É verdade que muita "faculdade" na verdade é só cursinho pro mercado de trabalho?

Segundo um comentário ao tópico “Pergunta à comunidade: instituições de ensino superior amigáveis ao software livre?” que foi postado no Br-Linux em 26/11/05, "uma coisa a se lembrar é que muitas das chamadas Instituições de Ensino Superior são mais voltadas pro mercado de trabalho, onde Windows é predominante. São aquelas em que projetos finais de alunos são meros aplicativos ASP.

Universidades de verdade dão a base para o aluno: matemática, algoritmos, autômatos, gramáticas… nem mesmo uma linguagem específica adotam, geralmente balançando entre Pascal e C/C++. Se o cara quiser aprender técnicas, ferramentas, IDEs, bibliotecas ou frameworks específicos, é por conta própria, ou entrando em cursinhos.

Esse é o problema, muita “Faculdade” que na verdade é só cursinho pro mercado de trabalho… e o diplominha, ó… :))
O link para ele é http://br-linux.org/linux/node/2293.

Isso era verdade?

Hoje há muita “faculdade” que na verdade é só cursinho pro mercado de trabalho?

Isto não é novidade. Tem muita universidade que a maior parte das disciplinas são “PHP”, “Java” e coisas assim, em detrimento de disciplinas fundamentais para o curso. Vejo isto acontecer mais nos cursos de Sistemas de Informação do que nos cursos de Ciência da Computação.

A culpa não é somente das universidades. A maior parte das empresas de software que eu conheço não preza qualidade no que faz, trata a própria computação como fator secundário. Um setor de RH realiza uma entrevista meia boca, o candidato resolve algumas questões somente relacionadas à linguagem de programação/frameworks que a empresa usa e fim de papo. As disciplinas fundamentais, ensinadas numa graduação, não importam para estas empresas. Aí surgem estes cursos com este foco apenas mercadológico, que ensinam o que se pede numa entrevista.

Nem todo mundo é rico e tem tempo/possibilidade de ficar aprendendo matemática, algoritmos, etc…
Alguns só querem um curso rápido e prático para entrarem no mercado de trabalho…

Caso você tenha tempo para pegar toda essa base, faça Engenharia da Computação, ou CC dependendo da Universidade, ou até mesmo vá para outro país.
Caso você queira entrar no “mercado de trabalho comum” faça ADS ou SI.

Isso aqui é o Brasil, não é igual grande parte dos EUA que o cara já sai do Ensino Médio e faz a faculdade sem trabalhar…

[quote=caosfast]Nem todo mundo é rico e tem tempo/possibilidade de ficar aprendendo matemática, algoritmos, etc…
Alguns só querem um curso rápido e prático para entrarem no mercado de trabalho…[/quote]

De maneira simples vc disse o que eu não consegui dizer em diversas dicussões sobre esse assunto aqui no Guj,

Só tome cuidado ao falar mal de faculdade aqui no Guj que aqui no guj tem um monte de “Ricos”,

Eu fui pego pelas propagandas enganosas que as faculdades fazem,

Ia de Ilhabela a São José dos Campos de Van todos os dias pra ir a faculdade,

Chegava as 2 da manhã na balsa e andava 1 km apé pois não tinha mais onibus o horário e acordava as 6:30 todos os dias pra trabalhar,

Tudo isso achando que iria ter o conhecimento necessário pra trabalhar confortavelmente,

Mas estava completamente enganado, percebi que estava fudid…

Pois pra aprender programação tive que ralar muito, mas muito,

Enquanto vários da minha sala estudavam matérias ridículas que os professores davam, eu abria meu eclipse em sala de aula e metia bronca,

Sem contar o desanimo que me dava de ver professores lendo slides e/ou sentados simpemente mandando vc fazer exercícios e eles só entretidos em seus pcs,

Agora imagine fazer um puta corre desse, e ter que fazer em paralelo um curso de 100 hrs na Caelum / CodeSchool pra vc se preparar…

A faculdade tinha que preparar, não adimito que uma video-aula ensine mais que uma faculdade,

