Gostaria de saber se existe algum pacote do slackware p/ a instalação do eclipse 3.0… (pacotes .tgz)
Outra duvida, é se alguem tem alguma solução para que não se fique criando varios diretorios “workspace” nos diretorios quando se chama o eclipse pelo console.
Para instalar o Eclipse em qualquer distribuição linux você só precisa do JSDK e a variavel de ambiente JAVA_HOME apontando para o diretório que você instalou o JSDK. O Slack vem com o JSDK e se n.ão me engano está em /usr/java/j2sdk1.4.2 (se você o instalou é claro!).
No mais você deve baixar o Eclipse, descompactar, entrar no diretório e executar ./eclipse. É só!
Se você tiver alguma dúvida posta aí.
S
Shneider
Tah certo, a segunda duvida que tinha pelo que eu vi o eclipse ja solucionou… agora na v3.0 ele pergunta onde colocar a pasta workspace antes de iniciar.
Eu instalei o eclipse conforme você falou, descompactei para /usr/local/eclipse, afinal o slackware nao tem um diretorio p/ os programas, na verdade ele costuma separar as lib, bin e etc (por isso queria o pacote tgz)
Eu estava analisando se era possivel criar um pacote tgz apartir do diretorio do eclipse mas percebi que fica muito dificil… então vai contra o padrão do slack mesmo fazer oq
Bani
O topico era para ser Slackware 10, né?
Sobre o tgz, por que você achou difícil? Criar pacote no Slackware acho que é mais fácil do que em qualquer outra distribuição.
boaglio
Shneider,
Eu já fiz um artigo para o GUJ sobre a instalação do Eclipse 3.0 ,
ele está apenas sendo revisado pelo Paulo Silveira antes
de colocar no site.
Ele foi feito no Slackware 10 e ensina exatamente o que fazer
para instalar e criar uma aplicação, com todas as telas de
todos os passos necessários.
Logo logo deve estar no site
S
Shneider
Boaglio,
Fico esperando pelo tutorial
Bani,
Era para ser 10 mesmow :roll: rs
A minha dificuldade é a seguinte, com codigos fontes do eclipse (que foi feito em java) minhas ferramentas para criação do pacote não funciona (uso o checkinstall).
rigolin
Shneider,
não entendo o objetivo de criar um tgz do Eclipse! Quando você for instalar ele vai descompactar e pronto!(no máximo vai criar um link em /bin)
Crie o seu diretório para os seu softwares no Slack. De preferência em uma partição diferente da que está a raiz do SO.
S
Shneider
O objetivo era uma instalação mais rapida, o slackware não oferece todos os programas que uso, eu tenho um cd gravado com estes programas (packages) e para instalar todos d uma vez eu digito simplesmente:
installpkg *
Todos os packages são instalados, o problema é que também uso programas em Java, e infelizmente não consigo criar pacotes tgz com os fonte do java.
Bani
Bom, em primeiro lugar um pacote deve conter os arquivos binários, não os fontes. Então no caso do Java são os .class.
A idéia é gerar a partir do diretório em que o programa já está instalado.
Esse checkinstall eu nunca usei, mas a ferramenta que o Slackware fornece para criação de pacotes é o makepkg.
Tem uma explicação sobre como utilizá-la aqui, mas a idéia básica é simplesmente criar a estrutura de diretórios e aí rodar o makepkg nela.
P
phant
corrijam-me si eu estiver errado… mas nao é simplesmente você empacotar os programas(arquivos, e .class) normalmente e depois, para facilitar as coisas, criar uns arquivos bash (.sh) com instruçoes do tipo “JAVA dir_onde_Ficara_o_Programa.class” ou então bash’s para fazer algumas configuraçoes extras ou rodar um arquivo de configuraçao que você monte(isso para caso o programa precise de configuraçoes de banco de dado e etc)??
Aqui em casa , por exemplo, eu uso o Kurumin, que é baseado em Debian. Eu simplesmente descompactei o Eclipse em uma pasta (a versao linux que tem pra baixar no eclipse.org), e para facilitar as coisas eu criei um arquivo bash(.sh), e colei do desktop =).
acho ainda nao vi qual o problema que você esta tendo… =([/code]
S
Shneider
phant
O problema que eu tenho, é ter tudo sobre controle. Se eu instalar manualmente e criar os sh, eu perco as vantagens que o pkgtool oferece.
Você deve conhecer o apt-get do Debian, ou o rpm do Red Hat (não sei qual o conectiva usa) o Slackware usa o tgz. Com eles fica bem mais facil instalar, atualizar e remover.
Bani
O checkinstall ele precisava dos fonte, porquê ele rodava automaticamente o ./configure com toda a parafernália de prefix e depois o make e respectivamente o make install.
Eu tentaria rodar o makepkg para ver no que dava mas perdi minha HD, então isso vai demorar…
Sobre gerar pacotes com o java, como disse o slackware separa os arquivos do programa em seus pacotes tgz (arquivos binarios em /usr/bin e arquivos de configuração em /usr/etc). E eu não sei como o Eclipse (entre outros programas Java) se comportaria com seus arquivos separados.
Bani
Eu acho que não é “o Slackware” que separa os arquivos.
Eles já vem assim no tgz. Você criando tgz com tudo no mesmo diretório, ficará tudo no mesmo diretório após instalado.
Quanto ao configure, make e make install, claro que você não vai usar isso no Java, então se o seu programa precisa mesmo disso acho que o melhor que você pode fazer é um makefile de mentirinha para ele ter o que rodar.
S
Shneider
Se rodando um makepkg no diretório do programa já cria o pacote, então está resolvido, já vai automatizar bastante o processo de instalação.
Valew a galera que me ajudo
Bani
Se você rodar o makepkg dentro do diretório do Eclipse depois ele vai jogar todos os arquivos no raiz, o que não seria muito bom.
O que você tem que fazer é recriar a estrutura em algum lugar e dar makepkg lá. Por exemplo, criar /tmp/teste/opt/, copiar o diretório do Eclipse dentro desse opt e aí dar makepkg dentro do teste.