Boa noite.
Sou usuário Linux/Ubunto 32 bits.
Gostaria de um ajuda no editor eclipse. Baixei através do apt-get e fiz sua instalação corretamente. Funcionou perfeitamente e desenvolvi aplicativos, mas depois que fui em Help >> Updates e fiz a atualização para dois pacotes que ele retornou, o Eclipse simplesmente ficou maluco, não reconhece mais o Java(é o que eu suspeito), não abre mais o editor, quando vou criar um projeto ou uma classe com o botão direito do mouse ele não apresenta nenha classe java, somente apresenta PROJETO e FILE, mas gerais sem mensionar nada de java. Então fui ver a versão java instalada e no menu Window > Preferences não está mencionado NADA de java tb,por isso minha suspeita.
Bom o que eu fiz: 1. Tentei reverter as atualizações feitas. Não deu certo; 2. Reintalar o eclipse, não funcionou; 3. Reintalar o jdk, não deu certo;
Bom espero que alguém me de uma ajuda nessa questão!
Muito obrigado.
Olá, Boa Noite.
Eu também uso o Eclipse no Ubuntu(32bits).
Então, esse eclipse que você instala usando o apt-get é uma versão bem compacta, mas bem mesmo (já testei). No site do Eclipse, baixe a versão Java EE pra Linux(32bits) e descompacte o arquivo na área de trabalho, por exemplo. Use o ‘executável’ que está na pasta descompactada.
Outro detalhe: dê permissão de leitura e escrita nesta pasta.
Utilize essa versão, que é mais completa e até agora não deu erro quanto a versões do Java, e esses informados.
Link: http://www.eclipse.org/downloads/download.php?file=/technology/epp/downloads/release/indigo/SR2/eclipse-jee-indigo-SR2-linux-gtk.tar.gz
Vlw, até+.
Bom dia Gilmar.
Obrigado pela ajuda, mas infelizmente o Eclipse ainda não consegue reconhecer classes e outras funções do java. Dei permissão pra pasta do eclipse e tb não funcionou.
A baixo colo um PS da minha tela do eclipse. Dá para notar que ele não habilita o botão finalizar para criar a classe e os arquivos no project explorer tb está em um formato errado. Outra questão quando abro o eclipse ele apresenta Eclipse no nome da janela, que fica no topo. Não me lembro se era assim antes desse problema.
De qualquer forma
Então, vejo na P.S., que no projeto que você criou, não foi definido versão do java, nem como projeto java, acho que lá você só criou uma pasta.
Crie um novo JAVA PROJECT, em File -> new -> Other e na janela que abrirá seleciona JAVA PROJECT e click em next. Dê um nome ao projeto, verifique a versão do java(1.6 ou 1.7) e FINISH.
Feito isso, click com o botão direito do mouse na pasta [color=darkred]src[/color] e crie um pacote. Dê um nome ao pacote e FINISH.
Agora, cria uma nova classe dentro desse pacote que acabou de criar. coloquei um anexo .zip com 5 P.S. pra auxiliar.
Creio que isto resolva seu problema, jah aconteceu comigo quando comecei a mecher no eclipse.
Classes devem ser criadas dentro de um [color=darkred]package[/color]. E os pacotes em um projeto java, na pasta src.
Vlw, até +.
Gilma, obrigado. A questão do JRE funcionou, troquei o JRE do openjdk pelo da oracle e funciou.
Mas agora estou com uma questão de aparência no navigator, olha o PS que tirei. Ele está um tanto quanto estranho, alguma dica?
Abraço e obrigado.
Creio que seja só trocar a PERSPECTIVE pra Java, que ele já vai abrir o Package Explorer (Acho que é isso que está ‘estranho’).
Abrir a perspective JAVA, vai no menu “Window -> Open Perspective -> Other” e seleciona a opção JAVA
Senão, é só ir em “Navigate -> Show In -> Package Explorer”.
Aquele que você vê é pra navegar nas pastas do projeto, como se fossem meros arquivos ou pastas.
Dá uma olhada na imagem em anexo, pra ver se é isso mesmo.
Vlw, até+.
Bah não acredito que era simples assim! haha
Obrigado Gilmar!
Grande abraço.
[quote=FredericoButzke]Bah não acredito que era simples assim! haha
Obrigado Gilmar!
Grande abraço.[/quote]
Vlw, fico muito contente em poder ajudá-lo.