Alguns de vcs podem já saber disso,mas é p/ pessoas que estão passando por esse mesmo problema,que nunca usaram o eclipse ou que têm mais de uma JRE no pc:
Como a 1.5 tem a classe Scanner,que pra mim é uma benção,já que quero primeiro entender a linguagem com programas simples,resolvi desenvolver um dos trabalhos da faculdade em Java.
Acontece que aqui nos labs,o eclipse está marcando a versão 1.4 do JRE,sem possibilidade de alteracao (drop-down inativo)
Beleza,como em casa eu vi que tem como compilar ‘dependente’ das apis das versoes,fiz esse programa babaca só pra ver se funciona (como de fato acontece se eu rodar isso num terminal – estou no Linux):
import java.util.Scanner;
public class teste
{ public static void main(String args[])
{ Scanner cin = new Scanner (System.in);
String S = cin.next();
System.out.println(S);Mas como habilitar a versao 5 no eclipse (3.1)?
}
}
javac -source 5 teste.java
OBS:detalhe que javac e java estao instalados no /usr/lib/jvm , mas vejam o seguinte:
- os links simbolicos em /public/soft/linux (jdk1.5.0_03 e jre1.5.0_03) estão quebrados
- meu PATH inclui /public/soft/linux/java/j2sdk1.4.1_02/bin , que não existe (aparentemente)
- o manual do javac fala “the compiler defaults to the 1.5 behavior if the -source flag is not used”
- a execução via terminal do eclipse retorna
searching for compatible vm…
testing /usr/lib/jvm/java-gcj…found
Creio que ele não está usando o compilador da Sun (aí eu não sei mesmo,porque o meu em casa não pede nada de gcj) ao inves de javac
Então assumo que estou compilando numa JRE 1.5,apesar de nao saber como o bash acha ela.No entanto,o eclipse (3.1) ‘suporta’ somente a 1.4 (esse programa nao funfou pela IDE).
Como ‘corrigir’:Window >> Preferences >> Java >> Compiler.Seleciono a 5.0 e em “Installed JREs”, clico em Search e vou no diretorio onde está instalada a JRE 1.5.
Desculpem se ficou enorme,mas era pra descrever a situacao.Se acharem que merece um pin,coloquem.