Como eu faço pra compilar no Eclipse?! Só salvando ele já compila? Digo, compilar pra criar um bytecode, o arquivo.class (função semelhante do javac do DOS.)
class Exemplo {
double calculaAreaDeQuadrado (double lado)
{
return lado * lado;
}
}
Eu sei que é um código ridículo, mas não existe um modo para que eu possa pelo menos testar valores do “lado” sem eu necessariamente dar o run… sei lá, atribuir um valor para lado e verificar a resposta (no caso, o return)… o run não funcionará pq não tem o método main (óbvio…)
É que to aprendendo isso na faculdade e não entendo porquê a gente aprende coisas que não funcionam de fato… mas preciso aprender do jeito que eles pedem pq senão vou bombar na matéria… :x
Valeu!
para testar o codigo como voce disse utilize o IDE BlueJ.
Denis
C
CandaharPJ
Valeu cara…
Mas não tem como fazer isso no Eclipse mesmo?
C
carlsonwfPJ
“Candahar”:
Olá.
Tenho 2 dúvidas a respeito do Eclipse…
Como eu faço pra compilar no Eclipse?! Só salvando ele já compila? Digo, compilar pra criar um bytecode, o arquivo.class (função semelhante do javac do DOS.)
class Exemplo {
double calculaAreaDeQuadrado (double lado)
{
return lado * lado;
}
}
Eu sei que é um código ridículo, mas não existe um modo para que eu possa pelo menos testar valores do “lado” sem eu necessariamente dar o run… sei lá, atribuir um valor para lado e verificar a resposta (no caso, o return)… o run não funcionará pq não tem o método main (óbvio…)
É que to aprendendo isso na faculdade e não entendo porquê a gente aprende coisas que não funcionam de fato… mas preciso aprender do jeito que eles pedem pq senão vou bombar na matéria… :x
Valeu!
Para compilar, vá em Run as Application.
Para testar simplesmente crie o método main para rodar a sua função. É o melhor jeito e funciona no Eclipse assim como em outras IDE.
Abraço
D
denis_arrudaPJ
num da nao
M
maicon_bPJ
Deixem eu expressar a minha idéia…
Se vc tá aprendendo a montar clases sem o tal do main()/run()/init() é pq eles querem que vc utilize os métodos desta classe através de outras classes, para isso vc teria que fazer por exemplo: (public)
Espero ter ajudo e compreendido seu problema.
Abraço,
Maicon
C
CandaharPJ
Valeu cara…
Mas como eu posso criar um método main pra esse código? Devo usar o “public static void main (String [] args)”? E como ficaria o código?
O problema é que eu preciso inserir o valor do lado, mas sem importar o pacote javax.swing (o JOptionPane, por exemplo)? Como eu faço?
Valeu de novo!
Essa classe teria um método chamado calculaAreaDeQuadrado que esperaria um valor double e retornaria outro valor double.
OK ?
vc tem que por public na frente de class para que outras classes possam enchergar ela.
OK ?
assim como tens que por um public na frente do método para que outras classes tb possam acessar o tal método.
OK ?
Classe TestarExemploClass:
import Exemplo.*; //Importa Classe Exemplo.class que vc criou para poder utilizar o tal método calculaAreaDeQuadrado. OK?
classTestarExemploClass{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){//necessário para rodar/iniciar o programa. OK ?doublevalRetorno;//Cria variável double para receber o retorno que o método calculaAreaDeQuadrado vai lhe retornar. OK ?valRetorno=Exemplo.calculaAreaDeQuadrado(500);//chama método calculaAreaDeQuadrado da classe Exemplo passando como parâmetro o valor 500 e passando para a variável valRetorno o valor 500*500 que o método irá fazer, no caso 250000. OK ?System.out.print(""+valRetorno);//Imprime valorRetorno}}
Entaum, quando vc precisar fazer um calculaAreaDeQuadrado em qualquer programa que vc desejar criar, vc naum precisará mais criar a função de valor * valor, mas sim é só preciso chamar o tal método público criado no Exemplo.class. OK ?
Espero ter sido claro…
Abraço,
Maicon
C
CandaharPJ
Para maicon_b
Valeu cara... era isso mesmo que eu tava perguntando...
Só mais uma dúvida...
Eu criei uma nova classe chamada Exemplo:
public class Exemplo {
public double calculaAreaDeQuadrado (double lado)
{
return lado * lado;
}
}
Esse último código desse ser uma nova classe? Devo criar uma nova classe no mesmo projeto e daí eu digito o código acima? Eu não entendi isso direito...
Então fiz duas classes, uma com o class Exemplo e outra com o class TestarExemploClass... mas o TestarExemploClass dá erro de sintaxe, fala que não reconhece o calculaAreaDeQuadrado.
O que eu fiz de errado?
Valeu mesmo!!!
M
maicon_bPJ
Esse primeiro código eu fiz no braço, na hora de criar o post e nem cheguei a testar…
Mas no mesmo projeto onde você criou o Exemplo.java vc cria um TestarExemploClass e põe o seguinte código:
publicclassTestarExemploClass{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){Exemploex=newExemplo();//Instancia a classe Exemplo.classSystem.out.print(""+ex.calculaAreaDeQuadrado(500));//executa o método da vriável instanciada.}}
Espero que resolva, caso não tenha dado certo me avise. OK ?
Abraço,
Maicon
C
CandaharPJ
Para Maicon_b
Valeu cara… eu criei duas classes… uma com o código que calcula a área e outra que testa um valor…
Mas dá erro de sintaxe na classe do teste…
Diz : The import Exemplo is never used
E: The method calculaAreaDoQuadrado (double) from the type Exemplo is not static.
O que fiz de errado? Valeu!
C
CandaharPJ
Agora funcionou…
Valeu mesmo cara…
M
maicon_bPJ
põe no início o seguinte:
import Exemplo.*;
para ele importar a classe exemplo para dentro da classe TestaExemploClass.
Se caso não der certo vou ter que te explicar algumas coisas sobre o modificador static.
Blz ?
Abraço,
Maicon
C
CandaharPJ
public class TestarExemploClass{
public static void main(String args[]){
Exemplo ex = new Exemplo();
System.out.print("" + ex.calculaAreaDeQuadrado(500));
}
}
Esse código funcionou…
Valeu!
PS.: Se eu colocar o import Exemplo.*; no início da classe do teste, ele dá erro de sintaxe… diz que não reconhece… mas tudo bem, já tá funcionando…
M
maicon_bPJ
Blz.
Por estar na mesma pasta default do projeto não é necessário fazer o import, só se ele estivesse em alguma pasta apartir da raiz do projeto, no caso num package.