Aqui no meu trabalho, estamos procurando uma ferramenta que desenhe processos em BPMN e que tenha infraestrutura de backend para ler o BPEL e fazer toda a orquestração das tecnologias como webservices, mensagens ou mesmo códigos java. Só que nós precisamos que essa solução seja OPENSOURCE e GRATUÍTA.
Nessa linha, até o momento, identifiquei somente a Intalio e o jboss.
O TIBCO, apesar de ter essa ferramenta para trabalhar com formulários, consumir webservices e também ter o desenhador BPMN, que é melhor do que do Intalio, tudo gratuíto e open source, tem “problema”: toda a infra estrutura de orquestração para trabalhar com bpel é proprietária e tem que pagar, o que prá nós aqui é inviável.
Posto que o desenhador do jboss ainda está imaturo, e o do intalio (que também plugin do eclipse) está jóia, pra mim, a ferramenta eleita é a Intalio mesmo.
Eu acho que a escolha depende bastante do que se quer fazer com as ferramentas, mas acho bom pensar que pode haver a necessidade de utilizar outras partes/módulos do solução escolhida. Por isso acho salutar pensar nisso também, ainda que não seja uma necessidade a curto prazo.
Essa é minha análise, mas gostaria de “ouvir” as opiniões.
Não sei se estou fora do tópico, mas só quiz fazer uma comparação do Intalio com o TIBCO.