Eclipse diz que porta 8080 já esta em uso

15 respostas
A

[size=9]

Pessoal,
eu instalei o tomcat , iniciei-o (aparece no rodape direito do windows) e fiz aquele teste de digitar no browser http://localhost:8080/

então cliquei em TomcatManager e apareceu a pagina de gerenciamento com a mensagem : If you’re seeing this page via a web browser, it means you’ve setup Tomcat successfully. Congratulations!

Ocorre q comecei a estudar JSP e criei meu primeiro exemplo:

1. No eclipse eu fiz File > new > Dynamic web Project >
  2. criei a classe ExWeb01
  3. o eclipse montou a estrutura
  4. dentro da pasta web-inf criei olamundo.jsp com o codigo abaixo :

<%@ page language=“java” contentType=“text/html; charset=ISO-8859-1”
pageEncoding=“ISO-8859-1”%>

Insert title here

<%= request.getParameter("text") %>

-----------------------------------------

Não mexi no [color=red]web.xml[/color], que foi criado assim por default :

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

ExWeb01

index.html
index.htm
index.jsp
default.html
default.htm
default.jsp

salvei o projeto e cliquei em RUN.
No canto inferior direito eu vejo que o eclipse tá acho q iniciando o tomcat (que já está ativo).
Então vem a seguinte mensagem :

[color=red]Several ports (8080, 8009) required by Tomcat v6.0 Server at localhost are already in use. The server may already be running in another process, or a system process may be using the port. To start this server you will need to stop the other process or change the port number(s).[/color]

Parece que tem algum programa usando a porta 8080, o estranho é que eu fechei tudo o que podia na maquina, só deixei o antivirus ativo.

se a msg do gerenciador do tomcat diz q ele tá instalado com sucesso, se eu consigo startá-lo, por q nao consigo rodar minha aplicação ?

Pensei ate que deu um conflito por iniciar o tomcat pelo monitor dele e o eclipse tambem tava tentando inicia-lo. Então eu PAREI o tomcat pelo windows, e no eclipse mandei STARTar o projeto. Entao ele ligou o Tomcat, mas ai deu o erro :

[color=blue]HTTP Status 404 -
type Status report
description The requested resource () is not available.
Apache Tomcat/6.0.18[/color]

Eu não criei nenhuma estrutura no diretorio do tomcat. Tenho uma pasta “Workspace” no meu c:/ q criei ao iniciar o Eclipse.

Alguem pode me ajudar ?
[color=blue]O meu windows é vista, eu criei a variavel JAVA_HOME mas nao mexi na catalina, achei q nao era preciso.
Eclipse IDE for Java EE Developers (163 MB) eclipse-jee-ganymede-SR1-win32.zip
jdk1.6.0_10
apache-tomcat-6.0.18.exe[/color]

Obrigada, Andrea

[/size]

15 Respostas

C

Execute Monitor TomCat (“C:\Program Files\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0\bin\tomcat6w.exe”)

Vai aparecer o icone na barra de tarefa. Se for apareceu um icone seta verde, isso significa que a porta 8080 já esta em uso. Então você tem que desabilitar clicando o botao direito neste icone -> stop service.

A

quando eu executo o tomcat6w.exe aparece uma caixa Apache Tomcat Properties, escrito Service status=Stopped. Então isso significa q a porta não está em uso certo ?

fico pensando se há algum erro no codigo … ou se tem q criar uma estrutura dos meus arquivos dentro de Programas>Tomcat , etc …

o q acha?

R

Uns toques pra vc…
Baixa o plugin de tomcat pra eclipse:
http://www.eclipsetotale.com/tomcatPlugin.html
Fica mais rápido de iniciar uma conexao, parar a atual, reiniciar…
A porta 8080 está ocupada pq o tomcat está rodando e quando vc tenta rodar o jsp direto no eclipse (q não recomendo já que não eh browser) o tomcat vai estar ocupando já a 8080.

R

andreamussap:
quando eu executo o tomcat6w.exe aparece uma caixa Apache Tomcat Properties, escrito Service status=Stopped. Então isso significa q a porta não está em uso certo ?

fico pensando se há algum erro no codigo … ou se tem q criar uma estrutura dos meus arquivos dentro de Programas>Tomcat , etc …

o q acha?

Não eh erro no código n…
Vc usa algum BD?

