Eclipse/Netbeans e o problema do : System.console(); [Resolvido]

Olá javaFighters,

Que o tal do : System.console(); , não rola no eclipse, nem no netbeans, isso já sei, já testei e já até pesquisei os motivos, porém não entendi tão bem quanto gostaria.

Alguém ai que compreende as nuances do eclipse/netbeans, saberia me explicar o porque deste bug?

Agradeço desde já.

Se você observar bem, esse é o único método para se trabalhar com Console na classe System. Não há um método para mudá-lo (um setConsole, por exemplo). Isso por questões de segurança, inclusive.

Por isso as IDEs não conseguem ajustá-lo para que a área de saída/entrada de dados funcione como console.
Quem cuida diretamente disso é a JVM (mais especificamente através do método sun.misc.SharedSecrets.getJavaIOAccess().console).

No caso do System.in, System.err e System.out há métodos “set” para que estes possam ser definidos pela IDE.

Aaaaaaaaa, saquei! Muito bem explicado ahsuahs, era exatamente a explicação que eu queria, código mostrando a limitação!!

Valeu mesmo marcobiscaro2112 !!