A um tempo atrás, enquanto ainda desenvolvia utilizando ferramentas M$ utilizava o Visual SourceSafe para controle de versões. Agora tenho a necessidade de utilizar um controle de versões e comecei a utilizar o o CVS pq o Eclipse possuí a integração nativa. Por isso nunca fiz commit, update na unha (shell).
Bem, já percebí que existem algumas diferenças. Ainda estou trabalhando sozinho e tem uma coisa que não está clara: Como saberei que um arquivo está sendo editado por um outro desenvolvedor? O CVS bloqueia o arquivo quando alguém estiver editando?
O “C” do CVS quer dizer “Concurrent”, ou seja, a partir do momento em que voce comeca a usar os mecanismos de edit/unedit (que o CVS tem, alias), voce esta jogando uma das principais habilidades do CVS fora, que eh a de controlar a versao de arquivos mesmo com mais de uma pessoa usando. 
Ok cv, sem problemas quanto ao acrônimo ‘CVS’. Mas eu acho que nem cheguei no ponto que vc está falando de edit/unedit. Pelo menos não ví estas opções ainda.
As questoes de watch do CVS, não bloqueiam os arquivos, mas dão a possibilidade de saber-se quem esta editando cada arquivo.