eu gostaria de saber se tem uma forma de rodar meus servlets direto do Eclipse… tipo, eu crio a classe (mas ae eu tenho que ir no diretório webapp do Tomcat e fazer isso, e isso, e mais isso…) no eclipse e dou um comando tipo “Run aplication as…” e de repente, como se [color=“orange”]num passe de mágica[/color], meu servlet aparece e se manifesta num IE da vida ou qualquer outro diabo de browser qualquer (uso bastante o Opera)… ufa!!!; nem que eu tenha que fazer umas configuraçõezinhas no Eclipse (e é claro que terei de fazer)…
Obs.: tenho instalado junto com meu eclipse aquele tal de [color=“orange”]“Eclipse Web Tooling Platform Contribution”[/color], da IBM, e não sei por que eu tenho uma forte impressão que esse plugin pode fazer algo por mim nesse sentido… Estou errado?
Simplemente aponte o diretorio da tua webapp como sendo o diretorio da apliacao no eclipse ( ou vice-versa ). Por exemplo, eu tenho o JForum em f:/eclipse-projects/jforum , e a configuracao do Context no meu server.xml aponta para este diretorio. Assim, vc nao precisa fazer nenhum passo extra.
Ai basta voce abrir o browser e acessar a aplicacao normalmente…
Crie um script Ant que gere o pacote .war no diretório web-apps do Tomcat, assim vc soh precisa abrir o browser e pedir pra executar a página. O plugin do tomcat também é boa alternativa.
[quote=“eduardo_lopes”]Crie um script Ant que gere o pacote .war no diretório web-apps do Tomcat, assim vc soh precisa abrir o browser e pedir pra executar a página. O plugin do tomcat também é boa alternativa.
[]'s
eduardo[/quote]
Me desculpe a ignorância, mas estou entrando em J2EE agora…
ao invés de gerar um pacote .war, não posso gerar um .jar? E mesmo assim (se eu gerar um .war), como farei pra que o Tomcat o reconheça como o pacote que tem minhas classes? Precisaria fazer isso no [color=“orange”]web.xml[/color]?
o .war é praticamente um .jar, só que a estrutura de pastas é igual a uma aplicação web!
dentro dele vc encontra o WEB-INF e o web.xml da mesma forma!
se vc usar um script ANT, ele pode gerar sempre esse .war automaticamente, então toda vez que vc for testar vc executa esse script ele irá gerar o war e copia-lo pro diretório padrão, e pronto, o deploy ta feito é só testar!
[quote=“O Grande Bé”]o .war é praticamente um .jar, só que a estrutura de pastas é igual a uma aplicação web!
dentro dele vc encontra o WEB-INF e o web.xml da mesma forma!..[/quote]
Poxa, que legal!!! :lol:
Então deixa ver se eu entendi: se eu criar o .war, não preciso criar uma pasta WEB-INF no diretório da minha aplicação web, e dentro dela pôr um web.xml? Então seria só colocar meu .war (que conteria as classes e o web.xml) no diretório apropriado e blz?
Poxa, realmente mto legal…
Poxa, que legal!!! :lol:
Então deixa ver se eu entendi: se eu criar o .war, não preciso criar uma pasta WEB-INF no diretório da minha aplicação web, e dentro dela pôr um web.xml? Então seria só colocar meu .war (que conteria as classes e o web.xml) no diretório apropriado e blz?
Poxa, realmente mto legal…
Valeu galera, mto obrigado!!! :D[/quote]
Ooops… calma aí.
Vc deve continuar desenvolvendo com as pastas normalmente (WEB-INF, classes, etc), quando vc gerar o .war ele irá encapsular isso tudo (estrutura de pastas, inclusive) em um só arquivo, aí vc o copia esse arquivo para o web-apps do tomcat, e ele criará o diretório com o nome da sua aplicação e dentro dele copiará a estrutura do .war.
Pronto. Qualquer modificação que você fizer nas classes, páginas, arquivos de configuração etc fará com que o Tomcat automaticamente reinicie sua aplicação. Portanto, basta dar um refresh no browser.
Mas fique atento ao console do tomcat, pois modificar alguma classe, pode demorar de 1 a 5 segundos para ele reiniciar a aplicação.