Fiz uma experiência interessante aqui!
Como estou desenvolvendo umas paradas em Java com o Eclipse quis testar se tinha como ter um workspace do Eclipse único para dois SO diferentes instalados no meu micro.
Tenho o Win2k3 e o Ubuntu 6 instalados. Formatei meu micro a umas duas semanas atrás pra tentar colocar o Solaris 10, infeliz, aí peguei o Ubuntu 6.06, bem melhor, coloquei o Win2k3 e o Ubuntu em partições separadas e deixei uma maior Fat32 pra compartilhar, não NTFS pq no Linux não daria pra escrever nada nela, NTFS readonly no Linux pra quem não sabe!
Descompactei o Eclipse 3.1 na unidade Fat32 junto com o Tomcat 5.5
coloquei o Java5 SE RE no Windows e no Linux.
Rodei o Eclipse direitinho com atalhos java -jar startup.jar, idem para o Tomcat.
Até aí lindo! Lets go to work!!! No Linux é claro… bem mais estável e rápido .
Aí começaram os problemas práticos, não conseguia fazer meu workspace do Windows funcionar direito no Linux, fucei, fucei muito, e descobri que no Linux as partições FAT32 todos os arquivos e diretórios ficam em lowercase,
ou seja fudeu geral!
Java = Case-Sensitive!!!
Plugins do Eclipse não eram encontrados, path da aplicação… começando pelo WEB-INF/classes pelo auto-compilador do Eclipse, além do mapeamento das classes pelo Tomcat.
Fudeu tudo, chorei, acabou o sonho!
Um worklocation no Windows e outro no Linux concluí…
Azar, ainda assim fico no linux, com o worklocation na partição ext3
redondo!
Nem tanto! Tive que mover tb o Eclipse e o Tomcat pra Ext3.
Blz mesmo assim pensei: “Dá nada continuo no LinuuuuuuXXXX!”
Bom vamos editar uma página JSP no NVU que é tão bom quanto o Dreamweaver.
Sonho meu! Ao tentar abrir ele me diz que o arquivo não é um HTML válido! WTF???
Aí me deu uma dor nos corno, puta que pariu que sofrimento, fui atrás de plugins, ele tem um sistema igual o do Firefox bala, esperança minha encontrei!!! Para editar PHP, ASP e JSP.
Huhuuuu, baixei rodei, com algum sofrimento pois deu uns probleminhas pra instalar as extensões pois eu não estava como root, nada d+, mas que vai minando a paciencia.
Aí blz consegui botar a porra do plugin, quando abro o .jsp adivinha!?
O maldito plugin converteu todas as tags <% para <?php
e %> para ?> sozinho sem eu mandar!
Aí pensei opa, será que é alguma config do plugin? Fui nas configs só tinha um atalho pro site do desenv do plugin.
Li a desc. do plugin, "pq bla bla bla sei lá mais o que", o cara fala que na real ele só abre os JSP e ASP, mas que tem bug e só em futuras versões vai suportar JSP e ASP bem, que nessa versão era só PHP.
Deu vontade de matar o cara, pra que botar na desc. do plugin que edita ASP e JSP se tem uma porcaria, que não dá pra desabilita, que muda as tags sem o cara mandar!!!
Aí eu mandei pra longe e voltei pro Windows só por causa da porcaria necessária do Dreamweaver!
Resumindo alguém conhece um bom plugin para edição de JSP no NVU,
ou um plugin visual pro Eclipse para edição e visualização de HTML.
Meu Eclipse tá uma beleza, mas só no código é complicado de desenvolver websites e sistemas mas bacaninhas visualmente.
Eu vi que o MyEclipse tem um editor visual, mas é pago, azar…