jPessoal
Estou usando Eclipse Helios.
Faz 30 dias que instalei o Visual Editor 3.5.
Já havia achado estranho ser lento, ruim de posicionar os jButtons e afins.
Ontem sumiu a visualização do jFrame, e sem mensagem de erro.
O Eclipse continua compilando, sem erro e a aplicação roda normal.
Continuo desenvolvendo a interface, mas sem a visualização. Aparece em seu lugar um ícone dos grãos de café identificado como “this”.
Procurei na net, sem muito sucesso.
Por onde devo corrigir isso?
Não encontrei solução para o problema acima. :shock:
Decidi experimentar o EasyEclipse: :twisted:
http://www.easyeclipse.org/site/distributions/index.html
e baixei a versão para Desktop, que vem com o Visual Editor para swing e awt.
De imediato, notei que a IDE é mais leve que a original, não precisei sofrer para instalar o Visual Editor, está funcionando redondinho, e está tão rápido quanto o netbeans para posicionar os botões no lugar certo. 8)
Sem alterar código, apareceu todos os jFrames que havia criado no Eclipse anterior. Comprova que não houve erro no código. 8)
Vamos ver como é trabalhar no EasyEclipse.
Passei pelo mesmo problema neste final de semana. A diferença é que ainda não tinha instalado o VE na máquina de casa e para minha supresa quando fui instalar o plugin do Visual Editor que ficava disponível no site do Eclipse em www.eclipse.org/vep foi descontinuado. Cheguei a testar outros antes que o projeto fosse descontinuado, mas não deu tempo. Os que consegui testar modificavam o código totalmente além de ser um pouco mais complexo a sua utilização. Não consegui me adaptar aos que eu testei. Agora que o VEP foi descontinuado, não sei qual plugin utilizar para não perder o que já fiz. Acho que vou sair perdendo alguma coisa nos códigos com essa modificação. Alguém saberia me dizer se ainda existe a possibilidade de instalar o VEP mesmo estando descontinuado, pelo menos por enquanto até eu migrar para um novo Editor?
shneves
Realmente arquivaram o Visual Editor e está em : http://archive.eclipse.org/tools/archives/ve.tgz
Arquivo de 418MB
Talvez você consiga descompactar e instalar manualmente indicando o arquivo.
Mas esse final de semana andei estudando um pouco mais, fiz umas telinhas swing, e no fim, o VEP ajudou a entender e usar o swing de forma limpa e modular, fazendo uma espécie de getNomeDoComponente if null.
Só que, é irritante fazer a posição e dimensão dos componentes, e acabava fazendo na unha mesmo. Principalmente quando eu tentava colocar 3 JPanel em um JFrame, o VEP coloca por padrão BorderLayout. E então o primeiro JPanel assumia toda a área do JFrame inadvertidamente.
Nessa parte, o Matisse do Netbeans era imbatível. Mas na época não entendia o código gerado.
Agora peguei o jeito, e é bem provável e fazer tela gráfica swing tudo na mão mesmo. Hoje vejo que o Visual Editor VEP não aumenta de forma significativa a minha produtividade.
ah, sobre o problema anunciado no tópico…
Dei um CTRL+C no código, deletei a minha classe visual do projeto, criei uma nova classe visual, com o mesmo nome da anterior, e CTRL+V do código.
Voltou a exibir a área de visualização. Não encontrei código ou algo que indique isso para o Eclipse e o VEP.
Nesse caminho, percebi que de alguma forma estava sendo criado um Jpanel em um lugar e inicializado em outro, não muito correto isso.
Talvez seja esse o motivo de ter sumido a visualização.
Não considero resolvido, porque apenas contornei o problema.
Aqui está a solução para o problema citado no tópico:
“Dica: Quando levar seu projeto para outro computador ou se tiver que instalar o Eclipse novamente e depois importar o projeto pode ser que as classes visuais não abram com Visual Editor, e apenas mostrem a parte do código. Neste caso clique com o botão direito na classe e Open With > Visual Editor.”
Referência:
simples assim
RESOLVIDO