Eclipse: Otima demonstração na web

24 respostas
Marcelao

Falar do Eclipse aqui no GUJ já virou pregação para convertidos :smiley:
Mas vale a pena conferir os sites abaixo, não só porque o autor destaca as qualidades da ferramenta comparando-a com o Visual Studio .Net, mas porque tb serve para quem quer conhecer os recursos do Eclipse - e comparar com outras IDEs Java.
Só um aviso: requer Flash.
O principal : http://www.geocities.com/ceperez/EclipseMainRouter.html
As demonstrações vc vê mais facilmente aqui: http://www.angelfire.com/droid/ceperez/EclipseTopView.htm

E eu, aqui na empresa em que trabalho, tentando converter alguns pagãos… :shock:

24 Respostas

Paulo_Silveira

OTIMOS links
vou colocar esse topico como STICKY, para o pessoal comentar

fsamir

Animal!

Pena que o site estourou a banda diária. Não deu pra ver todos os viewlets.

richardpeder

Pessoal:

Com certeza nao se fala a toa do Eclipse, começei a ter contato com ele a pouco tempo, mas tudo o que vc quer fazer com a linguagem java eh possivel com ele…além dos plug-ins que vc baixa na net que sao animais…vcs devem fazer o download da ferramenta e baixar tb os plug-ins pq sao bons mesmos…recomendo!!! :smiley:

Ate mais…

Edu

Quais os melhores plugins para o eclipse, e outra dá para trabalhar com ejb com ele por exemplo?

E

Sempre ouvi falar que IDEs geram código ruim e ilegível e que possuem algumas limitações, por isso até agora utilizo o Bloco de Notas. Gostaria de saber se o código gerado pelo Eclipse é boa qualidade e legível.

urubatan

o eclipse não gera codigo, ele é uma IDE não RAD, é rad que gera codigo :slight_smile:

Bruno_Cardoso

Bem, depois de tanto entusiasmo acerca de IDEs para Java resolvi também dar o meu contributo.

Eu sempre usei IDEs simples, já há algum tempo que uso o JCreator (www.jcreator.com) e sempre deu para fazer o que eu queria até que há pouco tempo tive que procurar por um melhor visto que comecei a trabalhar com JSPs e o JCreator não é lá muito bom para isso.

Na minha procura por um IDE que servisse para o que eu queria encontrei o GEL (www.gexperts.com), este sim já permite trabalhar com JSPs mas mesmo assim tem alguns problemazinhas.

Depois de tanto falar do Eclipse acho que também o vou experimentar, ainda tenho algumas dúvidas se o Eclipse será grátis e se dá para trabalhar com JAVA e JSP mas acho que vou acabar por descubrir isso.

Fiquem bem!

Alexandre

O Eclipse possui um monte de plugins, e é possivel trabalhar sim com EJB, para ter acesso à lista de plugins do Eclipse, vc pode visitar o site www.sourceforge.net ou http://eclipse-plugins.2y.net/eclipse/index.jsp

Mas recomendo alguns:
-Edição de páginas JSP: Lomboz
-Edição de XML: X-Men( agora reconhecendo DTD’s )
-Manipulação de Banco de Dados: JFaceDbc
-Ant: AntView
tem um tb, bem legal pra vc trabalhar com diagramas UML, chamado OMONDO

esses são os mais comuns, ok?

[]'s
Alexandre Martins.

own_prison

De tanto ouvir falar do Eclipse… resolvi pegar… to tendo alguns probleminhas… mais já to resolvendo… to achando meio dificil pq… eu aprendi a programar em java usando bloco de notas… mais aos poucos to aprendendo… já… consegui fazer um programinha pra controlar algumas datas…

Rafael_Steil

No inicio eh assim mesmo, a gente fica meio perdido, mas com o tempo vc vai se acostumar bem!!

Rafael

own_prison

Eclipse… muito bom… um dia usando ele e dá pra notar a produtividade… é muito fácil… rápido… gostei mesmo…naum é a toa q a galera fala bem dele…

Bruno_Cardoso

Ok, finalmente decidi experimentar o Eclipse, depois de ter visto aquelas “viewlets” em flash fiquei bastante impressionado com o eclipse mas tenho que admitir que estou um bocado perdido por não ser nada parecido com o que eu estava habituado a trabalhar…

Vou lançar duas duvidas rapidas…

• Tenho que criar sempre um projecto? mesmo quando quero apenas criar uma class simples só para experimentar algo?
  • Esta pergunta chega a ser ridicula mas a verdade é q eu ainda não encontrei o botão para compilar o projecto/ficheiro :lol:

Bem, vou ter que ao site do eclipse ler mais sobre ele, pode ser q entretanto descubra as respostas às minhas questões. Acima de tudo o Eclipse parece ser mesmo THE IDE :wink:

PEACE

Rafael_Steil

Sim, vc sempre vai precisar criar um projeto. Abaixo esta uma mensagem que postei numa lista de discussao, acho que pode te ajudar:

O Eclipse eh uma IDE muito completa, com varios recursos. No inicio ele
realmente parece complicado ate demais, mas com o tempo voce se adapta a ele.
Fazer um projeto eh simples, porem antes ha alguns pequenos conceitos:

-> O Eclipse nao tem botao para compilar. A compilacao eh feita no momento em que voce
salva o programa.