Se eu fosse só pela facul eu estaria na merdddd…,

Mas é lógico que não da pra generalizar, FIAP e Fatec são boas e tem algumas do Sul que tbm são,

Desculpa o desabafooo,

Ahh fiz na Veris IBTA,

Abrcs

[quote=assembler]Segundo um comentário ao tópico “Pergunta à comunidade: instituições de ensino superior amigáveis ao software livre?” que foi postado no Br-Linux em 26/11/05, "uma coisa a se lembrar é que muitas das chamadas Instituições de Ensino Superior são mais voltadas pro mercado de trabalho, onde Windows é predominante. São aquelas em que projetos finais de alunos são meros aplicativos ASP.

Universidades de verdade dão a base para o aluno: matemática, algoritmos, autômatos, gramáticas… nem mesmo uma linguagem específica adotam, geralmente balançando entre Pascal e C/C++. Se o cara quiser aprender técnicas, ferramentas, IDEs, bibliotecas ou frameworks específicos, é por conta própria, ou entrando em cursinhos.

Esse é o problema, muita “Faculdade” que na verdade é só cursinho pro mercado de trabalho… e o diplominha, ó… :))
O link para ele é http://br-linux.org/linux/node/2293.

Isso era verdade?

Hoje há muita “faculdade” que na verdade é só cursinho pro mercado de trabalho?

[/quote]

Faço Bacharelado em Análise de Sistemas na FACOM-UFMS, aqui o foco não é preparar para o mercado ou ensinar a tecnologia da moda. Tem um pouco de matemática, teoria da computação, bastante algoritmos e estrutura de dados, inteligência artificial, arquitetura de computadores, etc (C/C++ e um pouco de Java), e pelo fato de ser federal o"bicho pega" não tem moleza, caso queira uma boa base tente entrar em uma Federal, agora caso queira um bom conhecimento já para o mercado tente escolher uma boa particular.

se você tiver grana, faça uma federal integral.

[quote]Nem todo mundo é rico e tem tempo/possibilidade de ficar aprendendo matemática, algoritmos, etc…
Alguns só querem um curso rápido e prático para entrarem no mercado de trabalho…[/quote]

Chamar de “rico” quem passa numa boa faculdade é uma idiotice da sua parte.
Eu tenho alunos do pro-uni estudando na PUC. E, em torno de 45% da turma da UFPR são de alunos de baixa renda.

Se você cursou uma má faculdade, só posso lamentar por você. Mas daí a sair dizendo aos 4 ventos que TODAS as faculdades são ruins como a sua, assim como você fez em outro tópico, é uma generalização estúpida.

Há sim faculdades caça-níqueis, assim como há boas faculdades, que vão te dar uma formação sólida.
É importante que quem vá prestar vestibular esteja atento as avaliações do MEC e procure referências.

Senão, serão madrugadas de balsas perdidas, e dinheiro jogado fora, como foi o seu caso.

Agora, não adianta nada estereotipar negativamente quem tomou uma decisão mais acertada do que a de vocês.
Isso não vai mudar o fato de que, nesse quesito, vocês continuam atrás deles.

Aí que tá a diferença entre estudar em uma Universidade e em uma Faculdade…

E totalmente compreensível que não são todos que tem dinheiro pra investir em um bom curso superior. Eu to ralando feito doido.

Estou pagando quase 800 reais por mês, curso Ciencia da Computação. Faço financiamento pelo FIES, 75% atualmente porque estou estagiando e não tenho toda essa grana pra desembolsar, mas assim que ser efetivado ou arranjar emprego em outro lugar, pretendo reduzir a porcentagem de financiamento.

É complicado, mas com certeza vale o esforço. Não estou em uma federal, mas estou numa Universidade muito boa e de conceito aqui na região Sul.

Essa questão das faculdades que dão só diploma é muito relativa. E sou partidário da idéia de que quem faz a faculdade é o aluno.

Como um colega acima disse, tem gente que só quer fazer o curso rapidinho ali pra se inserir no mercado de trabalho.

