Quem usa Eclipse sempre critíca o usuário de NetBeans, quem usa NetBeans defende-o, mas na verdade que é o melhor? E porquê?
Aquele que melhor se adapta ao seu gosto e suas necessidades.
Sua pergunta poderia ser reelaborada assim:
Quem torce para o Corinthians sempre critíca o torcedor do São Paulo, quem torce para o São Paulo defende-o, mas na verdade que é o melhor? E porquê?
Enfim, já fizeram essa pergunta aqui milhões de vezes, e nunca há nenhum tipo de conclusão. Isso depende do gosto e estilo pessoal de cada um.
Isso é minha opinião, baseada nas experiencias que tive com os dois:
-
O grande barato do netbeans é realmente o matisse, em nenhuma outra ferramenta encontrei algo tão pratico quanto o matisse para trabalhar com swing, os conservadores de plantão que me perdoem mas no mundo de hj ainda mais pra freela tempo é dinheiro e em aplicações pequenas…raramente a escalabilidade é uma preocupação, e apesar de gostar muito do swt o matisse é de longe a forma mais rapida de construir pequenos (frise bem nisso), pequenos sistemas swing. Fora isso nao achei ate hj uma vantagem sequer do netbeans sobre o eclipse…sempre mais lento…com menos opções de refactoring, sempre mais buggado…alem de ter um debugador rediculo!
-
O eclipse é de longe a melhor opção pra quem trabalha com web, debugador que é uma joia (um oba ao cara que teve a ideia do Display), resposta praticamente imediata aos comandos…refactoring pra coisas que vc nem imagina precisar, e muitos poucos bugs.
Como eu disse essa foi minha vivencia com os dois…não é a verdade para todos…mas é a minha verdade até então. O netbeans melhorou bastante desde a primeira versão em que trabalhei (3. alguma coisa), mas ainda perco a paciencia com estes detalhes que mensionei, atualmente trabalho com web, entao ja sabe minha resposta
Espero ter ajudado em algo…mas esse é o tipo de pergunta que so vc vivenciando vai saber responder.
Quem gosta de RAD ou que veio do Delphi e Visual Studio geralmente prefere o Netbeans, quem gosta de trabalhar no código tende a preferir o Eclipse que tem disparado o melhor editor de código. Por isso eles não são tão concorrentes quanto o povo pensa. Consulta no histórico do fórum que você vai ver dezenas de tópicos sobre isso com uma variedade imensa de opiniões, flames e ofensas.
Como o colega disse, é igual perguntar qual o melhor time…Todo mundo sabe que é o São Paulo, mas tem gente que é contra :lol: :lol: :lol:
A algum tempo atrás o eclipse era melhor, hoje o Net está um pouco a frente (minha opinião), amanhã quem sabe?
as duas são ferramentas ótimas quando bem entendidas…
o principal é você estar sempre por dentro dos novos plugins e versões…
É questão de opinião…mesma coisa vc perguntar pra um músico se ele prefere Gibson, Fender, Warwick e etc…
Cada um tem suas necessidades e suas preferências.
Valeu
Amigos vou colocar a resposta definitiva.
A melhor IDE vai depender do trabalho.
Oque acontece:
90% das empresas utilizam Eclipse, e não vão mudar.
Agora uma empresa que inicia um novo projeto ou a migração estão preferindo
NetBeans, pois a IDE garante produtividade insuperavel.
Eu mesmo sou consultor NetBeans, mais uso também Eclipse em meus projetos JAVA + FLEX.
O ideal é que o desenvolver rode as 2 IDEs
Mais não fique se prendendo em IDEs, eu vejo as pessoas dizendo
Estou inciando quero aprende Eclipse ou NetBeans
não é isso
voce precisa aprender JAVA frameworks e etc…
quando parender JSF… tanto faz a IDE
ai vc poderia avaliar qual lhe dará mais produtividade., e não qual é a melhor.
