[quote=Ruttmann][quote=douglaskd][quote=Vina]Eu faço SI na PUC Campinas, e lá o bicho pega. Banco de dados é só a partir do terceiro ano, porque nos primeiro e segundo ano é muita ciência da computação. As matérias básicas são muito bem abordadas, hoje tenho os skills necessários para pegar um artigo científico de Machine Learning e transformar ele em algo funcional tranquilamente, porque o tripé Cálculo-Estatística-Álgebra Linear (que eu considero ser os conhecimentos mais importantes na vida de um desenvolvedor de software que pretende criar tecnologia ou produtos) foi muito bem solidificado. Só no último semestre tivemos contato com três paradigmas de programação diferentes (Lógico, Funcional e Orientado a Objetos). Semestre que vem já iniciaremos com um campeonato de Robocode interno, para integrar as cadeiras de Sistemas Inteligentes (antigo Inteligência Artificial) e Orientação a Objetos.
Agora, antes que me falem que eu sou filhinho de papai para estudar numa faculdade assim, já adianto: tenho bolsa integral. Ano que vem perderei a bolsa porque o meu salário subiu tanto que não há mais como manter a minha bolsa, é contra as normas da Universidade. Agora me pergunta se eu vou sair dali? Claro que não! Vou continuar e me formar lá. A curso pode ser caro (muito caro), mas acho que a ignorância e o arrependimento são mais caros ainda.
Hoje está mais fácil do que nunca estudar em boas universidades: programas de financiamento de curso a juros baixos, bolsas a dar e vender, maior oferta de cursos universitários públicos (a FATEC, por exemplo, tem ótimos cursos e o acesso a eles é por um vestibular muito fácil, com pouquíssima concorrência). Não vejo razão em quem se faz de coitado porque está em faculdade ruim. O cenário para os universitários hoje é o melhor possível, só não vai atrás e vence quem por dentro já se considera perdedor.[/quote]
cara sei que não da pra ficar colocando muletas para justificar cursar uma faculdade ruim, porém não podemos julgar as pessoas que estão em situações totalmente diferentes da nossa. motivação, capacidade e sorte andam juntas.
não depende exclusivamente, ahhh, o cara é foda…nem fez cursinho é pobre, passou em faculdade pública e é o melhor aluno…, ele nasceu e desenvolveu atributos que fizeram dele melhor que os outros, e além disso, será que ele não fez a melhor faculdade pública, será que ele não teve um apoio familiar excelente ?, será que enfrentou muitos problemas, será que esses problemas, se enfrentados não foram até benéficos, será que a faculdade não é a coisa mais importante da vida dele que para outros não seja ?
chamar os outros de perdedores dessa forma não me convenceu. se você fizer uma análise desses que você chama de perdedores, “talves” eles sejam os melhores dentre o seu circulo de pessoas. vai fazer um curso em Havard, e eles vão te julgar exatamente dessa forma.[/quote]
Concordo com você.
E mais uma vez digo, cada um chega onde quer chegar. Se tem gente que quer chegar ao patamar de ganhar 3 mil por mês e se dar por satisfeito com isso, ótimo.
Não concordo muito com essa idéia de que você sempre tem que crescer, nunca parar, sempre nessa competição adoidada sem nenhum alvo a ser alcançado.
Agora, se o cara gosta de pesquisa, curte sempre aprender novas tecnologias, ótimo também! A essência da coisa é fazer o que tu gosta. Se não gostas de pesquisa e ficar correndo no escuro(que é o que muitos pesquisadores fazem), nunca vai conseguir perseverar nessa área, por mais que tente.
Agora, repetindo, não vale fazer uma faculdade que vai te evoluir até certo ponto, estacionar ali, e ficar reclamando da área…[/quote]
Concordo contigo. Cada um tem um objetivo (ou objetivos). O meu é trabalhar mais algum tempo, fazer minha pós e lecionar. Então me mudo pro interior e fico lá, de boa, tranquilo.
Tem os que querem viver em Sampa, em NYC e acham que isso é o paraíso. Respeito, mas não é para mim.
Isso serve, também, para quem ganha seus R$ 5 mil fazendo CRUD e quem tira menos trabalhando com o hype. Nenhum é melhor ou pior, apenas está seguindo o caminho que quer.