Olá.
Ao ler material relacionado ao Java (tanto aqui no fórum quanto em apostilas) percebi que a IDE dominante é o Eclipse. Por que o Netbeans é deixado de lado?
Olá.
Ao ler material relacionado ao Java (tanto aqui no fórum quanto em apostilas) percebi que a IDE dominante é o Eclipse. Por que o Netbeans é deixado de lado?
Não é que seja deixado de lado. Eu particularmente prefiro o Eclipse porque ele é mais leve e personalizável por conta de seus inumeros plugins que podem ser instalados de acordo com o que o Desenvolvedor precise. Acho o Netbeans um pouco mais pesado. Mas é uma IDE poderosa também. Depende do gosto de cada um.
Abs,
Quem disse que o NetBeans é deixado de lado? O Eclipse é portátil, muita gente o usa por isso.
No inicio sempre utilizava Eclipse, até mesmo pq era o padrão na Faculdade, hoje utilizo o NetBeans, e pra dizer a verdade acho que para desenvolvimento profissional o NetBeans é bem melhor, não que o eclipse seja ruim, até pq algumas vezes ainda uso o Eclipse para coisas mais semples.
Quanto aos plugins, tudo bem que o eclipse ainda tem mais, mas a biblioteca de plugins já ta até bem grandinha.
Uso NetBeans a muito tempo, também ja usei eclipse e posso dizer que ambos são ótimos, mas prefiro o netbeans porque ele ja vem pronto para uso, ja o eclipse tem que ficar instalando plugins, essa é a unica coisa que acho ruim no eclipse.Acho ide uma questão de gosto, não ha muito oque discutir.
Existe uma série de exercicios práticos e rapidos para aprendizado em netbeans?
Utilizo os dois cara, talvez pela portibilidade e desempenho ágil se utiliza mais o eclipse, mas eu particularmente prefiro o NetBeans, apesar de ser um pouco pesado ele já vem acoplado com diversas ferramentas.
Mas ambas são ótimas ferramentas.
Todo mundo detona o Windows, mas ele continua com mais de 90% do mercado :lol: A verdade é que o mercado gosta de eleger tecnologias como padrão, no caso de IDE Java foi o Eclipse. O motivo? Não sei exatamente, provavelmente quando o Eclipse surgiu era a melhor opção do seu tempo(dentre poucas outras ou nenhuma), então o mercado se acostumou a desenvolver plugins para ele, utilizá-lo como plataforma, etc, retroalimentando o conceito coletivo de que seria a solução a ser adotada. Eu particularmente prefiro o Netbeans ou o IntelliJ, mas fazer o que…
O Eclipse tem q colocar um monte de jar´s q pra quem está começando sofre demais devido as dependências dos frameworks já o netbens vem tudo pronto, mas o duro do netbens é ter que instalar ele jah o eclipse é só descompactar e sair usando, o netbeans funciona muito bem o auto-complete (qdo se aperta ctrl+barra_de_espaço) no eclipse inexplicavelmente as vezes para de funcionar e ngm sabe como voltar a funcionar, o debug do eclipse vc consegue colocar condições, no netbeans q eu saiba não, essas são minhas conclusões.
Eu particularmente prefiro o Netbeans por já está tudo ali quando se precisa, por exemplo o editor de GUI Swing já vem embutido, já o eclipse você tem que baixar o plugin(o que não faz ele inferior)!
O NetBeans já vem mais pronto. Já o Eclipse, existe a necessidade de configurar um pouco mais.
Apesar que já existem diversos plugins que está deixando ele mais pronto assim como o NetBeans.
De qualquer forma, pelo menos aqui em SP, na maioria dos projetos vejo a galera usar o Eclipse.
Flws.
Não era, já existia o IntelliJ IDEA naquela época.
[]s
Não era, já existia o IntelliJ IDEA naquela época.
[]s[/quote]
Já existia o IntelliJ mas era pago e fechado…
podem ter muitos motivos… na minha opinião o eclipse ja a anos é a IDE mais popular… o intellij pode até ser uma IDE de alta qualidade mas nunca caiu no gosto do povo… os que eram mais usados talvês por serem os mais famosos ja eram a muito tempo atras o eclipse e o netbeans (talvez por causa das empresas que os fizeram, a forma de divulgação, sei la) como na época o netbeans era ainda mais pesado, mais bugado, tinha menos recursos, la pela quarta versão por exemplo, o eclipse foi bastante adotado… e indicado por isso a quantidade de pessoas com essa IDE ainda persiste… na quinta versão ele melhorou bastante, na sexta melhorou bastante também (mais do que na quinta eu acho), com isso acho que hoje as duas IDEs são bem comparáveis mas o eclipse ainda se mantém mais popular, mesmo considerando que a qualidade de ambos é bem comparável…
a minha opinião é que o eclipse tem alguns atalhos mais fáceis de usar, mas as funcionalidades do netbeans geram mais coisa para você, então eu acho bem uma questão de preferencia mesmo…
hoje eu ainda considero o netbeans pesadão, mas para comparar o eclipse com o netbeans em consideração ao peso, acho que só seria justo se você for colocar ai alguns plugins mantendo os recursos relativos entre eles, no caso WTP e jboss tools, nesse caso considero que a diferença de peso é pouca coisa…
Acho que vai de pessoa para pessoa, ou de empresa.
Eu uso o Eclipse e acredite nunca deixou eu na mão, é uma ótima ferramenta de trabalho.
[quote=FelipeCoelho]Acho que vai de pessoa para pessoa, ou de empresa.
Eu uso o Eclipse e acredite nunca deixou eu na mão, é uma ótima ferramenta de trabalho.
[/quote]
Por favor, não desenterre os tópicos. Leia as regras do fórum primeiro.