Depende de onde você quer chegar. Eu já estou inserido no mercado, e quero ir além e por isso mesmo estou estudando Ciencia da Computação. Adoro trabalhar com tecnologias novas e sempre ter novidades. Gosto muito de pesquisa e do ambiente acadêmico.

Agora só não dá pra ficar fazendo esses cursinhos meia boca e ficar reclamando que o salário é ruim, que a empresa é atrasada, enfim, cada um quer chegar em algum lugar. Quanto mais alto o pulo, mais força tem que ser feita…

:wink:

Eu faço SI na PUC Campinas, e lá o bicho pega. Banco de dados é só a partir do terceiro ano, porque nos primeiro e segundo ano é muita ciência da computação. As matérias básicas são muito bem abordadas, hoje tenho os skills necessários para pegar um artigo científico de Machine Learning e transformar ele em algo funcional tranquilamente, porque o tripé Cálculo-Estatística-Álgebra Linear (que eu considero ser os conhecimentos mais importantes na vida de um desenvolvedor de software que pretende criar tecnologia ou produtos) foi muito bem solidificado. Só no último semestre tivemos contato com três paradigmas de programação diferentes (Lógico, Funcional e Orientado a Objetos). Semestre que vem já iniciaremos com um campeonato de Robocode interno, para integrar as cadeiras de Sistemas Inteligentes (antigo Inteligência Artificial) e Orientação a Objetos.

Agora, antes que me falem que eu sou filhinho de papai para estudar numa faculdade assim, já adianto: tenho bolsa integral. Ano que vem perderei a bolsa porque o meu salário subiu tanto que não há mais como manter a minha bolsa, é contra as normas da Universidade. Agora me pergunta se eu vou sair dali? Claro que não! Vou continuar e me formar lá. A curso pode ser caro (muito caro), mas acho que a ignorância e o arrependimento são mais caros ainda.

Hoje está mais fácil do que nunca estudar em boas universidades: programas de financiamento de curso a juros baixos, bolsas a dar e vender, maior oferta de cursos universitários públicos (a FATEC, por exemplo, tem ótimos cursos e o acesso a eles é por um vestibular muito fácil, com pouquíssima concorrência). Não vejo razão em quem se faz de coitado porque está em faculdade ruim. O cenário para os universitários hoje é o melhor possível, só não vai atrás e vence quem por dentro já se considera perdedor.

[quote=Vina]Eu faço SI na PUC Campinas, e lá o bicho pega. Banco de dados é só a partir do terceiro ano, porque nos primeiro e segundo ano é muita ciência da computação. As matérias básicas são muito bem abordadas, hoje tenho os skills necessários para pegar um artigo científico de Machine Learning e transformar ele em algo funcional tranquilamente, porque o tripé Cálculo-Estatística-Álgebra Linear (que eu considero ser os conhecimentos mais importantes na vida de um desenvolvedor de software que pretende criar tecnologia ou produtos) foi muito bem solidificado. Só no último semestre tivemos contato com três paradigmas de programação diferentes (Lógico, Funcional e Orientado a Objetos). Semestre que vem já iniciaremos com um campeonato de Robocode interno, para integrar as cadeiras de Sistemas Inteligentes (antigo Inteligência Artificial) e Orientação a Objetos.

Agora, antes que me falem que eu sou filhinho de papai para estudar numa faculdade assim, já adianto: tenho bolsa integral. Ano que vem perderei a bolsa porque o meu salário subiu tanto que não há mais como manter a minha bolsa, é contra as normas da Universidade. Agora me pergunta se eu vou sair dali? Claro que não! Vou continuar e me formar lá. A curso pode ser caro (muito caro), mas acho que a ignorância e o arrependimento são mais caros ainda.

