Eclipse .JAR e CLASSPATH

8 respostas
D

Seguinte, criei um aplicacao swing e esta aplicaçao usa alguns JARs externos (como o driver jdbc do mysql e o componente FormLayout do JGoodies). Bom, qdno rodo ele no eclipse, roda direitinho, a estrutura de diretorios ta assim:
darkseid
±-----agenda
| ±------ todos os .class e .java
±----- common
| ±----- alguns .class e .java comuns a varias aplicacoes
±----- images
| ±----- todas as figuras usadas
±----- forms-1.0.4.jar
±----- mysql-driver.jar

Agora qndo eu exporto prum jar (usando o export do eclipse mesmo) ele cria um jar, funciona blza, mas qndo eu levo pra outra maquina, ele naum acho os .jar, dai eu tenho q descompactar o meu aplicativo.jar, e chama-lo usando o CLASSPATH (antes, preciso inserir o forms.jar e mysql.jar no classpath) para assim funcionar direitinho… tem alguma maneira de utilizar o classpath dentro do .jar do meu aplicativo?! Como q vcs solucionam este tipo de problema!!!

8 Respostas

J

Oi

darkseid, tu pode fazer manualmente, descompacta os JAR do MySQL e do JGoodies e quanto exportar o JAR da tua aplicação, eles vao dentro tb, como se tb fossem a propria aplicação…

Outra opção, usar o ANT para fazer isso ou então o Maven, é mais simples e muito mais rápido.

Outra opção, usar um BAT ou SH pra rodar o JAR, assim tu faz que nem o Tomcat e afins, cria um BAT ou SH de setenv, que acerta CLASSHPATh, PATH e etc…

T+

D

Ae JEve, de qq forma eu tenho q acertar o CLASSPATH?!!? tem como fazer, por exemplo:

java -jar -classpath %CLASSPATH%; arquivo.jar

assim da certo?!?!

J

Oi

Dark, da certo assim tb…

T+

M

Olá Pessoal!

Este problema também pode ser resolvido modificando o arquivo manifest.mf, que está compactado no arquivo JAR. Para tanto, basta acrescentar uma linha com o Class-Path. Por exemplo:

Manifest-Version: 1.0
Class-Path: lib/forms-1.0.4.jar lib/looks-1.2.2.jar
Sealed: true
Main-Class: tela.TelaMenu

Lembrando que cada biblioteca jar deve ser separada por um espaço em branco.

Abraços!

M

Olá Pessoal!

Este problema também pode ser resolvido modificando o arquivo manifest.mf, que está compactado no arquivo JAR. Para tanto, basta acrescentar uma linha com o Class-Path. Por exemplo:

Abraços!

M

Olá Pessoal!

Abraços!

M

Olá Pessoal!

Abraços!

D

nossa Maycon, q vontade de responder heim! Hauhauah
viu, soh uma duvida nessa sua solucao q curti bastante… se o meu forms-1.0.4.jar estiver no diretorio raiz da aplicacao eu ponho q caminho?!

Criado 9 de agosto de 2004
Ultima resposta 11 de ago. de 2004
Respostas 8
Participantes 3