Se o profissional estipulou sua pretensão salarial em R$ 3.000,00, e a empresa oferece R$ 2.500,00, eu não toparia. Simplesmente agradeço a oportunidade e meretiro. 
Nao nao, disse o contrario.
Pra mim tem que ter os dois. Se a pessoa eh um bosta de profissional, nao adianta labia. Se a pessoa nao tem qualificacao nenhuma vai negociar o que??? So se negociar a b* 
Se vc eh super ultra tecnico, capacitado e nao sabe negociar tb eh ruim. Por isso eu falo 50/50 tem que ter os dois.
[/quote]
Adianta sim. Como eu disse existem diversas formas de se sustentar em uma empresa. É muita ingenuidade acreditar que você será avaliado pelo conhecimento técnico. Em determinados lugares, alguns onde já a oportunidade de trabalhar inclusive, ganha-se muito ponto fazendo trabalhos braçais para os gerentes.
O cara pode ser medíocre e pode ter um salário bom, outro poder ser ótimo e ter um salário abaixo da média. A lábia é tudo, pelo menos no Brasil. Você reescreveu o que eu disse de uma forma diferente. A idéia de que alguém medíocre tecnicamente será necessariamente ejetado da empresa é apenas uma ilusão.
O problema é que ao se realizar tais “trabalhos braçais” para os gerentes, acabe virando rotina e o profissional taxado de puxa-saco da chefia.
Não vejo como um ponto a favor do profissional, muito pelo contrário, se foi aberto um pretesto para a chefia, os colegas exigiram o mesmo. 
De nada adianta reclamar, a verdade é que os projetos tem um teto limite daí eles eliminam quem está acima deste limite. Isso se chama capitalismo! Acostume-se.
Que bom que você concorda comigo que a pessoa vai ganhar o quanto ela consegue convencer o empregador a pagar, e não proporcional ao que ela realmente sabe tecnicamente.
No Brasil eu ganho X, na California 4X e na Bolívia X/2.
Por que se eu sou o mesmo nesses três lugares?
Isso se chama mercado. Demanda e Oferta. Salário alto não nasce em árvore.
Se tem 10 pessoas batendo a minha porta querendo trabalhar por 1000 porque eu deveria pagar 2000 para uma outra pessoa com a capacidade técnica similar a esses outros 10 candidatos?
Esse “altruísmo empresarial” que alguns cobram no Brasil seria apenas injusto se não fosse totalmente ineficiente pois só colabora para que os salários fiquem ainda menores. As pessoas erradamente pensam que uma empresa é naturalmente uma máquina de fazer dinheiro. Por que não abrem sua própria empresa? Qualquer um pode abrir uma empresa no Brasil, apesar da burocracia, impostos, juros, processos trabalhistas, CLT, sindicatos, etc. Quanto menos empresas no mercado, mais empregados ficarão sobrando e naturalmente menor serão os salários. Ou não?
A relação empregado/empresário é uma troca livre como qualquer outra. O mercado é o que é. Não adianta eu reclamar na Bolívia que eu sou um bom profissional e desejo ganhar 4X como na Califórnia.
Falou bem saoj.
E continuo dizendo: brasileiro tem mania de se desvalorizar…
1 - Tá sobrando vaga no mercado. Procura que você acha.
2 - As vagas que pagam bem são para profissionais qualificados. E saber HTM + fazer getter e setter em java não te coloca no nível de um profissional qualificado. Então, estuda moleque! Quer emprego bom, entende uma coisa simples:
salário = experiência + conhecimento + networking + capacidades não técnicas (negociação, expressividade, liderança, pro-atividade....)
Então, se desenvolva! E esqueça a idéia de que para isso, basta ficar no pc trocentas horas dia. Um profissional é muito mais que um monte de bytes na cabeça!
3 - Peça um salário justo! Não adianta um júnior pedir 5k, porque depois ele só vai se queimar.Não vai dar conta e vai ser demitido por isso. Alguém já viu soldado se tornar general sem passar por no mínimo uma patente intermediária???
4 - Pediu um salário e jogaram pra baixo? Aprenda a negociar: DIGA NÃO! Simples assim, sem streess… Esqueça a empresa, nao fale mal, passe a vaga pra um amigo que queira. E relaxe. Bota a fila pra andar, cara! Que venha a próxima proposta!
Certa vez, quando eu ainda ganhava 700 reais, uma empresa de uma certa capital baiana que não vou falar o nome (rrsr), me ligou. Me fizeram entrevista, gostaram de mim. Pedi 3k, porque era o valor que eu sabia que valia, na época. A menina perguuntou meu salário e eu falei. Ela me disse, na cara dura, que 2000 seria um aumento e tanto. Que 3k não tinha condição de me oferecer. Eu só disse muito obrigado, mas não.
Ela me ligou de novo, argumentando se eu preferia ganhar 800 a ganhar 2000. Então eu disse a ela sobre outras propostas que recebi que eram bem melhores. E já até tinha aceitado uma. Por um valor acima ao que pedi a ela. E um dia, pode até ser que eu volte a essa empresa, pois já vi que eles tem boas vagas. Nada contra eles. APENAS NEGÓCIOS.
Moral da estória: a demanda é bem maior que a oferta. Então, meus caros, valorizem-se, mas também façam por merecer!
Abraços a todos
O problema, é que o profissional Brasileiro além de não se valorizar, parece ter medo de cobrar o valor que considera justo para executar sua função.
Se o profissinal não se valorizar, quem irá valorizá-lo? 
"
[quote=josenaldo]
Moral da estória: a demanda é bem maior que a oferta. Então, meus caros, valorizem-se, mas também façam por merecer!
Abraços a todos[/quote]
Tiro meu chapéu pra você cara, falo tudo!
E como essas empresas descobriram o teu salário?
"
[quote=marcosalex][quote=Bruno Laturner]
E como essas empresas descobriram o teu salário?[/quote]
Eles perguntavam na entrevista. Quando eu dizia, eles abriam um sorriso e jogavam a proposta lá embaixo. Eu não mentia porque na hora que fosse assinar a carteira eles iriam ver. Na época eu ficava frustrado demais com isso, porque meus colegas de sala iam progredindo o salário cada vez mais e eu ficava praticamente estacionado.[/quote]
Já fizeram isso comigo. E na mesma hora a menina do RH ouviu um belo NÃO! Simples assim. Não acho a atitude deles um desrespeito. É apenas negocios. E coo tal, ganhou a empresa que me pagou mais (e, depois descobri, ainda me deu as melhores ocndições de trabalho!!!)
Quando jogarem seu salário pra baixo, por causa do quando você ganha atualmente, simplesmente digam não e pronto. E botem a fila pra andar