Estava pensando em fazer uma graduação EAD de Matemática. Sou formado em AS e tenho MBA em Eng. de Soft.
Porém, estou iniciando meus estudos em AI e gostaria de iniciar uma carreira de pesquisa nesta área (apenas por hobby) e acredito que a Matemática vai me dar uma excelente base.
Minha dúvida é: Vale a pena ter outra graduação (no caso, uma graduação voltada para “Professores”) ? EAD é uma boa opção ?
Dando uma googlada dá para encontrar alguns cursos de Matemática EAD, todos Licenciatura.
Estudei licenciatura em matemática em uma faculdade “não-top” e minha experiência é que os conhecimentos são superficiais comparados a um bacharelado ou mesmo a um curso de Ciência da Computação.
Tenho base em alguns assuntos que podem ser úteis no estudo da computação, como: Notação matemática, Lógica e demonstrações, Geometria, Probabilidade e Estatística, Álgebra abstrata, Álgebra linear, Cálculo.
Só que com um porém: como o curso é feito para formar professores de ensino básico, a profundidade nos assuntos não é suficiente para alguém que quer trabalhar em pesquisa (mesmo como amador). Sempre vai ter que correr atrás de mais conhecimentos por conta própria.
E agora uma coisa muito séria:
Ultimamente a qualidade dos cursos caiu muito, mas muito mesmo. Na minha época ainda peguei uma grade curricular bem equilibrada entre as matérias “matemáticas” e as “didáticas”.
Devido ao baixo nível dos estudantes que entram na faculdade, hoje em dia eles diminuiram a carga horária das matérias específicas substituindo por disciplina que são meramente um complemento do ensino básico, como língua portuguesa, meio ambiente, empreendedorismo, inclusão social… além da natural queda do volume de conteúdo transmitido, já que o professor é obrigado a dar um curso em que ninguém leve bomba, nivelando a turma por baixo.
Bom!
Enrolei, enrolei e não ajudei em nada até agora!
Mas o que eu queria dizer é o seguinte: no curso de licenciatura em matemática você vai eventualmente encontrar conteúdo útil para o que quer, que é se aprofundar em áreas da computação. Só que essa informação está muito “diluída” ao longo do curso, você vai investir um tempo valioso em mais um montão de matérias que não agregam nada ao seu projeto de estudos atual.
O resultado é que não vale a pena investir 3 anos nesse curso.
Seria mais interessante separar os assuntos importantes e estudá-los por conta própria (de qualquer maneira é o que teria que fazer na faculdade EAD…), a única dificuldade adicional é ter que selecionar os assuntos e os livros sem orientação de um professor. Mas você poderia encontrar ajuda no próprio GUJ ou em fóruns de matemática.
No final terá uma boa base em poucos meses, e por muito menos dinheiro.
Se é para fazer um curso à distância, talvez você possa complementar seus estudos de matemática com o Coursera ( https://www.coursera.org/ ) ou o OCW ( http://ocw.mit.edu/index.htm ) . Acho melhor que alguém apresente no currículo um curso desses que um EAD de licenciatura (que nem sei se vale para poder dar aulas na rede estadual )
bestlinux, onde você mora? Dependendo de onde for, vale a pena conversar com o professor de alguma universidade próxima e tentar assistir as aulas como aluno ouvinte (boa parte dos professores de universidades públicas permitem isso). Faço SI na PUC mas pretendo pegar cadeiras mais “matemáticas” na Unicamp no ano que vem.
Eh que achei q a matematica seria uma excelente base para meus estudos. Mas o amigo gomesros deu uma boa explicada no que eh mesmo um curso de matematica. sobre o coursera, ja fiz alguns cursos, mas queria algo mais pratico.
O curso de matematica eh especificamente para ser professor ? Eu achei que nao era obrigatorio a licenciatura.
Também tem cursos de bacharelado, mais apropriados para quem quer ser pesquisador, trabalhar na área acadêmica, enfim esse é o curso certo para formar um matemático.
Mas são difíceis de achar, principalmente nas faculdades “genéricas”
No esquema de EAD todos os cursos que consegui achar no google eram licenciatura :-(.
Também tem cursos de bacharelado, mais apropriados para quem quer ser pesquisador, trabalhar na área acadêmica, enfim esse é o curso certo para formar um matemático.
Mas são difíceis de achar, principalmente nas faculdades “genéricas”
No esquema de EAD todos os cursos que consegui achar no google eram licenciatura :-(.[/quote]