lado a gerência de projetos. Meu cordenador e amigo pessoal sempre me disse que se eu quisesse ir longe no banco tinha que virar gerente ou cordenador, cara sempre detestei isso eu prefiro 100 vezes trabalhar com tecnologia. Fiz diversas tentativas para entrar no grupo dos DBA´s ou para equipe de infra. Fiquei um tempão participando de processos e o meu cordenador sempre barrou.
Cortei meu vinculo com a empresa e fui trabalhar em são paulo como desenvolvedor lah me esforçei bastante na parte técnica e fui promovido pra arquiteto, assumi uma responsabilidade grande, voltei pra minha cidade e entrei numa empresa de telecom, hoje estou feliz com a minha remuneração e tanto aqui como na outra valeu a pena ter conhecimento técnico e pretendo ir muito mais longe.
Cara, em outros tempos ja cheguei a pegar consultoria cobrando R$ 600,00 do cliente, isso a hora do programador java, projetos monstros pagam isso mesmo, por isso a flexibilidade que eles possuem em contratar por X ou Y.
Acho bom essa pegada de colocar a pretensao salarial, pois eh como um cara ja citou, vc nem perde teu tempo com aquelas propostas que parecem cair do ceu!
[quote=medeiros37]Cara, em outros tempos ja cheguei a pegar consultoria cobrando R$ 600,00 do cliente, isso a hora do programador java, projetos monstros pagam isso mesmo, por isso a flexibilidade que eles possuem em contratar por X ou Y.
Acho bom essa pegada de colocar a pretensao salarial, pois eh como um cara ja citou, vc nem perde teu tempo com aquelas propostas que parecem cair do ceu!
[/quote]
Ainda não encontrei tal empresa. Todas que eu conheci eram gerentes e coordenadores de um lado e do outro lado também. Não havia oportunidade se você não se prestasse a esse papel.
Na verdade, eu gosto de tomar cuidado é com as loucuras que o pessoal dessas empresas de RH pedem.Já postei uma vez aqui e não canso de repetir: uma vez, uma moça de RH me mandou uma oferta de vaga com uns trocentos troços de exigências(multiplos idiomas,multiplas linguagens-dezenas, multiplas competências em matemática e física).Não aguentei e respondi, não lembro o valor ao certo, mas algo mais ou menos assim: “2 milhões anuais + participação nos lucros da empresa”.Ela nunca mais me mandou um email.
Giuliano, depende do mercado que ele tá trabalhando.Eu uma vez fiz um software para uma prefeitura(perdi um ano fazendo) e ia pedir uns 300mil reais(acabou não deslanchando por problemas políticos…).Descobri que uma empresa tinha vencido uma licitação para um projeto menor do que o meu por cerca de 16milhões de reais… o MP embargou, mas quase passou!!! :shock:
//Daniel[/quote]
Você apenas reescreveu o que eu disse com outras palavras. Sem lábia = sem chance. Não adianta o indivíduo ser super bem qualificado e não saber negociar. Se esse é o caso então ele será feito de trouxa por qualquer empresa, e não me refiro apenas à empresas de fundo de quintal.[/quote]
Nao nao, disse o contrario.
Pra mim tem que ter os dois. Se a pessoa eh um bosta de profissional, nao adianta labia. Se a pessoa nao tem qualificacao nenhuma vai negociar o que??? So se negociar a b*
Se vc eh super ultra tecnico, capacitado e nao sabe negociar tb eh ruim. Por isso eu falo 50/50 tem que ter os dois.
Se vc vai comprar um carro zero ai quando vc chega na loja vc percebe o carro nao tem opcional nenhum, basicao. Ai na loja do lado tem o mesmo carro zero so que com todos os opcionais possiveis. Os dois MESMO preco. Qual vc compra ?? O basicao sem nada so porquer o vendedor na primeira loja era bom de labia??? Ou o outro porque era um melhor negocio pra vc?
Se vc escolha a primeira opcao, comece a melhorar a sua habilidade de negociacao.
O que é que tem falar quanto vc quer ganhar?
Uma hora você não vai ter que falar isto?
Isto vai atrapalhar sua negociação?
Vocês querem que uma empresa paguem exatamente o que vocês querem sem questionar?
Uma coisa é certa: o mercado se regula. Vivemos num mundo de negócios e não num mundo
exatamente justo.
Um profissional qualificado, que se mantém atualizado constantemente tem seu valor. Acho válido informar sua pretensão salarial, se a empresa necessita de um profissional qualificado, irá pagar o que é pedido, caso contrário, perderá o profissional por mera mesquinharia.