Hoje está mais fácil do que nunca estudar em boas universidades: programas de financiamento de curso a juros baixos, bolsas a dar e vender, maior oferta de cursos universitários públicos (a FATEC, por exemplo, tem ótimos cursos e o acesso a eles é por um vestibular muito fácil, com pouquíssima concorrência). Não vejo razão em quem se faz de coitado porque está em faculdade ruim. O cenário para os universitários hoje é o melhor possível, só não vai atrás e vence quem por dentro já se considera perdedor.[/quote]

cara sei que não da pra ficar colocando muletas para justificar cursar uma faculdade ruim, porém não podemos julgar as pessoas que estão em situações totalmente diferentes da nossa. motivação, capacidade e sorte andam juntas.

não depende exclusivamente, ahhh, o cara é foda…nem fez cursinho é pobre, passou em faculdade pública e é o melhor aluno…, ele nasceu e desenvolveu atributos que fizeram dele melhor que os outros, e além disso, será que ele não fez a melhor faculdade pública, será que ele não teve um apoio familiar excelente ?, será que enfrentou muitos problemas, será que esses problemas, se enfrentados não foram até benéficos, será que a faculdade não é a coisa mais importante da vida dele que para outros não seja ?

chamar os outros de perdedores dessa forma não me convenceu. se você fizer uma análise desses que você chama de perdedores, “talves” eles sejam os melhores dentre o seu circulo de pessoas. vai fazer um curso em Havard, e eles vão te julgar exatamente dessa forma.

[quote=rafael_jesus][quote=caosfast]Nem todo mundo é rico e tem tempo/possibilidade de ficar aprendendo matemática, algoritmos, etc…

De maneira simples vc disse o que eu não consegui dizer em diversas dicussões sobre esse assunto aqui no Guj,

Só tome cuidado ao falar mal de faculdade aqui no Guj que aqui no guj tem um monte de “Ricos”,

Eu fui pego pelas propagandas enganosas que as faculdades fazem,

Ia de Ilhabela a São José dos Campos de Van todos os dias pra ir a faculdade,

Chegava as 2 da manhã na balsa e andava 1 km apé pois não tinha mais onibus o horário e acordava as 6:30 todos os dias pra trabalhar,

Tudo isso achando que iria ter o conhecimento necessário pra trabalhar confortavelmente,

Mas estava completamente enganado, percebi que estava fudid…

Pois pra aprender programação tive que ralar muito, mas muito,

Enquanto vários da minha sala estudavam matérias ridículas que os professores davam, eu abria meu eclipse em sala de aula e metia bronca,

Sem contar o desanimo que me dava de ver professores lendo slides e/ou sentados simpemente mandando vc fazer exercícios e eles só entretidos em seus pcs,

Agora imagine fazer um puta corre desse, e ter que fazer em paralelo um curso de 100 hrs na Caelum / CodeSchool pra vc se preparar…

A faculdade tinha que preparar, não adimito que uma video-aula ensine mais que uma faculdade,

Se eu fosse só pela facul eu estaria na merdddd…,

Mas é lógico que não da pra generalizar, FIAP e Fatec são boas e tem algumas do Sul que tbm são,

Desculpa o desabafooo,

Ahh fiz na Veris IBTA,

Abrcs[/quote]

Já que você fazia todo esse “caminho da roça” para estudar em SJC, por que não entrou logo no ITA?

Tenho duas coisas a dizer a respeito disso:
1 - Grande parte desse problema foi a extinção dos cursos técnicos de nível médio, que substituíam a grade curricular regular por cursos específicos e que, até 1998 eram ofertados normalmente por colégios no Brasil. Hoje existem cursos, mas com nível pós médio. Por que critico isso? Oras, você já poderia entrar num curso superior com uma profissão. Além do mais, você já teria a oportunidade de saber se isto é algo viável ou não para a sua vida.
2 - Reclamar e apontar culpados é uma forma de tentar eximir-se da culpa de um problema que provavelmente seja causado por você mesmo. Entendo que quem faz o curso é o aluno. É ele quem deve estar interessado, é ele que deve pegar as ementas e cobrar o conteúdo. Mas há uma boa parcela dos “alunos” que não se interessam, que não estão nem aí para nada e só reclamam das coisas e quando algum reclama, ainda vira alvo de chacotas. Isso não está ligado ao fator social, renda ou o que seja. É até mais que um problema cultural, é de caráter mesmo. Esse desinteresse não tem a ver com pagar a mensalidade ou não. Quando fiz minha graduação, éramos 16 bolsistas integrais (PROUNI). Destes, apenas eu e mais 4 conseguimos terminar, os demais, simplesmente desistiram ou perderam a bolsa (tiveram mais de 25% de reprovação).