Em questões de ide, na minha opinião prefiro o eclipse, por ser bem mais leve. Mas levando em conta desenvolver swing, o netbeans está 10 anos na frente.
o que é melhor linux ou windows?
qual é melhor c++ ou java?
quem é melhor Pelé ou Maradona?
assim como esta todas as perguntas a resposta é: melhor para quem? ou para que…
Filho, não faz uma coisa dessas não, PELO AMOR DE DEUS!!!
Da última vez que alguém fez essa pergunta, a história acabou terminando em conflito armado numa certa região doOriente Médio. Até hoje nego troca míssel por causa disso. srsrrssr
Eu particularmente uso as duas pra brincar. Mas quando quero programar sério, uso um editor de binário pra trabalhar só com 0’s e 1’s. Certa vez, muito inspirado, fiz uma aplicação web inteira só com 1’s. Só a camada de persistência que levou 0’s. Mas também só 0’s.
Cadê um moderador para trancar este troço logo?
Eu prefiro Eclipse. hehehsuhehsuehs
notepad++ ou gedit
Cara… no menu da esquerda tem o botao “Busca”, ele é útil.
Útil pra tu ver que isso gera uma guerra desgracada aqui.
Eu prefiro NetBeans, mas uso Eclipse.
Gosto muito do editor Swing do NetBeans, é muito superior ao Eclipse (que precisa de plugins). Tambem prefiro o debugger do NetBeans.
Eclipse.
Pergunta perigosa, pode acabar em briga
Eu comecei trabalhando com o netbeans, lá nos tempos que o netbeans ainda era um bebê. Era um doce trabalhar com ele. Possuia suporte a JSP, janelas indepenentes (adorava isso) e por aí foi muito bom. Porém o debug era um caos (pelo menos eu nunca me adaptei) e não tinha um auto-import.
Até que surgiu o eclipse. Eu lutei muito a usá-lo e após mexer um pouco nele notei uma produtividade que IDEs como Jdev e Netbeans não tinham: o editor. Ele é simples, basta digitar um pedaço do nome da classe e ele já abre uma lista de classes possíveis, clicando na classe ele já importa e escreve o nome dela no editor, mais um ctrl + space e ele até mesmo sugere o nome da variável, e assim vai. E debug dele… ahh, é show mesmo. O melhor.
O Jdev já possui uma integração melhor se você usar o OAS ou Weblogic. Fazer um EJB 2.1 no Jdev é baba, até criança faz. Mas trabalhar com o editor dele é o fim do mundo.
Após passar um tempo, atualmente o Netbeans já melhorou muito seu editor, possui auto-import e infelizmente perdeu as janelas independentes. Um dos pontos fracos dele era de ser pesado por ser 100% swing. Nesse ponto o Eclipse ganhava, pois era em SWT que é mais leve. Mas isso era, agora noto que o Netbeans está bem avançado nesse ponto. Outro ponto forte dele é trabalhar com o Swing. Creio que não há IDE melhor para fazer swing que o Netbeans.
Enfim… dependendo do que você quer uma ou outra IDE vai ser boa ou ruim. Na empresa uso o Jdev já que usados OAS e ainda tem algumas aplicações em EJB2. Mas aí vai de cada um.
Fala aí morpheus…kkkkkkkk
Kra isto depende, uma pergunta desta pode ate causar briga no forum. Mas vai do seu gosto mesmo, para usuários iniciantes em java e bom o netbeans pq ele ja conhece as telas e é so arrastar e soltar, agora o eclipse ja e para usuários experientes que nao usas estas telas prontas. E tem usuarios experiente que usa o netbeans e utiliza codigo cru.
Bem, o Netbeans é mais amigavel porque é mais facil de usar, alguns plugins ja vem instalado, mas assim quam ja é experiente e mexe com web, prefere o Eclipse, pois ele vc tem mais aproveitamento do código. O Eclipse é leve e por isso esta mais sendo usado por empresas para desencolvimento de aplicações Web, como li em um dos comnents atras, o Netbeans é melhor para aplicações Swing…
Vai do gosto e da necessidade do programador e do Projeto…
Abs.
8)