Eclipse + iReport + Mysql + JDBC(Resolvido)

9 respostas
MisaelJavaPJ

Boa tarde turma FPJ

Estou no intento de fazer um projeto utilizando Eclipse + iReport + Mysql + JDBC do MYSQL.
O que preciso saber por enquanto é como utilizar o Connection/J do MySql para conectar uma base gerada pelo MySql e usar no Eclipse com o iReport integrado, pois acabo de efetuar o download deste JDBC nas versões 3.1 4.0 e 5.1 do Connectio/J, apenas para sanar previamente qualquer problema de incompatibilidade que possa ter.
Alguém teria alguma idéia? Ou já trabalhou deste modo assim?

Abraços

PS: vou atrás de um tutorial, mas se alguém tiver um não deixe de me postar aqui!!!

9 Respostas

MisaelJavaPJ

Boa tarde

A parte de conexão do JDBC do iReport já resolvi, ou seja, consegui puxar os dados de um banco feito em MySql e joga-los no relatório do iReport, tenho duas dúvidas:

1 - Em um relatório normal sempre faz se uso de filtros para que se possa buscar dados mais precisos, gostaria de saber se alguém que já usou o iReport poderia me informar como proceder no iReport, ou seja já existe alguma ferramenta pronta para essa filtragem ou esse filtro deve ser programado na aplicação Java?

2 - Como linkar o relatório em um projeto java, gerido no Eclipse?

MisaelJavaPJ

Questões:

1 - (Em aberto)

2 - Resolvido!!!

Abraços

C

O que você chama de filtros? Buscar dados no banco de dados ou em outro tipo de base filtrada com informações?

Se for isso, você tem duas opções: colocar a sua consulta diretamente no iReport ou no seu código Java.

Eu prefiro a segunda.

MisaelJavaPJ

Carneiro:
MisaelJava:

1 - Em um relatório normal sempre faz se uso de filtros para que se possa buscar dados mais precisos, gostaria de saber se alguém que já usou o iReport poderia me informar como proceder no iReport, ou seja já existe alguma ferramenta pronta para essa filtragem ou esse filtro deve ser programado na aplicação Java?

O que você chama de filtros? Buscar dados no banco de dados ou em outro tipo de base filtrada com informações?

Se for isso, você tem duas opções: colocar a sua consulta diretamente no iReport ou no seu código Java.

Eu prefiro a segunda.

Oi Carneiro

O filtro que menciono é o seguinte, suponha que eu quero ver o meu livro caixa, mas quero filtrar a consulta, ou seja por data e por filial, ai neste caso o filtro (formulário) deveria ter esses dois campos com querys filtrando os dados antes que se clicasse em um botão para chamar o relatório, o que preciso saber é se no iReport eu posso montar um formulário de filtragem para um relatório qualquer, ou se devo programar na aplicação java, no caso antes de chamar o JasperViewer. Sei que é possível programar diretamente na aplicação um formulário, mas queria uma opinião de quem tem experiência nisso.

Grande abraço :wink:

C

Você tem que obter essas informações da sua aplicação e passar ou para o iReport ou para seu código na camada de negócios.

MisaelJavaPJ

Opá

Então neste caso, o formulário deve partir da aplicação java, onde as textfields recebem os dados de filtragem, e um button aplica as instruções select no banco e chama o JasperViwer.
É isso! Pensava que teria algum modo de produzir isso no iReport.

Valeu Carneiro, agora é produzir o formulário de filtragem.

Grande abraço

Kleber-rr

MisaelJavaPJ:
Questões:

1 - (Em aberto)

2 - Resolvido!!!

Abraços

Amigão, quando vc resolver uma dúvida, favor postar a solução.

Valeu.

J

MisaelJavaPJ:
Questões:

1 - (Em aberto)

2 - Resolvido!!!

Abraços

aew amigo posta sua resolucao do problema
eu to com duvida no mesmo problema

brigado falow

MisaelJavaPJ

JOCIMA e Kleber-rr

Bah faz tempo que eu não postava nada nessa conta (até por que era do PJ). beleza galera vocês tem razão, estou postando a respota de como chamar seu relatório a partir de uma aplicação Java:

No meu caso eu fiz com o relatórioc fosse chamado diretamente de um Item de menu, mas tranquilo:
/*
	 * Método para chamar o relatório de cliente/fornecedor 
	 */
	public void CallReport() {
		jmenuItemRepCadCliForn.addActionListener(new ActionListener() {
			public void actionPerformed(ActionEvent e) {
				try{
					@SuppressWarnings("rawtypes")
					HashMap map = new HashMap();
					String FileJasper = "C:\\Jerp\\Reports\\Rep0001.jasper";
					JasperPrint jpReport = JasperFillManager.fillReport(FileJasper, map, JERPDBconnector.JERPconnector());
					JasperViewer.viewReport(jpReport, false);
				}catch(Exception errorOpenFile) {
					JOptionPane.showMessageDialog(null,"Não foi possível exibir o relatório!"
							+ '\n' + "Verifique se o arquivo .jasper"
							+ '\n' + "encontra-se no diretório:"
							+ '\n' + "<drive> : \\Jerp\\Reports\\Rep0001.jasper!","JERP - Atenção!",JOptionPane.ERROR_MESSAGE);
				}
			}
		});
	}

Beleza galera? Seguinte, essa é uma forma que encotrei pra chamar o report, na época não fiz filtros. Se alguém conseguir fazer com filtros beleza posta ai, mas tem que lembar que deve primeiro fazer o filtro no próprio relatório (criar parâmetros de relatório para tal)

Flw galera abração

Criado 2 de julho de 2008
Ultima resposta 14 de dez. de 2010
Respostas 9
Participantes 4