Eclipse + 512 de RAM + Kubuntu = Não dá para trabalhar
8 respostas
cassio
Olá pessoal,
Tenho um notebook com a seguinte configuração:
Processador Intel Centrino Duo Core 1.6 GHz
512 MB RAM
Usando o Kubuntu (Dapper Drake)
Instalei o Eclipse 3.2 e simplesmente não dá pra usar!
Antes de abrir o Eclipse um “free” no terminal me diz que tenho cerca de 280 MB livres de RAM, porém quando abro o Eclipse, a IDE fica muito lenta, nem o auto-completar funciona direito, para criar uma nova classe é uma eternidade… e um novo “free” no terminal me mostra que o swap começou a ser utilizado…
Isso é normal? Rodo Eclipse + 512 de RAM + KDE tbm no trabalho e o desempenho do Eclipse é bem aceitável… Alguma idéia do que pode estar acontecendo, será que é problema com alguma configuração?
Em casa uso no meu notebook com 512 DDR2 + P4 3.2Ghz HT o NetBeans 5.5 e o IntelliJ 6.0 no Kubuntu 6.10, ambos ficam “normais”, e nem reservo memória nem nada.
cassio
Olá Luiz,
Vc sabe, aproximadamente, quanto de RAM essas IDEs costumam consumir neste seu note?
Gostaria de fazer um comparativo para saber se o consumo de memória na minha máquina está normal…
_fs
Criar nova classe e autocomplete são recursos que não dependem apenas de RAM.
De qualquer forma o Eclipse gasta a quantidade de RAM que você configurar no eclipse.ini no diretório de instalação.
L
lucas_sa
tira o kubuntu e coloca o debian etch vai ver que belezura
fabiano.franca
Eu uso o IntelliJ aqui em um P4 2.68 com 1GB de memória e ainda acho ele pesadão.
Na minha opinião trabalhar com IDEs Java com menos de 1GB é improdutivo.
fabiocsilva
Tenta iniciar o eclipse com o comando ${CAMINHO_ECLIPSE}/eclipse -vmargs -Xmx256M. Lembrando que esse parâmetro pode ser passado diretamente na inicialização do eclipse através do arquivo config.ini se não me falha a memória.
cassio
Olá,
Fiz 3 coisas:
Verifiquei que estava sendo utilizado a JVM nativa do Kubuntu, não a da Sun. Editei o arquivo /etc/jvm e melhorou um pouquinho, não muito.
Troquei o Eclipse 3.2 pelo 3.1. Sei que o 3.2 está bem melhor, mas tive uma melhora de desempenho gritante.
Editei o arquivo eclipse.ini e passei para 128 MB de RAM ao invés dos 256.
Não sei ao certo que tipo de prejuizo essa diminuição do heap pode me causar, mas agora ficou MUITO melhor pra usar o Eclipse no meu notebook. Ainda não está super rápido (preciso passar para 1 GB o mais rápido possível), mas pelo menos agora está usável…
Obrigado a todos que responderam!
Metaleiro
[color=darkblue]É só setar os parâmetros de memória como disseram acima, mas o arquivo correto é eclipse.ini
-vmargs
-Xms80m (Parâmetro de memória inicial)
-Xmx256m (Parâmetro de memória final)
Ele irá “startar” com a memória que você preferir e chegará ao máximo de memória prefereida também