-> Ele trabalha com “Projetos”, ou seja, sempre que voce quiser fazer um programa, eh
necessario criar um projeto antes.

-> Ele nao usa o CLASSPATH da tua maquina. Caso o teu programa utilize alguma lib (jar)
externa, eh necessario adicionar ela via propriedades do projeto.

-> Para acessar o help dele, que eh bem completo, basta ir no Menu “Help” e depois
escolher “Welcome” ou “Help Contents”.

-> Varias configuracoes podem ser feitas acessando o menu “Window” e depos “Preferences”

Bom, para criar um projeto, faca assim:

Clique no menu File->New->Project . Ira abrir uma janelinha. No painel da esquerda escolha
“Java” e no da direita “Java Project”. Clique em “Next”. Na proxima tela, em “Project name”,
coloque o nome do teu projeto. Este eh apenas um nome para identifcar ele. Clique em “Next”.
Na proxima tela voce pode definir algumas configuracoes adicionais para o projeto, como
adcionar arquivos jar externos ( note que eh possivel voltar a esta tela clicando com o
botao direito no mouse no nome do projeto e ir na opcao “Properties” ). Para adicionar jars
escolha a aba “Libraries” e clique no botao “Add External JARs”. Clique em Finish.

O seu projeto foi criado. Agora, para criar uma nova classe, va no menu File->New->Class.
Na tela que abrir, em “Name”, digite o nome da classe que voce quer criar. Note que ha
varias outras opcoes na tela, mas somente o nome da classe eh obrigatorio. Clique em
“Finish”. Agora voce pode digitar o teu programa normalmente. Note que a medida que voce
vai programando, o Eclipse ja vai dizendo se tem alguma dependencia ou se alguma coisa
esta errada. Lembrando que para compilar basta salvar o programa.

Para ver o seu programa em funcionamento, va no menu “Run->Run…”. Na tela que abrir,
clique em “Java Application” no painel da esquerda e depois no botao “New”. Na tela
que aparecer, em “Project”, digite o nome do teu projeto ( ou clique em “Browse” e
selecione ), e em “Main Class” informe o nome do arquivo principal da aplicacao ( o que
contem o “public static void main()”. Clique em “Apply” e depois “Run”.

Note que esta parte somente precisa ser feita uma unica vez, necessaria para configurar
o programa para rodar. Nas proximas vezes, basta ir no menu Run->Run Last Launched

Eh isso. Caso queira criar interfaces, classes, pacotes etc, basta ir em File->New e
escolhe la.

Rafael

Bruno_Cardoso

Nice! :slight_smile: Obrigado pela explicação. Está tudo mto mais claro agoar. Vou comecar a partir de hoje a trabalhar com o Eclipse para me habituar.

PEACE!

A

Eh é isto mesmo, Rafael. Nesta sua explicação clareou muita coisa.

Repare que os pontos que você tocou explicou melhor que o help do Eclipse. Para quem conhece bem o Eclipse pode parecer bobagem, mas para quem está começando nele e na Java, como eu também, estas dificuldades são verdadeiras pedreiras.

Eu estava usando NotePadAPP, muito bom. Compilando e executando no DOS diversas .class de estudo. Ví os comentários sobre o Eclipse e tentei nele. Consegui codar, compilar e rodar, e de uma penada consegui entender mais a montagem de um “executavel” que é o projeto, né?
Bom, nesse caso pode importar para o projeto tudo aquilo que eh necessário para fechar o aplicativo? é?

Sem querer abusar. Mas, abusando, que tal um tutorial? É na IDE onde tudo acontece.

Sinceramente, se pudesse ajudar nisso, ajudaria. Talvez, enviando uma lista de tropeços, mesmo os que já ultrapassei para roteiro? A seu critério.

Abraços, :slight_smile:
Alfredo

Bruno_Cardoso

Boas,

Ok, eu percebi como se adicionam librarias *.jar ao nosso projecto mas como faço para adicionar um directorio ao classpath do projecto?

PEACE!

A

Não sei se entendí, bem. :?

Mas, os projetos gerados no Eclipse, até onde pude ver, ficam num subdiretório workspace. Voce deve importar para dentro do seu projeto todos os arquivos e talvez até pastas (diretórios com subdiretórios) inteiras para referenciar. Imagens, sons etc.

Creio, porque sei quase nada sobre isso, que é mais interessante você considerar a pasta workspace como único lugar para guardar tudo dentro de cada projeto.

Acho que não deve utilizar outro diretório fora do Eclipse para guardar seus projetos. Algumas coisas pode deixar em diretórios fora, e importar para dentro do projeto quando necessitar. Deve ser por aí.