A

nao uso BD.

comecei a estudar java, fiz uns exemplos que nao sao web e tudo funcionou.

baixei o tomcat, baixei o eclipse para desenvolvedor de web, peguei esse primeiro exemplo numa apostila, copiei pra dentro do codigo e dei RUN

e tudo isso aconteceu.

ExWeb01
tem uma pasta src vazia
dentro do WebInf eu criei esse arq jsp

é assim mesmo? nao precisa ter uma classe para rodar ? Nao preciso mesmo criar a mesma estrutura dentro de programas>tomcat ?

A

raffccc:
Uns toques pra vc…
A porta 8080 está ocupada pq o tomcat está rodando e quando vc tenta rodar o jsp direto no eclipse (q não recomendo já que não eh browser) o tomcat vai estar ocupando já a 8080.

raffcc eu to achando q é isso mesmo, por incrivel q isso me pareca.

Mas entao se eu NAO iniciar o tomcat por dentro do eclipse, como eu chamo meu projeto pelo browse ? http://localhost ???

R

Faz assim oh… eu acho q quando vc instalou o tomcat ele criou no menu iniciar um Apache Tomcat 6.0(mais recente) ai vc clica em Monitor Tomcat
vai abrir um ícone na barra do relógio, se vc clicar com o botão direito e o Stop Service estiver habilitado eh pq o tomcat tá rodando, eh so vc clicar la e rodar o projeto no eclipse q ele vai rodar sem bronca…

R

Pra vc rodar o projeto no browser vc faz assim:

Dentro da pasta: …\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0\conf\Catalina\localhost

Vc cria um arquivo xml com essa estrutura

O nome do arquivo xml é o nome q vc vai digitar no endereço…

Vc deve renomear no web.xml a tag e ao invés daquele monte de index.xxx e default.xxx vc apaga tudo e deixa só o
ExWeb01.jsp

isso significa que quando o tomcat for rodar esse projeto ai a primeira pagina q ele vai abrir eh essa…

OLha um exemplo:

Dentro da pasta C:\Program Files\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0\conf\Catalina\localhost
eu tenho um arquivo chamado sad-tr.xml

ele é assim:

ai pra rodar esse projeto… eu inicio o tomcat vou num browser e digito:

http://localhost:8080/sad-tr

aí ele roda… =D

Hildebrando_Pedroni

Se você puder instalar o plugin pro tomcat fica melhor pra startar e restartar o server (procure por sisdeo ou sysdeo, acho que é assim) mas
faz assim que vai funcionar:

Quando você instalou o tomcat, dentro da estrutura de diretorios existe uma pasta chamada webapps.
Mude o workspace no eclipse para essa pasta dentro do diretorio do tomcat.
Cria o seu projeto faça tudo como você fez.
Quando tiver terminado, não vá na seta run.
Simplesmente starte o seu tomcat usando o exe dele, abra o seu browser e digite

http://localhost:8080/nomedoseuprojeto/suapagina.jsp

O que acontece é que o tomcat vai buscar as paginas dentro desta pasta “webapps”, tem como mudar isso, mas acho mais facil fazer assim.

Os projetos web não funcionam como os desktop, por isso não é necessário clicar em run, apenas inicie o servidor e digite o endereço no browser, assim a porta 8080 ficará disponível.

Assim vai funcionar tudo.

abraços

A

[size=9]
olá pessoal.

raffccc :
no meu diretorio nao tem uma pasta catalina ( \Tomcat 6.0\conf\Catalina\localhost ), mas sim ( \Tomcat 6.0\conf\ e aqui tem varios arquivos inclusive catalina.properties, etc)

Hildebrando:
eu fiz o q vc indicou e parece q andou um pouco.

1. eu criei uma pasta dentro de webapps ( Apache\Tomcat 6.0\webapps\ex_jsp)

2. abri o eclipse apontando o workspace pra cá

3. no eclipse criei um projeto web chamado ExWeb01

4. criei OlaMundo.jsp dentro da pasta WEB-INF

5. startei o tomcat ( vou baixar o plug in ainda)

6. http://localhost:8080/

7. na pag q abriu cliquei em TomcatManager
    8 ) apareceu meu diretorio /ex_jsp , cliquei nele

8. e ai deu isso:

HTTP Status 404 - /ex_jsp/

type Status report

message /ex_jsp/

description The requested resource (/ex_jsp/) is not available.

