Eclipse -Uma versão mais compacta

Olá senhores,

É meu primeiro post aqui, então me desculpem por alguma possível falha :oops:

Seguinte,

Sou usuário do Visual Studio e desenvolvo em C#.
Estou estudando um pouco de Java (J2EE) e consequentemente trabalhando com o Eclipse.

Porém achei a ferramenta ultra pesadona. Mais sei que seu peso é proporcional a sua capacidade.
De qualquer forma, gostaria de saber se existe uma versão que seja do tipo “express”. Mais leve, com foco pra quem trabalha com aplicações web relativamentes pequenas. Ex.: Comercios eletrônicos pequenos, sites com cadastros comuns, etc…

Existe?

Obrigado

cara, eu acredito que não… mesmo por que não vale a pena perdser as funcionalidades do eclipse =p

aproposito, usa visual studio e acha eclipse pesado o.O?

Olá Filipe,

Então, pelo menos na experiência que tenho na minha máquina, o VS tem uma performance superior.
Mas de qualquer modo, eu prefiro usar o Visual Web Developer Express Edition. Ele atende perfeitamente o que faço, além de não ficar na pirataria.

Vou dando uma pesquisada pra ver se tem algo similar com o Eclipse. Uma versão “express”, mais voltada pra público academico e tals… afinal, estou dando os primeiros passos na coisa… :lol:

[quote=filipechaves]
aproposito, usa visual studio e acha eclipse pesado o.O?[/quote]

Trabalho com .NET/C# e acho que o visual studio eh ok. Muitas coisas sao uma mao da roda, outras sao simplesmente irritantes. Mas eu nao acho o VS pesado, eu rodo as vezes 3 visual studios com projetos diferentes e roda de boa
(tudo bem que o meu laptop do trampo eh um aviao) mas mesmo assim.

Cara acho que vale a pena usar o eclipse pra desenvolver em Java eh uma otima IDE. Sei la, compra mais memoria pro seu pc hehehe :slight_smile:

//Daniel

rsrs… tem razão. Meter a mão no bolso e pronto…rs… é a saída :slight_smile:

Só para ficar um pouco mais claro.

Qual o processador da sua maquina? Quantos de memória?
e finalmente, qual versão do Eclipse você está usando? Está usando algum plugin adicional?

Olá Jair,

Os dados são:

Processador: AMD Athlon™ 64 X2 Dual
Memória: 2G
Eclipse: SDK 3.4

Plugin só baixei um que pelo visto inicia o tomcat e tals… mas não tive sucesso em instalar ainda.

[quote=supercharger]Olá Jair,

Os dados são:

Processador: AMD Athlon™ 64 X2 Dual
Memória: 2G
Eclipse: SDK 3.4

Plugin só baixei um que pelo visto inicia o tomcat e tals… mas não tive sucesso em instalar ainda.[/quote]

Uma excelente máquina (meu note tb tem 2 gb e é dual, mas 32bits intel) e eu não tenho problema algum com a performance do Eclipse. Pelo contrário, sempre que eu uso o Eclipse 3.4 eu fico muito feliz (porque geralmente eu uso o IBM Rational Application Developer que é BEMMM mais pesado).

Agora eu acho que também é questão de costume (eu não conheço a ultima versão do visual studio, portanto não posso compará-los), mas quando eu entrei no mundo Java (em 2003), eu programava em Delphi (IDE super leve) e quando eu vi o Eclipse pela primeira vez, achei ele super pesado. Depois de 5 anos eu já me acostumei :slight_smile:

Estou utilizando muito os recursos visuais. Arrastar e colar controles e coisas do tipo.
Sei que não é o mais recomendado, mas para os primeiros passos acho bom.

Utilizando o Eclipse de forma mais visual a tendência é ter menor eficiência né.
Percebo que é justamente nestas etapas que me deparo com lentidões repentinas.

Bem vindo ao Java, e vai se acostumando porque aplicação nativa quase sempre vai parecer melhor.

Veja se o link ajuda: http://www.thefreecountry.com/programming/javaide.shtml