Desculpe se compliquei ainda mais nossas cabeças. :smiley: :lol:

Abraços,
Alfredo

V

“Rafael Steil”:
Sim, vc sempre vai precisar criar um projeto. Abaixo esta uma mensagem que postei numa lista de discussao, acho que pode te ajudar:

O Eclipse eh uma IDE muito completa, com varios recursos. No inicio ele
realmente parece complicado ate demais, mas com o tempo voce se adapta a ele.
Fazer um projeto eh simples, porem antes ha alguns pequenos conceitos:

-> O Eclipse nao tem botao para compilar. A compilacao eh feita no momento em que voce
salva o programa.

-> Ele trabalha com “Projetos”, ou seja, sempre que voce quiser fazer um programa, eh
necessario criar um projeto antes.

-> Ele nao usa o CLASSPATH da tua maquina. Caso o teu programa utilize alguma lib (jar)
externa, eh necessario adicionar ela via propriedades do projeto.

-> Para acessar o help dele, que eh bem completo, basta ir no Menu “Help” e depois
escolher “Welcome” ou “Help Contents”.

-> Varias configuracoes podem ser feitas acessando o menu “Window” e depos “Preferences”

Bom, para criar um projeto, faca assim:

Clique no menu File->New->Project . Ira abrir uma janelinha. No painel da esquerda escolha
“Java” e no da direita “Java Project”. Clique em “Next”. Na proxima tela, em “Project name”,
coloque o nome do teu projeto. Este eh apenas um nome para identifcar ele. Clique em “Next”.
Na proxima tela voce pode definir algumas configuracoes adicionais para o projeto, como
adcionar arquivos jar externos ( note que eh possivel voltar a esta tela clicando com o
botao direito no mouse no nome do projeto e ir na opcao “Properties” ). Para adicionar jars
escolha a aba “Libraries” e clique no botao “Add External JARs”. Clique em Finish.

O seu projeto foi criado. Agora, para criar uma nova classe, va no menu File->New->Class.
Na tela que abrir, em “Name”, digite o nome da classe que voce quer criar. Note que ha
varias outras opcoes na tela, mas somente o nome da classe eh obrigatorio. Clique em
“Finish”. Agora voce pode digitar o teu programa normalmente. Note que a medida que voce
vai programando, o Eclipse ja vai dizendo se tem alguma dependencia ou se alguma coisa
esta errada. Lembrando que para compilar basta salvar o programa.

Para ver o seu programa em funcionamento, va no menu “Run->Run…”. Na tela que abrir,
clique em “Java Application” no painel da esquerda e depois no botao “New”. Na tela
que aparecer, em “Project”, digite o nome do teu projeto ( ou clique em “Browse” e
selecione ), e em “Main Class” informe o nome do arquivo principal da aplicacao ( o que
contem o “public static void main()”. Clique em “Apply” e depois “Run”.

Note que esta parte somente precisa ser feita uma unica vez, necessaria para configurar
o programa para rodar. Nas proximas vezes, basta ir no menu Run->Run Last Launched

Eh isso. Caso queira criar interfaces, classes, pacotes etc, basta ir em File->New e
escolhe la.

Rafael

Boa tarde!

Instalei o eclipse e ao criar o projeto não apresenta apresenta a opção java, vc poderia me ajudar?

Abraços

Vanderlei

F

Como faço pra instalar o j2sdk no linux? o nome do arquivo que tenho que editar !!! :lol:

Rafael_Steil

“vanderlei”:

Boa tarde!

Instalei o eclipse e ao criar o projeto não apresenta apresenta a opção java, vc poderia me ajudar?

Abraços

Vanderlei

Hm, como assim, nao apresenta?? em algum lugar quem tem estar, nem que seja em outro menu… mas por padrao teria que vir habilitado. De uma procurada melhor, as vezes esta “mais escondido”.

Rfael

Rafael_Steil

Tem um tutorial sobre a instalacao do JDK no Linux. Veja na secao "Tutoriais’ aqui do GUJ.

Rafael

R

Particularmente eu nao gostei muito da aprensentacao nao…
o tal do Viewlet deixa a marca d’agua muito aparente… atrapalha a aprensentacao…

gostei mesmo foi do Eclipse… mas sei la… eu gosto tanto do S1S eheheheh se nao fosse o Bug de debug com o JDK 1.4.1 eu estaria mais feliz… :smiley:

E

tb sou usuario do eclipse, e acho ele 10.

cv1

“Rafael Steil”:
“vanderlei”:

Boa tarde!

Abraços

Vanderlei

Hm, como assim, nao apresenta?? em algum lugar quem tem estar, nem que seja em outro menu… mas por padrao teria que vir habilitado. De uma procurada melhor, as vezes esta “mais escondido”.

Rfael

Olás :slight_smile:

Se você baixou o Eclipse sem a JDE (Java Development Environment), ele não vem com nada além de umas 3 ou 4 perspectivas e não é muito mais legal do que um notepad com explorer embutido… :smiley:

Talvez voce tenha se atrapalhado na hora de fazer o download e escolheu o download do Eclipse “pelado”, sem a JDE. Dê uma olhada na http://www.eclipse.org, na secao de downloads.

Criado 12 de dezembro de 2002
Ultima resposta 15 de abr. de 2003
Respostas 24
Participantes 17