Apache Tomcat/6.0.18

O que faço agora ?
Eu lembro de que no eclipse teria q ir na aba Server, e o tomcat aparecendo lá vc Adicionava o projeto a ele. Nao tem q fazer isso?
De qq forma o Tomcat nao esta aparecendo na aba Server.

Abraços.
[/size]

Hildebrando_Pedroni

Bom, resolvido o problema da porta 8080, vamos ao outro problema.

O erro 404 significa que o servidor não achou seu jsp.

Como esta configurado o seu web.xml?

tenta digitar na url isso: http://localhost:8080/ex_jsp/olaMundo.jsp

Talvez de o mesmo problema.
Temos estão que dizer onde esta a pagina para o tomcat.

Vc está usando struts ou algum outro framework?

A

Em 02/12/2008 editei essa msg para colocar RESOLVIDO no problema da porta 8080 ja esta em uso, conforme me ajudou o Hildebrando … era um problema entre o Tomcat com o eclipse . Agradeço e ele e a todos os outros amigos dessa lista q ajudaram com suas sugestões.

[size=9]
[color=red]A estrutura no tomcat ficou assim:[/color]

C:\Program Files\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0\webapps\ex_jsp\ExWeb01\WebContent\WEB-INF

[color=darkblue]Dentro do eclipse ta assim:[/color]

ExWeb01

• tem umas coisas
  • WebContent
  • Web-INF

OlaMundo.jsp

[color=red]Como esta configurado o seu web.xml?[/color]

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> ExWeb01 OlaMundo.jsp

[color=darkblue]tenta digitar na url isso: http://localhost:8080/ex_jsp/olaMundo.jsp , Talvez de o mesmo problema. Temos estão que dizer onde esta a pagina para o tomcat. [/color]

Fiz o indicado acima e tb Tentei assim http://localhost:8080/ex_jsp/ExWeb01/olaMundo.jsp e dá o mesmo erro.

HTTP Status 404 - /ex_jsp/ExWeb01/olaMundo.jsp
type Status report
message /ex_jsp/ExWeb01/olaMundo.jsp
description The requested resource (/ex_jsp/ExWeb01/olaMundo.jsp) is not available.

Mais alguma sugestao ? :frowning:

Nao uso nem struts ou algum outro framework.

[/size]

Vinicius_Sartori

muda a porta para 8088 ou 8081, ou verifica se você já não tem outro server como o apache ou firewall que utilize esta porta, de uma varredura nas portas

A

[size=9]
após o problema do conflito da porta 8080, o outro problema q surgiu, do erro 404, eu consegui resolver … infelizmente não sei como ! só sei q mexi em tantas coisas, que ao meu ver não fiz nada de diferente do que já estava fazendo, mas agora tá funcionando .

Baixei todo o meu material agora em Nov/2008.
Meu tomcat é o 6.
Estou há uns 10 dias procurando pela net apostilas, artigos, video aulas etc q me ajudassem a descobrir o que é, infelizmente a maioria do material é antigo, e não fala exatamente o q eu estava precisando, mas fui fazendo por comparaçao, induçao e logica :slight_smile: e agora meu primeiro exercicio ( ola mundo :)) funcionou :slight_smile:

A dica do raffcc : Pra vc rodar o projeto no browser vc faz assim: Dentro da pasta: …\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0\conf\Catalina\localhost , Vc cria um arquivo xml com essa estrutura … nao foi necessaria, estou colocando isso para que alguem q tenha o mesmo probl q eu nao se preocupe por nao possui essa estrutura, pode ser pq na versao 6 do Tomcat ela nao seja + necessaria.

bem, acho q é isso.
Agradeço + uma vez a todos q deixaram msgs no meu topico tentanto ajudar, e akeles q me escrevem MP tb .

Estou começando agora mas espero um dia poder estar ak ajudando as outras pessoas tb ! Abraços e até o proximo problema :slight_smile:
Andrea
[/size]

A

ola caros companheiros…

depois de muito penas com este problema hj consegui encontrar um solução para este problema de implantação.

isso ocorre por que a maquina virtual java vai acumulando processo e acaba travando.

se vc estiver no windows de um ctrl+alt+del de um finalizar arvore de processo no Java.exe

isso resolveu no meu caso.

flw

Criado 23 de novembro de 2008
Ultima resposta 12 de set. de 2012
Respostas 15
Participantes 6