[quote=douglaskd][quote=Vina]Eu faço SI na PUC Campinas, e lá o bicho pega. Banco de dados é só a partir do terceiro ano, porque nos primeiro e segundo ano é muita ciência da computação. As matérias básicas são muito bem abordadas, hoje tenho os skills necessários para pegar um artigo científico de Machine Learning e transformar ele em algo funcional tranquilamente, porque o tripé Cálculo-Estatística-Álgebra Linear (que eu considero ser os conhecimentos mais importantes na vida de um desenvolvedor de software que pretende criar tecnologia ou produtos) foi muito bem solidificado. Só no último semestre tivemos contato com três paradigmas de programação diferentes (Lógico, Funcional e Orientado a Objetos). Semestre que vem já iniciaremos com um campeonato de Robocode interno, para integrar as cadeiras de Sistemas Inteligentes (antigo Inteligência Artificial) e Orientação a Objetos.

Hoje está mais fácil do que nunca estudar em boas universidades: programas de financiamento de curso a juros baixos, bolsas a dar e vender, maior oferta de cursos universitários públicos (a FATEC, por exemplo, tem ótimos cursos e o acesso a eles é por um vestibular muito fácil, com pouquíssima concorrência). Não vejo razão em quem se faz de coitado porque está em faculdade ruim. O cenário para os universitários hoje é o melhor possível, só não vai atrás e vence quem por dentro já se considera perdedor.[/quote]

cara sei que não da pra ficar colocando muletas para justificar cursar uma faculdade ruim, porém não podemos julgar as pessoas que estão em situações totalmente diferentes da nossa. motivação, capacidade e sorte andam juntas.

não depende exclusivamente, ahhh, o cara é foda…nem fez cursinho é pobre, passou em faculdade pública e é o melhor aluno…, ele nasceu e desenvolveu atributos que fizeram dele melhor que os outros, e além disso, será que ele não fez a melhor faculdade pública, será que ele não teve um apoio familiar excelente ?, será que enfrentou muitos problemas, será que esses problemas, se enfrentados não foram até benéficos, será que a faculdade não é a coisa mais importante da vida dele que para outros não seja ?

chamar os outros de perdedores dessa forma não me convenceu. se você fizer uma análise desses que você chama de perdedores, “talves” eles sejam os melhores dentre o seu circulo de pessoas. vai fazer um curso em Havard, e eles vão te julgar exatamente dessa forma.[/quote]

Concordo com você.

E mais uma vez digo, cada um chega onde quer chegar. Se tem gente que quer chegar ao patamar de ganhar 3 mil por mês e se dar por satisfeito com isso, ótimo.

Não concordo muito com essa idéia de que você sempre tem que crescer, nunca parar, sempre nessa competição adoidada sem nenhum alvo a ser alcançado.

Agora, se o cara gosta de pesquisa, curte sempre aprender novas tecnologias, ótimo também! A essência da coisa é fazer o que tu gosta. Se não gostas de pesquisa e ficar correndo no escuro(que é o que muitos pesquisadores fazem), nunca vai conseguir perseverar nessa área, por mais que tente.

Agora, repetindo, não vale fazer uma faculdade que vai te evoluir até certo ponto, estacionar ali, e ficar reclamando da área…

[quote=douglaskd]cara sei que não da pra ficar colocando muletas para justificar cursar uma faculdade ruim, porém não podemos julgar as pessoas que estão em situações totalmente diferentes da nossa. motivação, capacidade e sorte andam juntas.

