Eclipse e CVS

A um tempo atrás, enquanto ainda desenvolvia utilizando ferramentas M$ utilizava o Visual SourceSafe para controle de versões. Agora tenho a necessidade de utilizar um controle de versões e comecei a utilizar o o CVS pq o Eclipse possuí a integração nativa. Por isso nunca fiz commit, update na unha (shell).
Bem, já percebí que existem algumas diferenças. Ainda estou trabalhando sozinho e tem uma coisa que não está clara: Como saberei que um arquivo está sendo editado por um outro desenvolvedor? O CVS bloqueia o arquivo quando alguém estiver editando?

O “C” do CVS quer dizer “Concurrent”, ou seja, a partir do momento em que voce comeca a usar os mecanismos de edit/unedit (que o CVS tem, alias), voce esta jogando uma das principais habilidades do CVS fora, que eh a de controlar a versao de arquivos mesmo com mais de uma pessoa usando. :wink:

Ok cv, sem problemas quanto ao acrônimo ‘CVS’. Mas eu acho que nem cheguei no ponto que vc está falando de edit/unedit. Pelo menos não ví estas opções ainda.

As questoes de watch do CVS, não bloqueiam os arquivos, mas dão a possibilidade de saber-se quem esta editando cada arquivo.