Eclipse, Eclipe, Eclipse

5 respostas
Marques

Pelo que ví através de repostas postadas, o Eclipse deve ser muito bom, porém não entendo como os “evangelizadores” do mesmo não encontram dificuldades quando precisam desenvolver um form usando swing.
Pelo que ví, nesse caso é melhor usar uma IDE para desenvolver o form e de alguma forma exportar a classe gerada para dentro do Eclipse.
As perguntas de iniciante que faço são as seguintes:
Por que não fazer tudo na IDE que contemple todo o escopo do projeto?
Não pouparia recursos (tempo e produtividade) fazendo tudo na mesma IDE?

Sds,

Marques

5 Respostas

Rafael_Steil

Eh, hoje de fato esta parecendo o “Eclipse Day” :slight_smile:

Ate pesquisei, realmente nao existe um plugin que integre-se dirametne ao Eclipse para o desenho de interfaces graficas, forcando-nos a recorrer a solucoes externas. Concordo que nao nao eh a melhor coisa do mundo desenhar a GUI em um programa e codar o sistema em outro.

Uma ferramenta puramente RAD eh o JBuilder, porem ela eh extremamente cara - a versao Personal, apesar de nao ter custo algum, contem um minimo de componentes e nao permite que programas comerciais sejam criados.
Um outro problema el JBuilder é o seu código extremamente sujo em relacao a criacao da GUI, o que acaba o desenvolvedor a perder um enorme tempo arrumando tudo ( ok, da para aceitar o que o JBuilder faz, mas codigo sujo nao eh exatamente o que desejamos para nossos projetos ).

Ferramentas como o Forte/Sun ONE Studio ( e consequentemente o Netbeans ) seguem o mesmo modelo, porem sao extremamente pesados, sendo que somente o Netbeans eh free, nao chegando aos pes das vantagens - e leveza - do Eclipse.

Note que, apesar de grande parte do pessoal aqui gostar muito do Eclipse, isso nao significa que voce precise usar somente porque todo mundo diz que eh para usar ou que eh melhor. Use a ferramenta com a qual se sentir melhor e mais produtivo, seja ela qual for.

Eu, pessoalmente, nao me sinto tao desconfortavel ao editar interfaces graficas externamente. Porem, um plugin que fizesse isso integrado realmente seria melhor.

Rafael

E

temos que pensar que se a prioridade é produtividade uma ferramenta como o JBuilder é muito vantajosa, mas quando olhamos para a qualidade de código, economia de memória, performance etc… usar o Eclipse ainda é a melhor saída. Reflita sobre a sua real necessidade e escolha a ferramenta mais adequada para cada situação.

anjomal

Eu venho da Programação C/C++ e estou iniciando em JAVA, ja estou dando meus pulos graças a galera aqui do GUJ que ta me dando uma força em relação as dificuldades que tenho de desaprender algumas coisas mais ta tudo legal !!! Vamos, eu não me sinto bem com ferramentas RAD digo ja usei muitoas Visual C++, C++ Builder etc … elas ter dão a impressão que vc não tem o Projeto na mão, gera uma porcariada de código que quando vc quer implementar alguma coisa sua, vc ta ferrado pq o codigo bagunçado e muitas vezes desnecessario pelo menios em IDE’s C++ a ferramenta custuma gerar ums codigo nada haver que so faz sua aplicação ficar grande, eu sou um criador nato gosto de liberdade na criação de meus sistemas, faço parte do grupo de desenvolvedores KDE e na minha opinião, não tenho nenhum problema de produtividade com o hardcode, pelo contrario prefiro, posi quando há um erro seu onde está quando e gerado codigo automatico como vc vai saber ? Amo o LINUX e estou começando a gostar do JAVA mandei ate fazer uma camisa pra mim e estou esperando o GUJ leberar o oficial hehehe !!! mais não sou fanatico, sou realista com o mercado tanto que estou usando JAVA pq C++ tem um problema quanto ao desenvolvimento de GUI’s multiplataforma, senão tinha ficado no LINUX com C++.
Agora cada um tem sua filosofia de trabalho e olha as coisas por de terminado anglo, minha opinião e que as RAD abitolam o programador deixando ele com preguiça de digitar código saindo da filosofia da programação, tenho 21 anos programo desde 14, e sou apaixonado pela programação gosot de controle dos meus codigos, fazer minhas ferramentas compartilhar elas com a comunidade. isso e so um desabafo gostei muito do eclipse que ate procurei um pra editar codigo C++, pq ele tem coisas que nem o KDeveloper tem.

Mais fica aqui o meu parecer.
Desculpe se eu falei besteria e apenas minha opinião nada mais !!!

A TODOS UM FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO !!!
Valew Familia GUJ !!!

E

concordo com a sua opinião, pois também adoro controlar o código. Fazer uma rotina pensando no gerenciamento de memória, na forma mais prática e otimizada de construí-la e várias outras coisas que só quem gosta da verdadeira programação sabe do que estamos falando.
Hoje esbarramos num mercado que quer cronogramas apertados e isso implica muitas vezes em códigos gerados com pressa, aquele que o programador faz, testa e se o programa está fazendo o foi planejado passa para a próxima etapa. O resultado é um programa que realmente faz o que foi projetado mas poderia ter um código mais limpo, mais controlado, mais rápido, que consuma menos memória, que seja fácil de dar manutenção, que seja reutilizável etc. É como analisar, projetar e fabricar um novo modelo de uma Ferrari em apenas uma semana. O resultado seria visualmente (camada de apresentação) maravilhoso mas com o tempo (ciclo de vida) as peças gastariam prematuramente, a manutenção seria quase impossível por falta de documentação e pela confusão com que os componentes foram instalados, a bateria acabava a cada mês pois os componentes não gerenciam a economia de energia, para instalar um acessório seria um Deus no acuda porque os componentes não são reutilizáveis e flexíveis. No final das contas o termo “time is money!!” afundaria pois os clientes preferiam comprar um carro mil bem projetado, de manutenção barata e que poderiam se instalar acessórios facilmente, transformando o mil em um bólido dos seus sonhos.
Essa analogia explica um pouco o que penso sobre programar!

anjomal

Legal cara, sua posição e a mesma minha, eu gosto de programar mais muitas vezes os cronogramas fazem com que vc faça coisas quer vc sabe que não esta 100% certo, e depois vem o analista de sistema te encher o saco por determinada parte do software não esta funcionando corretamente :twisted: .

Mais e issoa ai !!!
Valew
t+
:wink:

Criado 23 de dezembro de 2002
Ultima resposta 26 de dez. de 2002
Respostas 5
Participantes 4