chamar os outros de perdedores dessa forma não me convenceu. se você fizer uma análise desses que você chama de perdedores, “talves” eles sejam os melhores dentre o seu circulo de pessoas. vai fazer um curso em Havard, e eles vão te julgar exatamente dessa forma.[/quote]
Eu te entendo. Meus pais nunca me apoiaram nem me orientaram a fazer uma boa faculdade. Trabalho desde os 18. Com 20 anos eu percebi que precisava fazer faculdade, e com o apoio do meu cunhado, prestei o vestibular da Unicamp para fazer Física. Infelizmente não passei, mas fiquei com um peso na consciência enorme, sabendo que a minha chance de ir para uma universidade de ponta estava indo pelo ralo. Foi a partir de então que eu decidi que iria me qualificar ao máximo para não me arrepender mais para frente. Fiz dois cursos na Globalcode (Academia Java e Academia Web Developer), gastei quase seis mil reais, mas foram muito bem investidos. Continuei estudando matemática e programação e fiz o vestibular da PUC. Passei, e fiz a matrícula, sem saber que iria ganhar bolsa. Estava disposto a pagar quase R$ 1500,00 para estudar numa instituição de ponta. Nesse mesmo ano eu me mudei para Campinas, comecei a trabalhar com desenvolvimento e a partir daí as coisas começaram a andar muito bem, mas foi muita ralação até chegar aqui. Hoje eu estou tranquilo, pois tenho consciência que estou fazendo o melhor com os limões que tive à disposição. Inclusive, ao analisar o meu quadro hoje, percebo que estaria muito pior se estivesse fazendo Física na Unicamp, como eu queria antes.

Você acha que a instrução é cara? Tente experimentar a ignorância.

[quote=Ruttmann][quote=douglaskd][quote=Vina]Eu faço SI na PUC Campinas, e lá o bicho pega. Banco de dados é só a partir do terceiro ano, porque nos primeiro e segundo ano é muita ciência da computação. As matérias básicas são muito bem abordadas, hoje tenho os skills necessários para pegar um artigo científico de Machine Learning e transformar ele em algo funcional tranquilamente, porque o tripé Cálculo-Estatística-Álgebra Linear (que eu considero ser os conhecimentos mais importantes na vida de um desenvolvedor de software que pretende criar tecnologia ou produtos) foi muito bem solidificado. Só no último semestre tivemos contato com três paradigmas de programação diferentes (Lógico, Funcional e Orientado a Objetos). Semestre que vem já iniciaremos com um campeonato de Robocode interno, para integrar as cadeiras de Sistemas Inteligentes (antigo Inteligência Artificial) e Orientação a Objetos.

Concordo com você.

E mais uma vez digo, cada um chega onde quer chegar. Se tem gente que quer chegar ao patamar de ganhar 3 mil por mês e se dar por satisfeito com isso, ótimo.

Não concordo muito com essa idéia de que você sempre tem que crescer, nunca parar, sempre nessa competição adoidada sem nenhum alvo a ser alcançado.

Agora, se o cara gosta de pesquisa, curte sempre aprender novas tecnologias, ótimo também! A essência da coisa é fazer o que tu gosta. Se não gostas de pesquisa e ficar correndo no escuro(que é o que muitos pesquisadores fazem), nunca vai conseguir perseverar nessa área, por mais que tente.

Agora, repetindo, não vale fazer uma faculdade que vai te evoluir até certo ponto, estacionar ali, e ficar reclamando da área…[/quote]
Concordo contigo. Cada um tem um objetivo (ou objetivos). O meu é trabalhar mais algum tempo, fazer minha pós e lecionar. Então me mudo pro interior e fico lá, de boa, tranquilo.
Tem os que querem viver em Sampa, em NYC e acham que isso é o paraíso. Respeito, mas não é para mim.
Isso serve, também, para quem ganha seus R$ 5 mil fazendo CRUD e quem tira menos trabalhando com o hype. Nenhum é melhor ou pior, apenas está seguindo o caminho que quer.

[quote=caosfast]Nem todo mundo é rico e tem tempo/possibilidade de ficar aprendendo matemática, algoritmos, etc…

Então todo mundo que estuda na USP ou UFRJ é rico?

Que conversinha hein meu amigo. Não use muletas para justificar o que você não quer ou consegue alcançar.

Um ponto relevante não comentado é a diferenciação de Engenharia, Bacharelado e Tecnólogo, de maneira geral, este último possui sim o aprendizado voltado para o mercado de trabalho, independente a faculdade;

Não ia comentar, mas acho esdrúxulo comentários assim, esta estória de menino sofrido e esforçado me causa vergonha alheia.

O problema é que a maioria das pessoas não sabem para que serve o ensino superior (que nem deveria ter esse nome)

A maioria quer ir pro mercado e acaba tendo que entrar na onda do mercado, afinal os mesmos procuram pessoas com curso superior.

Infelizmente, mas o mercado conseguiu estragar a academia.

A verdade é uma só, desde que o mundo é mundo se você olhar pro lado sempre a “grama do vizinho será mais verde”. O que é errado pois as pessoas deveriam se vangloriar mais de suas conquistas do que ficar observando os outros.

Não importa o quanto bem de vida você é ou o oposto se você não tem iniciativa.

A resposta o tópico é sim, existe muita faculdade que só quer pegar seu dinheiro e não dá o suporte necessário para que se tenha um nível de estudo com mais qualidade.

Entendo o que alguns aqui falaram em relação a ser “RICO” e fazer uma boa faculdade.
Ao meu ver não é que só quem tem uma boa vida financeira que consegue entrar numa USP por exemplo. Mas sim a maioria que consegue (não disse todos e sim a maioria) teve a oportunidade de fazer um desses cursinhos pré vestibulares de qualidade, ou seja, o que ele gastaria com uma faculdade paga, ele gastou com um cursinho (que não são baratos) e teve tempo para se dedicar não precisando ter de trabalhar desde cedo, com isto foi possível adentrar em uma instituição que julgamos ser de boa qualidade.

Achei interessante este assunto, mas vejo que poderia ser abertas várias janelas, inclusive a política, onde acho que para o ensino no Brasil melhorar deveria ser obrigatório os filhos de políticos estudarem em escolas públicas.

[quote=Miguell]A verdade é uma só, desde que o mundo é mundo se você olhar pro lado sempre a “grama do vizinho será mais verde”. O que é errado pois as pessoas deveriam se vangloriar mais de suas conquistas do que ficar observando os outros.

Não importa o quanto bem de vida você é ou o oposto se você não tem iniciativa.

A resposta o tópico é sim, existe muita faculdade que só quer pegar seu dinheiro e não dá o suporte necessário para que se tenha um nível de estudo com mais qualidade.

Entendo o que alguns aqui falaram em relação a ser “RICO” e fazer uma boa faculdade.
Ao meu ver não é que só quem tem uma boa vida financeira que consegue entrar numa USP por exemplo. Mas sim a maioria que consegue (não disse todos e sim a maioria) teve a oportunidade de fazer um desses cursinhos pré vestibulares de qualidade, ou seja, o que ele gastaria com uma faculdade paga, ele gastou com um cursinho (que não são baratos) e teve tempo para se dedicar não precisando ter de trabalhar desde cedo, com isto foi possível adentrar em uma instituição que julgamos ser de boa qualidade.

Achei interessante este assunto, mas vejo que poderia ser abertas várias janelas, inclusive a política, onde acho que para o ensino no Brasil melhorar deveria ser obrigatório os filhos de políticos estudarem em escolas públicas.[/quote]

algo que deve ser destacado é que existem lixosas escolas públicas, como existem algumas que os alunos até se preparam um pouco para os vestibulares.

eu estudei em uma bem terrivel, mas que agora esta muito pior. sei disso pois trabalho nela. você vê uns alunos com inteligência pra estudar em harvard arrumando emprego de servente, aux produção, marceneiro, soldador, não que eu desmereça essas profissões, mas esses alunos tem um potêncial acima da média, só percebem que tirar 10 é como se tirasse 2 em uma particular quando chegam no vestibular, se é que prestam vestibular.

os professores são mau preparados (efeito cascata), dão 10 a rodo também, eles possuem a desculpa do salário, o governo possuí a desculpa da má formação, e quem se ferra ? o aluno com potêncial.

vish esse assunto é longo demais, Politica, Filosofia, Educação, Cultura.